Essas inovações mudaram definitivamente o cenário da TI, e suas regulamentações, e devem ser levadas em conta por empresas que visam crescer, cumprir regras e manter o desempenho. As novas tecnologias vieram para ficar e provavelmente continuarão impactando a TI por muitos anos.
Os especialistas da BMC Software, empresa de soluções de software para a Autonomous Digital Enterprise, compartilham sua análise sobre o ano passado e suas tendências para 2024, com foco particular em IA.
Ayman Sayed, CEO
“Os negócios estão se movendo mais rápido do que humanamente possível e as empresas precisarão abraçar a tecnologia para acompanhar. Em 2024, seu negócio e nosso mundo continuarão a mudar de maneiras imprevisíveis. Na verdade, estima-se que 97 zettabytes de dados foram gerados no ano passado – superando o crescimento de qualquer outro aspecto dos negócios e isso só deve aumentar no ano que vem. As empresas devem reinventar como operam para ter sucesso e prosperar, e a tecnologia continuará a ser a chave para ajudar a enfrentar esses desafios. A tecnologia que ajuda a conectar toda a empresa digital de uma organização – para que as organizações possam automatizar e transformar sua infraestrutura de TI onde quer que ela esteja – se tornará um imperativo de negócios no próximo ano.
“Entre algumas das principais prioridades tecnológicas para as organizações, estarão a IA Generativa e os Dados em 2024. A IA continuará a fornecer dois principais benefícios – a) Tornar as coisas existentes melhores, e b) Tornar possíveis coisas que antes não eram concebíveis. Ao mesmo tempo, os Dados são o sangue vital de qualquer negócio, e cada corporação está em uma jornada para definir e implementar sua futura estratégia de dados. Organizações que podem superar dois dos maiores desafios de dados, incluindo: desvendar a complexidade dos dados e operacionalizar iniciativas de dados, serão aquelas com mais a ganhar no próximo ano. A interação bem-sucedida entre IA e dados, para desbloquear a complexidade dos dados e realizar o valor do negócio, está no coração da automação inteligente que não só continuará a transformar a TI, mas todos os aspectos dos negócios.”
Ram Chakravarti, Diretor de Tecnologia
“Sobre crescente importância da qualidade dos dados, 2024 será o ano em que as empresas perceberão que seu sucesso com a IA está diretamente correlacionado com dados de alta qualidade. Embora tenhamos ouvido falar sobre a importância da qualidade dos dados para o treinamento de modelos de IA, os dados serão trazidos para o foco de muitas organizações à medida que continuam a abraçar a IA generativa e ainda experimentam resultados ruins devido a dados inúteis ou mal coletados. Esta dura verdade revelará que os resultados impulsionados pela IA são tão bons quanto a qualidade dos dados disponíveis.
“A lacuna de habilidades em IA começa a diminuir à medida que a adoção de IA acelera. No ano que vem, continuaremos a ver um aumento na uso de IA. Como tal, também haverá uma explosão em programas de treinamento e educação amplamente acessíveis para ajudar a diminuir a lacuna de habilidades em IA. Se você não está procurando entender melhor como a IA pode transformar seus sistemas e processos de negócios, deveria estar.”
Ali Siddiqui, Diretor de Produto (CPO)
“A IA Generativa está impactando os investimentos em tecnologia em uma taxa e escala que ninguém poderia ter previsto e acredito que a tecnologia GPT / LLM impulsionará uma melhoria de 20% na satisfação dos funcionários ou uma redução de 25% nos custos de serviço de TI até 2025. No próximo ano, espero ver a IA Generativa causar impacto nas interfaces de usuário em gerenciamento de serviços, busca de conhecimento, monitoramento e outros aspectos operacionais de empresas de todos os tamanhos. Por exemplo, a IA Generativa nos ajudará a identificar novos clusters de problemas, direcionar os usuários para soluções emergentes e até prever problemas antes que eles se manifestem e impactem a experiência.
“A IA generativa também ajudará a reduzir os riscos de alucinação e a resolver desafios de gerenciamento seguro de dados, orquestração de pipeline de dados e experiência do usuário. As equipes de TI devem estar pensando em como aplicar ChatGPT e IA generativa em seus próprios produtos, porque aqueles que não o fizerem ficarão atrasados. No geral, à medida que as empresas priorizam a tomada de decisões e a automação baseadas em dados, veremos a demanda por IA generativa crescer. As organizações que conseguirem aproveitar com sucesso o poder da IA generativa moldarão o futuro do software empresarial.”
John McKenny, vice-presidente sênior e gerente geral de Intelligent Z Optimization and Transformation (IZOT)
“O aprendizado de máquina e as práticas de IA acelerarão o desenvolvimento de aplicativos de mainframe para melhorar a qualidade e a velocidade de entrega. As equipes de Mainframe DevOps aproveitam o aprendizado de máquina para monitorar a integridade da versão e os resultados dos testes. A IA será capaz de recomendar insights importantes sobre fluxos de trabalho automatizados para melhorar a produtividade do desenvolvedor. As organizações superarão os problemas de ‘confiança’ da IA e começarão a aproveitar o poder da automação para permitir uma empresa digital totalmente autônoma. Ao mesmo tempo, haverá uma necessidade crescente de governar as ‘operações’ de IA e ML para impulsionar a validade e a precisão do desenvolvimento contínuo do modelo.”
Margaret Lee, GM e vice-presidente sênior de serviços digitais e gerenciamento de operações
“As organizações dependem cada vez mais dos seus serviços digitais, que se tornam mais complexos e mudam com mais frequência a cada ano. As operações de TI tradicionais não conseguem escalar para atender às necessidades de suas equipes de aplicativos para arquiteturas complexas nativas da nuvem e agilidade de DevOps.
“Para escalar, as operações de TI devem se transformar, o que continuará a impulsionar o crescimento na adoção de AIOps. Em 2024, a maior parte do mercado estará focada em casos de uso iniciais de AIOps. As organizações que tentarem construir a sua própria solução perderão tempo em experiências e terão uma taxa de fracasso mais elevada. As organizações que adotarem uma solução desenvolvida especificamente terão um tempo de retorno mais rápido e taxas de sucesso mais altas. Eles melhorarão o tempo médio de identificação unificando seus silos de dados de observabilidade e aproveitando a IA para identificar automaticamente a causa raiz e acelerar o tempo médio de reparo.
“Essa transformação ajudará as operações de TI a alcançar os stakeholders de negócios e aplicativos. Tendo já percebido o valor nos casos de uso iniciais de AIOps, os primeiros adotantes continuarão sua jornada de AIOps e expandirão para a identificação preditiva de problemas e a correção automatizada. Esta transformação permitirá que as operações de TI passem de um modo reativo de salas de guerra disruptivas para um suporte estratégico para a próxima rodada de inovação empresarial.”
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo