book_icon

Cibra adota SAP S/4Hana Cloud numa jornada Bluefield

Com apoio do ERP, a meta da empresa é produzir cinco milhões de toneladas de fertilizantes até 2026

Cibra adota SAP S/4Hana Cloud numa jornada Bluefield

Um bom preparo do solo faz toda a diferença para uma colheita produtiva. A mesma premissa vale para o mundo dos negócios, onde um bom planejamento estratégico aliado a sistemas de gestão seguros, dá a base para operações eficazes. Compreendendo essa relação, a Cibra, uma das empresas de fertilizantes do Brasil com operações de produção, importação e distribuição, adotou o SAP S/4Hana Cloud, solução global em softwares corporativos, que oferece inovação contínua e apoia as melhores práticas. O projeto que é o primeiro com a abordagem Bluefield a ser realizado no Brasil foi conduzido pela delaware.

Mesmo utilizando, até então, o sistema SAP ECC, um dos legados da multinacional, internamente foi necessário migrar para outro sistema que dispusesse da flexibilidade necessária para a expansão planejada

Fundada em 1994, a Cibra é uma força reconhecida no cenário brasileiro de fertilizantes há quase três décadas por seus esforços constantes em inovação. Com 13 unidades fabris estrategicamente localizadas nos principais estados agroprodutores e sede em Camaçari, na Bahia, se tornou referência na formulação e distribuição de fertilizantes – sendo a pioneira no lançamento do CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore.

Não à toa, a empresa foi certificada pelo GPTW (Great Place To Work) pelo quinto ano consecutivo, conquistando a posição de 17ª melhor empresa para trabalhar no agronegócio. Diante deste contexto e, como forma de assegurar este crescimento contínuo, ficou claro que a empresa precisava se adaptar às mudanças dinâmicas do setor, o que fez com que buscassem por uma solução mais aderente a esse objetivo.

Mesmo utilizando, até então, o sistema SAP ECC, um dos legados da multinacional, internamente foi necessário migrar para outro sistema que dispusesse da flexibilidade necessária para a expansão planejada. Isso porque, a constante necessidade de realizar um grande volume de atualizações, sempre que novos sistemas satélites eram adicionados ou modificações eram feitas, representava um desafio considerável.

Foi então que a Cibra optou por implementar o SAP S/4Hana Cloud, assim como explica Raphael Nezzi, CFO daRaphael Nezzi_Cibra Cibra. “A adoção da ferramenta representa a busca pelo que há de mais moderno no mercado de ERPs, uma mudança que precisávamos não apenas para aprimorar nossa capacidade de integração, mas também impulsionar a evolução dos nossos processos”, afirma.

A decisão foi extremamente importante para que alcançassem as metas estipuladas em seu projeto Acelera, iniciativa que propõe a reestruturação de processos e sistemas para acomodar o tamanho crescimento dos volumes de produção e de vendas. E, para garantir ainda mais uma evolução ágil e incremental, assegurando que a Cibra esteja preparada para o futuro e continue entre as maiores do setor de fertilizantes, a escolha da delaware como parceira do projeto foi essencial.

Para Hugo Kwon, líder de linha de serviço de Move&Rise na delaware Brasil, contribuir com esta jornada de transformação é motivo de orgulho. “A parceria com a Cibra reforça nosso compromisso com a inovação e crescimento sustentável, criando conexão entre a sociedade e o meio ambiente. Estamos comprometidos em apoiá-la em sua liderança inovadora no setor de fertilizantes, e a migração para o SAP S/4Hana Cloud é um passo importante nessa direção”, compartilha.

Com a implementação do ERP, a Cibra deu início uma nova era na gestão de seus produtos e serviços. “A utilização do banco de Dados no SAP S/4Hana em memória não apenas nos proporcionará um desempenho excepcional, como também irá oferecer a segurança de que nossos backups de Dados sejam praticamente instantâneos. Além disso, vamos ganhar tempo no acesso aos Dados e nas transações, com uma melhoria de aproximadamente 25%, de acordo com informações fornecidas pela SAP”, complementa.

A excelência nesta aliança é um sentimento mútuo das empresas, na qual a Cibra e a delaware estão trilhando um caminho conjunto em direção a um futuro mais promissor e sustentável. “Nosso objetivo é ter sistemas e processos cada vez mais integrados e robustos para proporcionar a melhor experiência para o cliente. Desta forma, com a implementação do SAP S/4Hana, demos um grande passo nesse propósito, e iniciamos uma nova era na gestão, que tem como foco nos próximos anos estar cada vez mais próximos e conectados com nossos clientes, sociedade e meio ambiente”, finaliza o CFO da Cibra.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.