book_icon

Lenovo e Logicalis ajudam universidade a pesquisar a origem do universo

Para o projeto LIGO, da Universidade de Cardiff, Lenovo forneceu 75 servidores Lenovo ThinkSystem SR645 para aumentar as capacidades de seu cluster Hawk HPC

Lenovo e Logicalis ajudam universidade a pesquisar a origem do universo

O serviço “Advanced Research Computing @Cardiff” (ARCCA) da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, agora está usando 90 servidores Lenovo ThinkSystem para aumentar o desempenho de seu cluster de computação de alto desempenho (HPC) em 100%, ajudando a impulsionar pesquisas inovadoras sobre as origens do universo e a formação de estrelas. O serviço de computação de pesquisa de ponta da Cardiff escolheu trabalhar com a Logicalis e a plataforma Lenovo ThinkSystem para aumentar as capacidades de seu cluster Hawk HPC, que oferece acesso a ferramentas e recursos de supercomputação para lidar com problemas complexos de pesquisa em campos tão diversos como astrofísica e ciências da vida.

A Lenovo e a Logicalis ofereceram à ARCCA uma combinação de hardware Lenovo HPC de ponta, alimentado por processadores AMD Epyc 7443 com multithreading simultâneo

A Lenovo e a Logicalis fornecem recursos de HPC para dois grupos de pesquisa em Cardiff, incluindo um que pode mudar nossa compreensão do universo, o Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO) Scientific Collaboration. Por mais de 15 anos, a ARCCA tem sido um dos maiores fornecedores de HPC para o projeto de pesquisa global LIGO, que visa detectar ondas gravitacionais, ondulações no espaço-tempo criadas por colisões entre buracos negros. Para o projeto LIGO, liderado pelo professor Stephen Fairhurst, a Lenovo forneceu 75 servidores Lenovo ThinkSystem SR645 antes da quarta corrida de detecção de ondas gravitacionais de dois anos do LIGO. A nova solução dobra o desempenho computacional disponível para os pesquisadores e excede os benchmarks de desempenho iniciais em ~46%, permitindo que os pesquisadores processem eventos de detecção e compartilhem dados mais rapidamente. O projeto LIGO ganhou o HPCwire Readers’ Award de “Melhor Uso de HPC para Pesquisa Científica”.

Um segundo grupo de pesquisa da Universidade de Cardiff que estuda a formação de estrelas, liderado pela Dra. Ana Duarte Cabral, pesquisadora da Royal Society University, usará 15 servidores Lenovo ThinkSystem SR630 com dois servidores Lenovo ThinkSystem SR650 para armazenamento. Com o sistema financiado pela Royal Society, a pesquisa do grupo se concentra na criação de estrelas em galáxias espirais como a nossa própria Via Láctea, exigindo simulações computacionalmente exigentes de galáxias completas.

“O projeto LIGO é um excelente exemplo de como a supercomputação pode ampliar a compreensão da humanidade, e a Lenovo está orgulhosa de estar envolvida nesta pesquisa globalmente importante, permitindo que os cientistas compartilhem suas descobertas mais rapidamente”, disse Ian Jeffs, general country manager Lenovo UK. “Apoiado pela tecnologia Lenovo ThinkSystem, o ARCCA agora pode fornecer ainda mais poder de computação para alimentar projetos extremamente importantes, como o LIGO e o estudo de formação estelar da Royal Society, bem como pesquisas em uma ampla gama de outros campos científicos”, comentou.

Trabalhando com a Logicalis, a ARCCA selecionou servidores Lenovo ThinkSystem para oferecer desempenho de HPC ideal para os dois grupos de pesquisa. A Lenovo e a Logicalis ofereceram à ARCCA uma combinação de hardware Lenovo HPC de ponta, alimentado por processadores AMD Epyc 7443 com multithreading simultâneo, juntamente com software Ubiquity nativo da nuvem para integrar o novo hardware da Lenovo perfeitamente ao cluster Hawk. Isso permitiu que a ARCCA automatizasse tarefas de gerenciamento, permitindo que engenheiros de software de pesquisa concentrassem seus esforços na ciência. A solução escolhida oferecia a relação perfeita entre preço e desempenho ao lidar com computação de alto rendimento e cargas de trabalho paralelizadas.

Serviço
www.lenovo.com
www.logicalis.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.