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Tendências para o mercado da comunicação em 2024

Inteligência Artificial será destaque para a otimização de processos e sustentabilidade. Causas sociais ainda serão importantes para os consumidores

Tendências para o mercado da comunicação em 2024

Após um 2023 marcado pelos avanços da Inteligência Artificial e suas inúmeras aplicabilidades no campo da comunicação, 2024 promete ser um ano propício para inovações e estratégias revolucionárias na área. Devido à constante aceleração tecnológica, as marcas e escritórios de comunicação se preparam para adotar abordagens cada vez mais eficazes.

É grande a necessidade de digitalização e à medida que mais segmentos adotam este formato de propaganda, maiores as chances deles se tornarem um meio de comunicação mais expressivo

Abaixo, Vanessa Queiroz, diretora da Abedesign e sócia- fundadora do Estúdio Colletivo, escritório independente e multidisciplinar de design e comunicação, lista cinco tendências que devem dominar a comunicação em 2024.

Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial foi a tecnologia do ano em 2023, devido ao boom das IAs Generativas, que estabeleceram um novo patamar quanto às capacidades dessa ferramenta e suas novas possibilidades de utilização em diferentes áreas. A expectativa é que essa tecnologia ainda seja protagonista, pelo menos, no próximo ano, pois, segundo pesquisa da Kantar, 67% dos profissionais de marketing se sentem animados com a utilização da IA Generativa em seus trabalhos.

Causas sociais e sustentabilidade no centro
Não é uma tendência nova, porém, continuará em vigor em 2024, pois os clientes continuam dando preferência a consumir de empresas que estejam alinhadas com as suas próprias preocupações éticas e sustentáveis e que apoiam causas sociais.

Expansão da Mídia Out of Home
O cenário da mídia out of home – que são os Canais de publicidade físico e exterior como, por exemplo, outdoors – tem grandes chances de ser ampliado no próximo ano, considerando que, atualmente, apenas um terço do mercado publicitário opera de maneira digital. Assim, é grande a necessidade de digitalização e à medida que mais segmentos adotam este formato de propaganda, maiores as chances deles se tornarem um meio de comunicação mais expressivo. Segundo o relatório Inside OOH, realizado pela Kantar, o impacto do Out of Home, em São Paulo, é de 91% e, no Rio de Janeiro, 89%, o que demonstra que o mercado tem potencial de crescimento em outras regiões ainda pouco exploradas.

Popularização de influenciadores digitais
Ao longo dos últimos cinco anos, temos observado o surgimento de influenciadores virtuais, desenvolvidos por empresas e até personalidades da mídia. Tudo indica que, em 2024, essa tendência se intensificará, uma vez que uma das maiores vantagens que ela oferece às marcas é a oportunidade única de moldar as suas narrativas sem as limitações da realidade.

Mistura de elementos no design e IA
Em 2024, o uso combinado de elementos visuais em 2D e 3D em projetos gráficos será uma tendência muito forte, com o objetivo de criar experiências mais atraentes. Outra tendência que marcará a área será a utilização de cores suaves e estilos holográficos para criar visuais modernos. Além disso, a Inteligência Artificial deverá ser incorporada a algumas etapas do serviço, de forma a auxiliar na otimização do tempo e criação de algumas partes dos projetos.

Essas são apenas algumas das tendências que refletem a evolução contínua do cenário publicitário, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças nas preferências do consumidor.

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