book_icon

Continuidade de negócios é vital

Leia a entrevista com Luis Arís, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Paessler para a América Latina, que concedeu entrevista à Infor Channel e foi publicada na edição impressa de maio
Continuidade de negócios é vital

Fundada na Alemanha em 1997, a Paessler, fornecedora de soluções para monitorar sistemas e dispositivos, que tem presença em 170 países, se coloca no mercado para ajudar o cliente a superar desafios de infraestruturas e redes complexas. No Brasil, teve seu primeiro canal de vendas em 2010 e, desde 2015 atua via a distribuidora Boxware Informática. “Estamos atualizados com a novas tecnologias, a exemplo de Internet das Coisas e nos esforçamos para transferir a experiência de mais de 20 anos para novas áreas de negócios”, destaca Luis Arís, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Paessler para a América Latina, que concedeu entrevista à Infor Channel.

Quais são as tendências para gerenciamento de infraestrutura?
Inteligencia Artificial é uma tendência forte, Edge Computing, que leva o processamento para a borda da rede, também, e Gestão de Diversidade Digital é outra tendência importante. Trata-se de identificar, descobrir e monitorar o que impacta diretamente ou dá suporte aos negócios digitais. Infraestrutura Global: a tendência de se transformar num negócio digital para viver uma expansão sem limites geográficos. A continuidade dos negócios das empresas usuárias depende do uso de uma plataforma de monitoramento que trabalhe 24×7 para preservar a saúde operacional de sua infraestrutura. Em termos locais, o Brasil está sempre atualizado em tecnologia. Para ganhar espaço no mercado, a estratégia é fazer as parcerias certas, de modo a se cercar de um ecossistema sólido, plenamente capacitado a suportar os negócios digitais brasileiros.

A nuvem influencia esse segmento?
A Paessler está ciente dos desafios e das vantagens da computação em nuvem e trabalha para fornecer soluções de monitoramento de serviços populares na nuvem, para facilitar o trabalho dos nossos usuários, que são os gestores de infraestrutura de TI. Por essa razão, disponibilizamos uma versão da nossa oferta nesse modelo para os administradores de TI que preferem esta opção. Em relação ao monitoramento de serviços, oferecemos sensores para supervisar o funcionamento de atividades dessa natureza, muito utilizados como o Amazon AWS, Google Apps, Office 365. Recentemente adicionais ao nosso portfólio a monitoração de serviços de vídeo na nuvem (Zoom, GoToMeeting, Webex etc).

Há novidades nessa área?
Estamos desenvolvendo novos sensores para acrescentar ainda mais valor à nossa oferta de monitoramento na nuvem. Em breve ofereceremos as novidades para o Office 365, para monitoramento de custo do Microsoft Azure, além de gerenciamento da Meraki Cloud, entre outras. Estamos, também, aumentando nossa oferta do PRTG, plataforma de monitoramento, na nuvem. Estamos incrementando a quantidade de dispositivos que podem ser monitorados por meio da versão hospedada pela Paessler. Oferecemos uma ferramenta sólida, com várias opções de personalização, em versão Software como serviço – SaaS. Isso permite ao gestor da rede realizar a manutenção do servidor, todas as atualizações e garantir ótimos níveis de disponibilidade, além de contar com o suporte da Amazon AWS.

É uma plataforma multiprotocolo unificada, que monitora todo tipo de ambiente e dispositivos, incluindo IoT, que contém protocolos de comunicação. Independentemente do número de dispositivos monitorados ou da variedade de protocolos da rede, as informações são apresentadas de forma integrada e intuitiva  

O que impulsiona o mercado no qual a Paessler atua?
A Transformação Digital. A digitalização de processos exige que a infraestrutura de TI garanta a continuidade dos negócios e torna-se essencial otimizar os recursos de TI, suportar o uptime dos sistemas críticos e oferecer, ao consumidor, a melhor experiência do usuário possível. Infelizmente a pandemia está acelerando ainda mais a Transformação da economia brasileira. Mesmo empresas que priorizavam processos tradicionais de trabalho estão migrando de forma acelerada para a venda online de produtos e serviços. O salto que está sendo dado pelas empresas usuárias só produzirá os resultados de negócios esperados se contar, em seus ambientes produtivos, com as melhores tecnologias de monitoração de redes. Dentro desse contexto, o papel dos parceiros é colaborar para que a empresa usuária explore plenamente a inteligência Paessler. A soma da tecnologia Paessler, com os serviços do parceiro, suporta 24×7, o avanço da economia digital.

A empresa busca novos canais?
Queremos ampliar em 20% o atual ecossistema de canais em todo o Brasil, mas, nesse momento, priorizamos identificar e cadastrar empresas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul. Procuramos parceiros com um mínimo de três anos de atuação no mercado de TI e com uma carteira de clientes interessante. Todos os dias temos empresas se inscrevendo para se tornar canal da Paessler. No Brasil, além da oferta via website, vale destacar que nosso distribuidor nos apoia na procura dos parceiros ideais. Para os integradores, sugerimos que baixem a versão gratuita e experimentem a plataforma. Não tenho dúvida de que vão se apaixonar por essa solução. Não é à toa que temos mais de 200 mil clientes e que 70% das empresas Fortune 100 usam PRTG para monitorar suas infraestruturas. Para as revendas, propomos que apresentem a solução PRTG aos seus clientes e façam uma demo ou POC. Esse é o momento de muitas empresas viverem intensamente a Transformação Digital, oferecendo produtos e serviços de forma remota.

Quais atrativos oferece?
Trabalhamos com o Paessler Partner Program, que conta com as categorias: Platinum, Gold, Prata e Bronze. Hoje, são 39 parceiros, entre integradores e revendas, e o nosso distribuidor no Brasil é a Boxware Informática. Dentro da lógica do nosso programa de canais, quanto mais treinado e certificado for o parceiro, mantendo em seu time profissionais especializados na venda e no suporte técnico às soluções Paessler, mais descontos ganhará. A companhia enxerga essa parceria como uma relação ganha-ganha, em que ganha, finalmente, a empresa usuária e a economia digital brasileira. A Paessler conta com o treinamento e certificações de Profissional em Vendas, e Expert em Monitoramento. Além destas, também contamos com o selo Certificador em Monitoramento, ou seja, capacitamos o canal para certificar administradores de TI. Os parceiros passam a contar com uma solução integrada, de rápida e fácil implementação que produz resultados imediatos para o cliente. Num momento de crise como o atual, é comum que a demanda pela solução de monitoração do ambiente digital seja urgente, essencial para garantir a continuidade dos negócios. Os que se aliarem à Paessler serão vistos como ‘trusted advisors’, que colaboram para a continuidade do negócio do seu cliente. Isso vale para o momento atual e, também, para as futuras expansões dos ambientes digitais, com o uso intensivo, por exemplo, de monitoramento na nuvem e dispositivos para Internet das Coisas – IoT. Qualquer que seja a infraestrutura digital, será monitorada pela Paessler.

Onde identifica as maiores oportunidades de negócios?
A Paessler Brasil procura ampliar sua presença em todo o País, e relação às verticais, empresas de todos os setores precisam da inteligência Paessler para garantir a continuidade de seus ambientes digitais e de seus negócios. Enxergamos, por exemplo, uma forte demanda de soluções de monitoração de ambientes de IoT. Esse é um desafio crítico de empresas de setores como Agronegócios, Indústria, Serviços de saúde e Logística. A demanda por soluções de monitoração de TI e de redes do mercado local é alta – o Brasil é o país da América Latina que mais baixa a versão de prova de PRTG. Acredito que o volume de uso da nossa plataforma continuará aumentando à medida que os brasileiros conheçam melhor a ferramenta.

Como atende à demanda?
O coração da oferta Paessler é a plataforma PRTG, que objetiva medir constantemente o que se passa com todos os dispositivos e aplicações da rede. Nossa solução trabalha para que esse universo esteja funcionando em condições ideais, garantindo que a corporação usuária tenha recursos digitais suficientes para manter a continuidade do negócio. É uma plataforma multiprotocolo unificada, que monitora todo tipo de ambiente e dispositivos, incluindo IoT, que contém protocolos de comunicação. Independentemente do número de dispositivos monitorados ou da variedade de protocolos da rede, as informações são apresentadas de forma integrada e intuitiva. O administrador de TI que trabalha com a nossa plataforma é um profissional que vive sem sustos, pois o PRTG prediz falhas e ‘downtime’, suportando a continuidade dos negócios. Outro ponto forte da estratégia da Paessler é sua rede de alianças com grandes fornecedores, como Martello, SonicWall, CheckPoint e SigFox, entre outras empresas.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.