book_icon

IEEE lança Projetos Inovadores para Celebrar a Participação de Mulheres na Engenharia

Para além de uma celebração, o evento busca difundir entre os jovens, modelos de referência de engenheiras mulheres que atuam em diferentes setores da indústria e academia no Brasil e contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico do País

IEEE lança Projetos Inovadores para Celebrar a Participação de Mulheres na Engenharia

Em um compromisso de incentivar a representatividade feminina na Engenharia, o IEEE (Instituto de Engenheiro, Eletricistas e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, decidiu, destaca, neste Dia Internacional da Mulher, projetos inspiradores de suas especialistas em uma área majoritariamente masculina.

Membro sênior do instituto e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cristiane Pimentel é criadora do Mulheres na Indústria (WIE IndustrIEEE), projeto no qual abre as portas de indústrias da área para a visitação de estudantes para aprenderem na prática os desafios da Engenharia moderna. Essa iniciativa visa incentivar a entrada de mais profissionais do sexo feminino no mercado. “Elas podem participar em áreas de produção, áreas de qualidade, áreas de laboratório. Um dos resultados fantásticos é que uma delas foi contratada”, conta Pimentel.

Essa iniciativa visa incentivar a entrada de mais profissionais do sexo feminino no mercado. “Elas podem participar em áreas de produção, áreas de qualidade, áreas de laboratório 

A especialista também explica que a importância do projeto está tanto nas oportunidades oferecidas para essas estudantes, quanto na orientação sobre como essas jovens devem se projetar nos ambientes corporativos: “Logo depois do projeto, um dos grandes desafios que temos é a questão de liderança. É um ponto que com o projeto a gente busca também desenvolver, porque quando as meninas são escolhidas para terem a oportunidade de vivenciar um dia, vão estar em contato direto com supervisores e gerentes daquelas fábricas”.

Também membro sênior do IEEE e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vanessa B. Schramm é responsável por outro evento, também incentivado pelo instituto, chamado “Elas por Elas”. Promovido anualmente na UFCG, esse evento é composto por discussões sobre as mulheres na indústria brasileira de Engenharia conforme a temática escolhida em cada ano. “Para além de uma celebração, o evento busca difundir entre os jovens, modelos de referência de engenheiras mulheres que atuam em diferentes setores da indústria e academia no Brasil e contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico do País”, explica a membro do IEEE.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.