book_icon

Solução Data Fabric da OutSystems expande integração de Dados na era da IA

O OutSystems Data Fabric permite o compartilhamento e a integração de Dados sem interrupções para o desenvolvimento de aplicações low-code, aprimorando a agilidade e a produtividade

Solução Data Fabric da OutSystems expande integração de Dados na era da IA

Crédito: Shutterstock_1654282903.

A OutSystems, empresa global em desenvolvimento de aplicações low-code de alto desempenho, anuncia uma das atualizações mais significativas para a plataforma OutSystems Developer Cloud (ODC) desde o seu lançamento em 2021. Com o novo OutSystems Data Fabric, as organizações podem estabelecer as bases para construir aplicações dinâmicas, aproveitar os Dados em toda a empresa e aumentar a produtividade dos desenvolvedores.

Numa era em que Dados desatualizados podem custar às empresas mais de US$15 milhões anualmente, o OutSystems Data Fabric emerge como um aspecto essencial da inovação visando erradicar as práticas de Dados inadequadas que muitas vezes podem reduzir a produtividade dos desenvolvedores. O Data Fabric fornece gerenciamento centralizado de Dados, desempenho acelerado de aplicações e fácil integração de dados entre diferentes sistemas para ajudar as aplicações orientadas por Dados a aproveitarem todo o seu valor e capacitar as linhas de negócios com as informações de que precisam.

Os Dados são o combustível para a transformação dos negócios

“Os Dados são o combustível para a transformação dos negócios. Infelizmente, muitas vezes estão bloqueados em sistemas legados e espalhados por centenas de aplicações SaaS distintos”, diz Paulo Rosado, cofundador e CEO da OutSystems. “O OutSystems Data Fabric oferece às organizações uma visão crítica do potencial total de seus dados corporativos. Ao desbloquear e controlar dados isolados, as empresas revelarão insights críticos de negócios que podem impulsionar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente.”

Data Fabric simplifica a integração de Dados
Essa adição de tecnologia à plataforma OutSystems Developer Cloud serve como uma camada de Dados virtual integrada, utilizável em todo o ecossistema de TI. Com controles robustos de segurança e governança, o Data Fabric garante acesso bem governado aos Dados, independentemente de onde eles residam, facilitando a construção de aplicações revolucionárias e confiáveis.

Esses conjuntos de dados unificados são, então, disponibilizados para uso em todo o portfólio de aplicações.

Os benefícios às equipes de TI incluem:
Virtualização de Dados
As equipes podem facilmente consultar, combinar e manipular dados de diferentes fontes em uma experiência de Dados unificada, simplificando drasticamente o processo de descoberta e recuperação de Dados por meio da consolidação.

Práticas de Dados confiáveis
Controles de acesso baseados em funções detalhadas que com um Gateway Privado facilitam conexões seguras entre aplicações e Dados ou serviços privados, possibilitando segurança e governança abrangentes.

Cache de Dados integrado
O cache garante o perfeito funcionamento das aplicações, independentemente da localização dos Dados subjacentes, e garante que o desempenho da aplicação não seja afetado por interrupções de serviço.

Conectores predefinidos
 Os conectores prontos para uso aceleram a conexão de Dados entre sistemas e uma biblioteca armazena essas conexões para reutilização sem esforço, prontas para eliminar imediatamente a complexidade de configurar conexões com bancos de Dados ou sistemas externos.

Combinações ilimitadas de Dados
 Com a capacidade de misturar e combinar Dados de várias fontes, os líderes de Transformação Digital podem construir aplicações sem restrições.

Arquitetura orientada a eventos
Com o Data Fabric, o recém-anunciado recurso de Arquitetura Orientada a Eventos (Event-Driven Architecture – EDA) afasta as empresas da arquitetura legada e as aproxima de soluções mais resilientes, responsivas e facilmente escaláveis.

O modelo preparado para o futuro da Arquitetura Orientada a Eventos estabelece um novo padrão para flexibilidade de aplicações. Permite que os arquitetos de soluções corporativos eliminem as complexidades dos modelos tradicionais orientados a solicitações, fornecendo todas as ferramentas para construir aplicações baseados em eventos em um hub unificado. Com essa centralização, a gestão de aplicações torna-se mais fácil para os arquitetos e menos sujeita a interrupções.

“A arquitetura orientada a eventos, ou EDA, nos traz o que eu chamo de ‘desenvolvimento extremamente ágil’. Antes, usávamos o processo de desenvolvimento ágil, mas ainda levava muito tempo desde o início de um projeto até mostrar aos usuários de negócios um progresso visível. Graças a esse recurso, nossas equipes de produto e negócios podem colaborar rapidamente e atender aos feedbacks para melhorar a satisfação do usuário”, diz David Lloyd, diretor de tecnologia da Park Industries. “Agora estamos desenvolvendo aplicações em média dez vezes mais rápido, com capacidades estendidas – e uma solução da OutSystems consolida quatro de nossas aplicações legadas.”

O OutSystems Data Fabric e a Arquitetura Orientada a Eventos já estão disponíveis na plataforma OutSystems Developer Cloud.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.