book_icon

RNP lança edital para adesão à rede de alto desempenho e-Ciência

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou um edital para selecionar cinco institutos de ciência e tecnologia (ICTs) para aderir à nova rede de pesquisas

RNP lança edital para adesão à rede de alto desempenho e-Ciência

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou um edital para selecionar cinco institutos de ciência e tecnologia (ICTs) para aderir à e-Ciência, rede de alta performance de conectividade recém-criada pela organização.

A nova infraestrutura, fornecida pela RNP, foi pensada originalmente para atender às demandas de centros de pesquisa que atuam com a chamada “big science”, termo usado em referência a pesquisas que envolvem requisitos avançados de processamento, análise, transmissão e armazenamento de alto volume de dados científicos. Uma situação que geralmente também demanda uma intensa colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições.

Ao todo, serão implementados cerca de 40 mil quilômetros de fibra óptica ao longo do território nacional no decorrer do programa

As candidaturas vão até o dia 7 de abril e podem ser feitas por meio do site da RNP. O edital, destinado a entidades de pesquisa públicas ou privadas, prevê, com a adesão à rede e-Ciência, capacidade de conectividade mínima de 100 Gb/s, consultoria em engenharia de desempenho de redes, consultoria em segurança da informação para diagnóstico e avaliação de riscos cibernéticos, entre outros serviços especializados.

O edital completo pode ser conferido aqui. Um webinar para tirar dúvidas sobre a seleção será realizado no dia 25 de março, às 14h. A transmissão pode ser vista no Youtube da RNP.

“Essa mudança estrutural permite a oferta de conectividade com largura de banda abundante, o que poderá beneficiar, especialmente, os grandes centros de pesquisa brasileiros que possuem demandas de movimentação de grandes volumes de dados. Apesar disso, não basta simplesmente aumentar a largura de banda da conexão. Essas instituições precisam ser atendidas com políticas e serviços diferenciados”, diz Leandro Ciuffo, diretor-adjunto de e-Ciência da RNP.

Avanço de infraestrutura e conectividade na ciência brasileira

A rede e-Ciência, financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), representa um avanço tecnológico em relação à Rede Ipê, que, atualmente, é a infraestrutura da RNP mais usada pelos centros de pesquisa do Brasil.

Atualmente, mais de 800 organizações, dos mais variados tipos e tamanhos, utilizam a Rede Ipê. Entre elas, estão universidades, institutos federais de educação, hospitais universitários, parques tecnológicos, museus e bibliotecas. Já a Rede e-Ciência será dedicada apenas a centros de supercomputação, laboratórios multiusuários e infraestruturas de pesquisa em geral.

Esse é o primeiro edital aberto para adesão à nova rede. A previsão da RNP e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que supervisiona a iniciativa, é de que, em três anos, haja adesão de até 12 instituições à nova infraestrutura, ajudando a acelerar projetos e fomentar grandes centros de pesquisa brasileiros.

Atualmente, três instituições já participam de um projeto-piloto para uso da e-Ciência: o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Senai-Cimatec e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE).

Nova rede integra programa de investimento de mais de R$ 600 milhões

O edital da rede e-Ciência faz parte do programa “Conecta e Capacita”, lançado em agosto do ano passado pelo MCTI. Na época, a pasta anunciou um investimento de R$ 640 milhões em infraestrutura de internet e conectividade até 2026. O objetivo é ampliar a abrangência, qualidade e segurança da conectividade para educação e pesquisa no país.

Ao todo, serão implementados cerca de 40 mil quilômetros de fibra óptica ao longo do território nacional no decorrer do programa. A iniciativa vai beneficiar cerca de 1.600 universidades e institutos de pesquisa, 180 mil pesquisadores, 3.880 programas de pós-graduação e 12 ambientes de inovação e parques tecnológicos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.