book_icon

Gartner lista dez grandes tendências tecnológicas para 2024

Nos últimos anos, a área de tecnologia da informação passou a ocupar uma posição cada vez mais estratégica nas empresas, sendo crucial para o desenvolvimento de novos produtos e capaz de sustentar o crescimento dos negócios

Gartner lista dez grandes tendências tecnológicas para 2024

As incertezas socioeconômicas e a Transformação Digital em todo o mundo exigem das organizações assertividade na definição de estratégias e na distribuição de investimentos. E uma forma de fazer isso é mantendo-se atualizado sobre as tendências em tecnologia que as organizações devem explorar em 2024.

Nos últimos anos, a área de tecnologia da informação passou a ocupar uma posição cada vez mais estratégica nas empresas, sendo crucial para o desenvolvimento de novos produtos e capaz de sustentar o crescimento dos negócios.

Com o propósito de apoiar companhias frente aos desafios do mercado, a consultoria Gartner listou 10 grandes tendências tecnológicas que devem gerar disrupção ou oportunidades para os líderes da área em 2024. Continue a leitura e fique por dentro de cada uma delas.

De acordo com estimativa da Gartner, mais de 80% das empresas utilizarão alguma forma de APIs e modelos de IA Generativa ou aplicações Generativas habilitadas para IA em produção até 2026

 IA Generativa democratizada
A democratização da IA Generativa (GenAI) avança em escala global, em grande parte devido à acessibilidade dos modelos pré- treinados através da Computação em Nuvem e de código aberto.

De acordo com estimativa da Gartner, mais de 80% das empresas utilizarão alguma forma de APIs e modelos de IA Generativa ou aplicações Generativas habilitadas para IA em produção até 2026. Um salto e tanto, uma vez que no início de 2023 o mesmo índice era de menos de 5%.

Gerenciamento de confiança, risco e segurança de IA
Essa democratização do acesso à IA Generativa também traz como sequência a necessidade de ampliar o gerenciamento de confiança, risco e segurança da IA (ou AI TRiSM, na sigla em inglês).

AI TRiSM fornece as ferramentas para ModelOps, proteção e monitoramento de modelos e Dados, assim como controles de risco ao utilizar modelos de terceiros. Sem esses cuidados, há o risco de que os modelos de IA passem a gerar resultados negativos, anulando os ganhos positivos.

Até 2026, organizações que utilizam AI TRiSM devem aumentar a precisão da tomada de decisões, eliminando até 80% das informações ilegítimas, projeta a Gartner.

 Força de Trabalho Conectada Aumentada
A necessidade de desenvolver e fortalecer talentos estimula a estratégia da Força de Trabalho Conectada Aumentada (na sigla em inglês, ACWF). Trata-se de esforços para otimizar o valor entregue pelos trabalhadores, por meio do uso de aplicativos inteligentes.

De acordo com a Gartner, até 2027, pelo menos 25% dos CIOs usarão uma iniciativa de força de trabalho conectada aumentada. Isso deve ajudar a reduzir em 50% o tempo de aquisição de competência para muitas funções- chave.

 Desenvolvimento Aumentado
O desenvolvimento aumentado se refere ao uso de tecnologias como aprendizado de máquina, IA Generativa e outros recursos, para auxiliar engenheiros de software no design, codificação e teste de aplicativos.

Com o uso de IA na etapa de desenvolvimento, pode-se aumentar a produtividade do desenvolvedor. Isso também permite aos engenheiros dedicar mais tempo a atividades mais estratégicas.

Aplicativos inteligentes
Outra tendência apontada pelo Gartner são os aplicativos inteligentes, o que a empresa de consultoria define como aplicações capazes de responder de forma adequada e autônoma com base na adaptação aprendida.

Entre suas vantagens, está a possibilidade de aumentar a eficiência e a confiabilidade do trabalho automatizado, bem como proporcionar uma experiência de usuário mais dinâmica.

Quase 30% dos CEOs ouvidos pela Gartner indicaram a escassez de talentos como o fator de risco mais prejudicial para as empresas. Ao mesmo tempo, acreditam que a IA é a tecnologia que mais afetará suas indústrias nos próximos anos. Ou seja, há necessidade e demanda por aplicações inteligentes.

 Tecnologia sustentável
As tecnologias sustentáveis são aquelas que apoiam o equilíbrio ecológico sustentado a longo prazo e suportam a promoção do desenvolvimento socioeconômico e dos direitos humanos, permitindo alcançar resultados alinhados à pauta ESG.

Ao mesmo tempo em que cresce a preocupação mundial com questões ambientais e sociais, as organizações devem buscar que a tecnologia da informação seja mais eficiente e sustentável. Não é à toa que, até 2027, um quarto dos CIOs deve ter sua remuneração atrelada ao impacto da tecnologia sustentável.

 Gerenciamento contínuo de ameaças
O gerenciamento contínuo de exposição a ameaças (CTEM) permite às organizações avaliar e gerenciar o risco de acessibilidade, exposição e exploração de seus ativos digitais e físicos.

Estima-se que, até 2026, as organizações podem ter uma redução de dois terços nas violações de segurança, desde que priorizem investimentos em segurança com base em um programa CTEM.

Clientes- máquinas
Os clientes- máquinas ou ‘custobots’ são atores econômicos não humanos que podem negociar e comprar autonomamente bens e serviços em troca de pagamento.

Em cinco anos, a previsão da Gartner é que existam 15 milhões de produtos conectados, com potencial para se comportarem como clientes- máquinas. Uma tendência que pode movimentar trilhões de dólares em receitas até 2030, segundo a consultoria.

Com esse desempenho, poderia ultrapassar a chegada do comércio digital em termos de importância.

 Engenharia de plataforma
Também entre as tendências listadas pela Gartner está a engenharia de plataforma, que se refere à construção e operação de plataformas de desenvolvimento interno de autoatendimento.

Cada plataforma funciona como uma camada para dar suporte às necessidades do usuário por meio da interface com ferramentas e processos. Seu objetivo é otimizar a produtividade e a experiência do usuário e contribuir para a criação de valor comercial.

 Plataformas industriais em Nuvem
As plataformas industriais em Nuvem devem fazer parte da rotina de mais de 70% das empresas até 2027. Atualmente, a parcela de companhias que as utilizam não ultrapassa 15%, conforme análise da consultoria.

Essas plataformas combinam Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS). Com isso, é possível combinar recursos na oferta do produto.

Lidere a gestão de tecnologias nas empresas
O mundo dos negócios precisa de profissionais qualificados para gerar a implementação de tecnologias e a Transformação Digital nas empresas. Especialize-se nesta que é uma das áreas de maior protagonismo no mercado atual.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.