book_icon

Belgo cria o 3D Part, primeiro hub brasileiro de impressão de peças 3D em arame de aço para a indústria

Em fase de pré-lançamento, startup corporativa conecta a indústria a tecnologia pioneira para a impressão de peças metálicas como alternativa sustentável de produção

Belgo cria o 3D Part, primeiro hub brasileiro de impressão de peças 3D em arame de aço para a indústria

A Belgo Arames inicia 2024 com a criação do primeiro hub brasileiro de impressão de peças 3D em arame de aço para a indústria, o 3D Part. Em fase de pré-lançamento, a startup corporativa oferece solução pioneira para a indústria que tem a necessidade de criar uma peça de forma mais rápida se comparada à manufatura tradicional ou precisa repor peças danificadas, que muitas vezes são importadas e demoram para chegar ao país. Além disso, a solução é uma alternativa sustentável, pois gera menos resíduos. Do jeito convencional, o descarte de aço na produção de peças pode chegar a 80%. Com a tecnologia 3D cai para 20%.

Com o investimento nessa tecnologia, a Belgo cria uma possibilidade disruptiva para sanar uma dor da indústria brasileira e fomenta o mercado com inovações da Indústria 4.0

“Com o investimento nessa tecnologia, a Belgo cria uma possibilidade disruptiva para sanar uma dor da indústria brasileira e fomenta o mercado com inovações da Indústria 4.0. A tecnologia que empregamos para a impressão 3D é a de Manufatura Aditiva por Deposição à Arco (MADA) e conta com a garantia de qualidade da Belgo, que cumpre também com as certificações de segurança e de desempenho obrigatórios”, diz André Ghion, diretor de Marketing, Inovação e Estratégia da Belgo Arames.

O hub de impressão de peças 3D em arame de aço da Belgo faz a conexão entre a demanda do cliente e parceiros tecnológicos, contribuindo com sua expertise em MADA e matéria-prima, além de todo o conhecimento da líder em produção de arame de aço do país.

A fase de pesquisa e viabilidade técnica de mercado envolveu uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores, especialistas em solda, engenheiros, e profissionais das áreas comerciais, de design thinking, marketing, inovação e logística. Segundo Ghion, já foi investido R$ 1,2 milhão nesse projeto.

Atualmente, o hub de impressão 3D da Belgo trabalha com tecnologia para atender a confecção de peças de até 30 cm³. Até o fim de 2024, a expectativa é ampliar a impressão para até 100 cm³. “As primeiras impressões já estão sendo feitas em Minas Gerais e estamos prontos para atender indústrias de todos os portes. Os primeiros ensaios foram promissores, e a Belgo acredita na consolidação desse novo mercado nos próximos anos”, afirma Ghion.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.