Um desafio das grandes organizações é lidar com os diversos sistemas. Por isso, a integração se faz cada vez mais necessária e pode garantir ganhos relevantes nos negócios, como a redução de custos, agilidade de processos e o aumento da escalabilidade com o uso de Nuvem, o que resulta em melhora no desempenho das aplicações.
Ela está presente em todos os momentos, desde uma simples busca na Internet até estruturas completas de grandes marcas. Estudo da consultoria e pesquisadora de mercado Grand View Research, com sede na Califórnia, revela que o mercado global de integração de sistemas deve atingir um valor próximo a US$530 bilhões até 2025.
“A tecnologia está em constante evolução e isso reflete em expansão de negócios, além de fusões e aquisições. Vários processos fazem deste um universo à parte e integrar tudo isso significa agilizar atendimento, reduzir erros, otimizar custos e implementar soluções em Nuvem, por exemplo. É algo bastante complexo e que exige muito conhecimento dos negócios e das tecnologias envolvidas em cada um deles”, afirma Daves Souza, CEO da SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI, com quase 25 anos de experiência no tema.
Todos os dias, milhares de projetos são desenvolvidos, de modo a facilitar a operacionalidade. Por isso, fazer com que esses softwares conversem entre si é tão importante. Entre as principais formas de realizar esses serviços estão o uso das APIs, sigla para Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação) ou a partir do uso de ferramentas, como iPaaS (Integration Platform as a Service), ou Plataforma de Integração como Serviço, em tradução literal.
“No geral, as empresas têm muitos sistemas, e se estes não interagem de forma adequada, começam a aparecer as falhas. Quando falamos de uma negociação, um erro pode resultar na perda da venda, e todo negócio é movido por ela. A SysMap atua como implementadora de integração de grandes redes e em vários segmentos, como telecomunicações, varejo, educação, entre outros. É importante ter ciência da necessidade de entender o desafio e todos os detalhes da operação antes de partir para o desenho da parte técnica e implementação”, explica.
Erros podem custar prejuízos milionários
Para o e-commerce brasileiro, por exemplo, uma das datas mais populares é a Black Friday. Em apenas um dia, uma quantidade recorde de pessoas efetuam as compras e, se a empresa não tiver uma boa estrutura e sistemas integrados, o problema pode ser grande. Dados da Sofist, empresa que durante a edição de 2022 do evento monitorou o desempenho de 146 lojas virtuais, apontam que a oportunidade foi marcada pelo aumento de ocorrências de questões técnicas como a lentidão e páginas contendo erros, tendo custado R$ 48,4 milhões aos cofres dos varejistas, 34% a mais do que o registrado em 2021.
A SysMap, além de atuar com empresas do setor varejista, tem clientes em diversas áreas. Daves cita um exemplo na educação: “Realizamos a integração dos sistemas de duas gigantes que se fundiram. Assim, o desafio era unir as duas operações em uma, de forma organizada e sem perda de dados. Trabalhamos no desenho da melhor arquitetura para consolidar essa junção e realizar todo o escopo proposto com segurança, agilidade e muita excelência. Quando uma empresa está aprimorando os seus processos surgem inúmeras demandas e oportunidades de crescimento dos negócios e operações. Neste momento, é extremamente importante poder contar com uma empresa de tecnologia parceira e que esteja preparada para atuar nos novos desafios”.
Sobre a SysMap Solutions
A SysMap é uma empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI. Ao longo dos últimos 24 anos, ajudou seus clientes a resolverem desafios complexos, acumulando experiência em diferentes segmentos do mercado como Telecom, Varejo, Educação, Financeiro, Indústria/Cosméticos, Saúde e Energia. Sempre acompanhando a evolução tecnológica e participando ativamente da Transformação Digital, a SysMap é uma empresa imersa em uma cultura de inovação e que tem como um dos seus princípios gerar ações que possam contribuir e melhorar a nossa sociedade.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo