book_icon

MediaTek traz IA avançada para veículos com novos SoCs automotivos

Os chipsets Dimensity Auto Cockpit integram um sistema ARM v9-A de última geração e computação acelerada por GPU da Nvidia e gráficos Nvidia RTX

MediaTek traz IA avançada para veículos com novos SoCs automotivos

A MediaTek anunciou quatro novos SoCs automotivos (sistemas em um chip) dentro de seu portfólio Dimensity Auto Cockpit, oferecendo experiências poderosas de IA para a próxima geração de veículos inteligentes. Os Dimensity Auto Cockpit CX-1, CY-1, CM-1 e CV-1 da MediaTek virão com suporte para Nvidia Drive OS, permitindo que os fabricantes de automóveis aproveitem a plataforma em uma gama de segmentos, que vai desde veículos premium (CX-1) até veículos de entrada (CV-1).

Dimensity Auto Drive oferece uma plataforma aberta escalável e abrangente alimentada pela Nvidia com soluções de assistência inteligente e condução autônoma

Para suportar capacidades de aprendizado profundo, os chipsets Dimensity Auto Cockpit integram um sistema ARM v9-A de última geração e computação acelerada por GPU da Nvidia e gráficos Nvidia RTX. A plataforma habilitada para IA executa grandes modelos de linguagem (LLMs) no carro, permitindo que os veículos suportem chatbots, entrega de conteúdo rico para múltiplas telas, detecção de alerta do motorista e outras aplicações de segurança e entretenimento baseadas em IA de ponta. Executar aplicações localmente oferece melhor segurança, além de benefícios de velocidade e latência. Para proteger ainda mais os dados do usuário, o Dimensity Auto Cockpit incorpora recursos de segurança baseados em hardware com suporte para os mais recentes padrões de segurança automotiva.

“A IA generativa está transformando a indústria automotiva da mesma forma que revolucionou o mercado móvel com experiências de computação mais personalizadas e intuitivas,” disse Jerry Yu, vice-presidente sênior corporativo e gerente-geral do Grupo de Negócios CCM da MediaTek. “O portfólio Dimensity Auto Cockpit desencadeará uma nova onda de entretenimento potencializado por IA em veículos, e nossa plataforma unificada de hardware e software facilita para os fabricantes de automóveis escalar capacidades de IA em toda a sua linha”, afirmou.

O Dimensity Auto Cockpit leva o entretenimento dentro do veículo para o próximo nível. Ele integra uma GPU Nvidia RTX, que suporta ray tracing para visuais realistas e efeitos de iluminação em jogos, além de upscaling de IA e geração de quadros para ação rápida e fluida. Além disso, os passageiros podem transmitir filmes e outros conteúdos de forma contínua em diversas telas, já que o chipset suporta as mais recentes tecnologias de conectividade e memória. Os consumidores podem até aproveitar recursos avançados de videoconferência, incluindo correção de olhar por IA e aprimoramento de áudio baseado em IA.

“A IA generativa e computação avançada estão remodelando o cenário automotivo,” disse Ali Kani, vice-presidente de Automotivo na Nvidia. “Os novos chipsets Dimensity Auto aproveitam as tecnologias de gráficos e IA da Nvidia, ajudando a oferecer novas experiências de usuário dentro do veículo, capacidades adicionais de segurança e serviços de conectividade aprimorados abrangendo segmentos de veículos.”

Para ajudar a reduzir os custos de produção, os chipsets Dimensity Auto Cockpit CX-1, CY-1, CM-1 e CV-1 são altamente integrados. O ISP HDR multicâmera integrado suporta câmeras frontais, dentro do veículo e visão aérea para uma ampla variedade de aplicações de segurança. Além disso, o DSP de áudio integrado suporta os mais recentes assistentes de voz para que um motorista possa obter informações e controlar seu sistema infotainment sem tirar as mãos do volante.

A família Dimensity Auto da MediaTek oferece um portfólio de produtos completo para a indústria automotiva. Junto com o Dimensity Auto Cockpit, a plataforma inclui o Dimensity Auto Connect, que fornece telemática de alta velocidade e tecnologias de rede Wi-Fi de alto desempenho. Dimensity Auto Drive oferece uma plataforma aberta escalável e abrangente alimentada pela Nvidia com soluções de assistência inteligente e condução autônoma, enquanto o Dimensity Auto Components fornece chipsets confiáveis de grau automotivo e componentes autônomos para veículos sempre conectados.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.