A Neo, especialista em Customer Experience (CX) e na criação de soluções digitais, listou três tecnologias que deverão estar em evidência em 2024 no mercado e que as empresas que pretendem sair na frente com inovações práticas devem estar atentas.
Segundo Fabiano Falvo, vice-presidente da Hypeone, marca digital da Neo, as inovações devem focar cada vez mais em usabilidade e pragmatismo, trazendo mais relevância para os negócios. A IA generativa, que teve um destaque instantâneo em 2023, se tornando mais inteligente e sendo incorporada ao dia a dia da sociedade, deve ter sua complexidade aumentada ainda mais no próximo ano, estreitando o seu uso de forma customizada e criativa.
Veja a seguir as três tecnologias que Fabiano Falvo destaca para o próximo ano, e que devem transformar setores e comportamento de consumo:
IA generativa descentralizada
Para Falvo, muito se falou sobre a IA generativa em 2023, tendo sido ela explorada por diversos negócios. O executivo acredita que ainda há muito a se fazer com esta tecnologia, que o potencial máximo da inovação poderá ser alcançado quando modelos pré-customizados forem disponibilizados para cada segmento, democratizando e agilizando a adoção por empresas de todos os portes.
Em 2024, ela será destaque em projetos menores e mais específicos, nos quais as empresas poderão escolher um modelo LLM (Large Language Model) já treinado na área de interesse do negócio. “Este vai ser o ano de ascensão e uso pragmático da IA generativa pelas empresas, no qual elas poderão escolher o LLM que quiserem usar, assim como escolhemos o sabor da pizza”, explica o executivo.
Web3
A tokenização e Blockchain em geral era uma aposta para 2023 e evoluíram de forma orgânica no ano passado. Nos próximos anos, mais empresas poderão explorar soluções baseadas em blockchain para otimizar processos, como cadeias de suprimentos, gerenciamento de dados e contratos inteligentes. Além disso, a tendência de tokenização de ativos tangíveis e intangíveis pode crescer, permitindo que empresas transformem propriedades, títulos, obras de arte e outros ativos em tokens digitais para facilitar transações e liquidez.
“Para o segundo semestre de 2024, acredito que teremos um boom! A tecnologia está mais madura, os projetos e plataformas mais consolidados, a confiança maior e os problemas que ela é capaz de resolver são cada vez mais latentes”, prevê Fabiano.
Custobots
Chamados de “Máquinas como clientes”, é quando um robô, por meio de IA e automação, assume o papel de cliente e vai às compras. Espera-se que os Custobots se tornem mais inteligentes, utilizando aprendizado de máquina avançado e algoritmos mais sofisticados para entender melhor as necessidades dos clientes e atuar de forma mais precisa.
“As máquinas comprarão no lugar dos consumidores, e a tendência é deixar de ser projetos específicos para se tornarem plataformas que atuam em grande escala”, finaliza.
Serviço
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