book_icon

Mondial finaliza a implementação de SAP como serviço da Engine Brasil

A partir de agora, outros processos avançados podem ser agregados, somando ainda mais ao desempenho de cada uma das áreas

Mondial finaliza a implementação de SAP como serviço da Engine Brasil

A Mondial, uma das indústrias brasileiras fabricantes de eletroportáteis, escolheu a Engine Brasil, consultoria especializada em transformação de negócios, como parceira para implantação do sistema SAP S/4Hana em Nuvem. Em janeiro deste ano foi realizado o go live do sistema em todas as empresas do grupo. O processo foi definido como uma implantação de sucesso pela Mondial, que registrou 100% de operação durante toda a transição, sem interrupções ou perdas. Seis meses depois a companhia registra aumento de 30% em seu faturamento mensal, a partir da implantação do sistema.

O sistema anterior nos trouxe até aqui, mas precisávamos de um ERP mais robusto, que fosse nossa espinha dorsal, alinhado ao road map de crescimento da empresa 

“Estamos liderando uma revolução digital nos processos da Mondial, uma mudança de estrutura organizacional. Além do grande desafio de operacionalizar a implantação, temos uma significativa mudança de cultura, que envolve toda a equipe. Não tivemos nenhum dia de perda, continuamos a faturar, expedir e produzir, com 100% de nossa capacidade, e registramos, inclusive, um recorde de faturamento para o mês de janeiro”, afirma Joab Brito, líder de TI da Mondial.

Segundo Brito, o sistema utilizado anteriormente já não atendia às necessidades da companhia. Com a aquisição da planta da Sony, em Manaus, a Mondial ingressou na produção de novas categorias, como micro-ondas e televisores, aumentando a complexidade da operação, da cadeia de fornecedores até a produção, planejamento e acompanhamento dos processos. “O sistema anterior nos trouxe até aqui, mas precisávamos de um ERP mais robusto, que fosse nossa espinha dorsal, alinhado ao road map de crescimento da empresa. Escolhemos a Engine por sua experiência consolidada em SAP e por viabilizar a implantação como serviço, o que nos permitiu diluir o custo a longo prazo, com a garantia do menor impacto inicial possível à operação”, explica o diretor.

O modelo de negócio da Engine Brasil embarca toda a estrutura necessária para a implantação, em software e hardware, como plataforma de serviço, em uma parceria de longo prazo com assistência integral. “A Mondial nos escolheu para acelerar sua jornada de crescimento, para que possam viver o conceito de empresa inteligente com as melhores práticas de processos de negócios. A solução implantada oferece controle total do negócio, o que aumenta a confiabilidade da tomada de decisão e confere a oportunidade de avaliar cenários futuros. É uma solução de classe mundial, que embarca as melhores práticas do mercado e oferece suporte completo para os planos de crescimento da Mondial”, explica Fabio Barnes, CEO da Engine Brasil.

A empresa iniciou o desenho da solução a partir de uma análise de TCO (Total Cost of Ownership, ou custo total de propriedade), para avaliar os valores empregados na gestão da aplicação em uso e realizar um comparativo com a implantação do novo sistema. O estudo inicial da Engine Brasil revelou que a nova solução poderia reduzir os custos de TI da Mondial em até 60%, além de conferir maior previsibilidade financeira para o projeto.

A solução ainda possibilita um novo patamar em governança e gestão de processos para a Mondial, que veio ao encontro do perfil de agilidade e transparência da indústria. O go live do projeto foi executado em etapas, para que a equipe se habituasse ao processo e ganhasse maturidade: na primeira fase, em outubro de 2022, quatro empresas do grupo Mondial iniciaram a operação com o SAP S/4Hana. Em janeiro deste ano, as demais empresas também migraram para o novo sistema.

A fase atual do projeto, que priorizou inicialmente o modelo standard do SAP S/4Hana, com as melhores práticas (best practices SAP) para empresas de manufatura como a Mondial, é de estabilização do ambiente, com definição de pontos de melhoria. “Nossa intenção era não travar os processos, não ter pausa ou perda, e conseguimos até mesmo otimizar nossos resultados. Estamos em uma curva de aprendizagem importante para a companhia. Esperamos agora o aumento da produtividade e a melhoria dos processos. Visualizamos atingir um novo patamar nos próximos seis meses”, define o líder de TI da Mondial.

“A ideia é que a Mondial ganhe mais robustez e flexibilidade, com um sistema que oferece maior amplitude de processos, com profundidade e automação, a um custo menor. Além da maior integração, a empresa passa a contar com várias operações inteligentes otimizadas, disponíveis ao alcance de um comando, o que facilita e agiliza a tomada de decisão dos gestores. A partir de agora, outros processos avançados podem ser agregados, somando ainda mais ao desempenho de cada uma das áreas”, avalia Barnes, da Engine Brasil.

Sobre a Engine Brasil
Fundada em 2011, a Engine Brasil é uma consultoria de gestão empresarial especializada em soluções para transformação digital de empresas. Como parceira Gold da SAP no Brasil, oferece serviços de gestão empresarial com base na plataforma de soluções de negócios SAP em infraestrutura cloud, desde a consultoria para implantação ao gerenciamento e suporte.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.