book_icon

Consórcio de gigantes apresenta o Cardinal, novo cluster de HPC

Uma colaboração entre Intel, Dell Technologies, Nvidia e Ohio Supercomputer Center apresentou o Cardinal, construído para atender à crescente demanda por recursos de HPC

Consórcio de gigantes apresenta o Cardinal, novo cluster de HPC

Uma colaboração que inclui Intel, Dell Technologies, Nvidia e Ohio Supercomputer Center (OSC), apresentou o Cardinal, um cluster de computação de alto desempenho (HPC) de ponta. Ele foi construído especificamente para atender à crescente demanda por recursos de HPC em pesquisa, educação e inovação da indústria, particularmente em Inteligência Artificial (IA).

A IA e o aprendizado de máquina são ferramentas integrais nos campos científico, de engenharia e biomédico para resolver questões complexas de pesquisa. À medida que essas tecnologias continuam a demonstrar eficácia, domínios acadêmicos como ciências agrárias, arquitetura e estudos sociais estão abraçando seu potencial.

A série Intel Xeon CPU Max é uma escolha ideal para desenvolver e implementar cargas de trabalho de HPC e IA, aproveitando as estruturas e bibliotecas de IA mais amplamente adotadas

O Cardinal está equipado com o hardware capaz de atender às demandas de expansão de cargas de trabalho de IA. Tanto em recursos quanto em capacidade, o novo cluster será uma atualização substancial do sistema que substituirá, o Owens Cluster lançado em 2016.

O Cardinal Cluster é um sistema heterogêneo com servidores Dell PowerEdge e a série Intel Xeon CPU Max com memória de alta largura de banda (HBM) como base para gerenciar com eficiência cargas de trabalho de HPC e IA ligadas à memória, ao mesmo tempo em que promove a programação, a portabilidade e a adoção do ecossistema. O sistema terá:

– Processadores 756 Max Series CPU 9470, que fornecerão 39.312 núcleos de CPU totais.
128 gigabytes (GB) HBM2e e 512 GB de memória DDR5 por nó.

– Com uma única pilha de software e modelos de programação tradicionais na base x86, o cluster mais do que dobrará os recursos do OSC, ao mesmo tempo em que abordará casos de uso de ampliação e permitirá fácil adoção e implementação.

O sistema também é equipado com:

– 32 nós que terão 104 núcleos, 1 terabyte (TB) de memória e quatro GPUs H100 Tensor Core baseadas na arquitetura Nvidia Hopper com 94 GB de memória HBM2e interconectadas por 4 conexões NVLink.

– Nvidia Quantum-2 InfiniBand, que fornece 400 gigabits por segundo (Gbps) de desempenho de rede com baixa latência para fornecer 500 petaflops de desempenho de IA de pico (FP8 Tensor Core, com esparsidade) para grandes aplicações científicas orientadas por IA.

– 16 nós que terão 104 núcleos, HBM2e de 128 GB e memória DDR5 de 2 TB para grandes trabalhos no estilo SMP (multiprocessamento simétrico).

“A série Intel Xeon CPU Max é uma escolha ideal para desenvolver e implementar cargas de trabalho de HPC e IA, aproveitando as estruturas e bibliotecas de IA mais amplamente adotadas”, disse Ogi Brkic, vice-presidente e gerente-geral da linha de produtos de Soluções de IA de Data Center da Intel. “A heterogeneidade inerente deste sistema capacitará os engenheiros, pesquisadores e cientistas da OSC, permitindo-lhes explorar totalmente o desempenho de largura de banda de memória duplicada que ele oferece. Temos orgulho em apoiar a OSC e nosso ecossistema com soluções que agilizam significativamente a análise de dados existentes e futuros para suas áreas de foco específicas”, finalizou.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.