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IA favorece para melhor experiência do cliente

De acordo com o Relatório Varejo 2023, estudo da Adyen realizado com empresas de 26 países, mais da metade dos entrevistados (51%) expandiu suas equipes de risco e fraude em 2023, sendo que 66% já utilizam IA na prevenção de fraudes

IA favorece para melhor experiência do cliente

O uso de Inteligência Artificial já é uma realidade em diversos setores e, no varejo, não é diferente. Uma recente pesquisa da empresa Honeywell evidenciou o interesse do segmento em implementar tecnologias de IA. Conforme o estudo global, 38% dos participantes já utilizam essas tecnologias, 24% encontram-se em fases iniciais e apenas 3% não fazem uso dela. Além disso, 48% dos entrevistados acreditam que a IA e tecnologias relacionadas terão impacto significativo no varejo nos próximos três a cinco anos. Amplamente aplicada nas grandes redes de varejo, a Inteligência Artificial também pode otimizar os resultados em micro e pequenos comércios.

Bernardo Rachadel, diretor de Tecnologia e Produtos da Zucchetti, empresa que opera em mais de 100 mil micro e pequenos varejos no Brasil com softwares de gestão, destaca que a adoção de Inteligência Artificial no setor oferece vantagens significativas. Entre esses benefícios, ele menciona a automação de tarefas repetitivas e a melhoria da experiência do cliente através de recomendações personalizadas. Ele ainda avalia que as ferramentas podem otimizar a gestão de estoque para evitar excessos ou escassez, extrair insights estratégicos de Dados e melhorar a eficiência logística, otimizando rotas de entrega.

Monitorar e questionar as respostas geradas pela Inteligência Artificial é essencial para evitar problemas, garantindo que seu uso seja responsável e supervisionado pelo usuário

Muitas atividades podem ser facilitadas com o Chat GPT, plataforma em IA Generativa de fácil utilização e respostas rápidas. Alguns exemplos são a análise de Dados, a geração de conteúdo de marketing, as traduções e o controle de tarefas e lembretes. “Existem outras ferramentas gratuitas que podem ser usadas na facilitação de tarefas. Podemos citar o Bard, em formato semelhante ao Chat GPT, assim como o Chat PDF, para leitura de documentos, geração de imagens, apresentações de slides, traduções simultâneas, entre outras”, enfatiza Bernardo.

Ele ainda aponta que o estudo “The Economic Potential of Generative AI: The Next Productivity Frontier”, da McKinsey indica que a IA generativa pode aumentar a produtividade do setor varejista em até 2% das vendas anuais, impulsionando as projeções de crescimento para o mercado, estimado em US$ 400-660 bilhões por ano.

O diretor da Zucchetti pontua que já existem usos bem-sucedidos da Inteligência Artificial, tanto no meio acadêmico quanto no comercial, em diferentes setores da economia. “Especificamente no varejo, vemos aplicações significativas nos setores comercial e de marketing. Ela auxilia na previsão de demanda, recomendação de produtos, classificação de clientes e precificação dinâmica. Além disso, há casos de sucesso no uso de complexos algoritmos para detecção de fraudes financeiras e modelagem de cenários futuros. De acordo com o Relatório Varejo 2023, estudo da Adyen realizado com empresas de 26 países, mais da metade dos entrevistados (51%) expandiu suas equipes de risco e fraude em 2023, sendo que 66% já utilizam IA na prevenção de fraudes”, completa.

Melhorando a experiência do cliente
Bernardo salienta ainda que a implementação de Chatbots, ferramentas de Análise de Sentimento e sistemas de Gestão de Estoque baseados em IA podem elevar a eficiência operacional, personalizar a experiência de compra e facilitar a tomada de decisões.

“Conforme observado no artigo da Harvard Business Review, ‘How AI Is Changing Sales’, a IA tem potencial para automatizar até 30% das atividades de varejo, levando a ganhos substanciais de produtividade. Dois exemplos práticos da aplicação de Inteligência Artificial no comércio incluem a gestão de estoque, na qual algoritmos de aprendizado de máquina podem otimizar a manutenção de níveis mínimos, e o atendimento online por meio de chatbots, que permite ao varejista oferecer suporte de maneira síncrona, garantindo a satisfação do cliente”, afirma.

O diretor da Zucchetti alerta ainda sobre a importância de enxergarmos a IA como ferramenta de apoio e não uma substituição para a ação humana. Ele afirma que, pelo fato de depender do recebimento de Dados humanos para seu treinamento, a IA pode herdar vieses: “Monitorar e questionar as respostas geradas pela Inteligência Artificial é essencial para evitar problemas, garantindo que seu uso seja responsável e supervisionado pelo usuário”, finaliza.

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