book_icon

Além da IA, Softtek destaca tendências tecnológicas em alta para 2024

Multinacional de TI destaca hiperautomação, evolução das arquiteturas corporativas, CleanTech e inovação aberta como as principais soluções tecnológicas que deverão impactar os negócios nos próximos meses. Após um ano marcado por grandes avanços e desafios tecnológicos, o setor de TI pode esperar um crescimento ainda mais relevante para 2024

Além da IA, Softtek destaca tendências tecnológicas em alta para 2024

“Cabe ressaltar que entre as principais tendências, sem dúvida, o avanço da Inteligência Artificial promete ser o fenômeno de maior impacto para os negócios e para sociedade, dado a evolução exponencial de suas características e potenciais. Porém, para as empresas evoluírem neste sentido, elas precisarão se manter eficientes, garantindo a estabilidade de seus negócios, sem perder de vista o investimento na adoção de novas tecnologias e modernização da arquitetura corporativa para assegurar sua sobrevivência no mercado”, explica Adriano Candido, diretor de Soluções e Inovação na Softtek Brasil, multinacional mexicana de TI.

Diante desse cenário, além dos investimentos em IA, levantamento realizado pela Softtek aponta que entre as principais tendências tecnológicas que deverão se manter em alta para 2024 estão hiperautomação de processos, evolução das arquiteturas corporativas, CleanTech e inovação aberta.

Previsões do Gartner estimam para este ano um aumento de 8% nos investimentos mundiais no setor, com gastos chegando a um montante total de US$ 5,1 trilhões

Hiperautomação
Definida, em resumo, como a combinação de tecnologias de Automação e Inteligência Artificial, que vai além da mecanização de tarefas manuais repetitivas ao incorporar capacidades cognitivas e aprendizagem automática para otimizar processos e melhorar o desempenho dos negócios, a hiperautomação deve seguir como uma tendência em ascensão.

“Com soluções adaptáveis para a necessidade de empresas de diferentes portes e segmentos de atuação, o primeiro passo para definição da melhor estratégia de hiperautomação deve caminhar lado a lado aos objetivos de negócio de cada organização, levando em consideração seu nível de maturidade digital, infraestrutura instalada e investimentos disponíveis. Nesse sentido, quatro soluções em alta no mercado, indicadas para diferentes estágios de hiperautomação das empresas são: RPA, low-code e no-code e Augmented Intelligence”, pontua Adriano.

Modernização de sistemas
Frente aos muitos desafios do dia a dia, fato é que as empresas do setor de Tecnologia precisam desenvolver estratégias de curto e longo prazos, além da capacidade de tomar decisões mais ágeis, conforme as dificuldades apareçam. Para isso, a evolução das arquiteturas corporativas, por meio da adoção de novos sistemas, como o SAP S/4Hana, soluções em Cloud e automatização de processos, se torna crucial na jornada de Transformação Digital dos negócios.

Para isso, soluções como o AMS (sigla em inglês para Serviço de Gerenciamento de Aplicações), que engloba modelos fundamentais para o suporte e monitoramento das aplicações, como o ADM (Application Development and Maintenance), são indicadas para empresas de médio e grande portes, com ativos de TI que demandem alto nível de excelência.

Entre suas abordagens, destaque para “Zero-defect operation”, voltada à qualidade e melhoria contínua com ganhos de eficiências; a expansão de atuação tecnológica SAP e não SAP; e abordagem Automation-First, a qual possibilita aprimorar a experiência dos clientes de TI com atendimento por serviços cognitivos, melhorando a produtividade e o tempo de resposta por meio da automatização.

“Se há uma certeza para o setor de TI em 2024 é que ele seguirá tendo que “equilibrar diferentes pratinhos”, contando com a ajuda de fornecedores, ferramentas e serviços que otimizem esse processo de gestão. Para obter sucesso nesta empreitada, a principal recomendação às empresas é buscar soluções robustas e de confiança, de forma que tanto a implementação quanto o gerenciamento destas novas tecnologias ocorra de forma segura e fluida, minimizando possíveis impactos negativos no negócio. É preciso considerar, também, as necessidades específicas de cada organização, de acordo com seu nível de maturidade digital”, diz Adriano.

CleanTech
Em meio ao avanço progressivo do comprometimento das empresas com as melhores práticas da agenda ESG, a indústria CleanTech desponta em referência às empresas que incorporaram tecnologias limpas nas suas cadeias de produção a fim de ter um impacto positivo.

“Caminho sem volta, a CleanTech inclui não só o desenvolvimento de tecnologias e soluções mais sustentáveis, como o compromisso das empresas com ações práticas nos campos ambiental, social e de governança, que englobem várias frentes. Entre elas, metas para redução da pegada de carbono, eficiência energética, economia circular, mobilidade sustentável e cidades inteligentes são alguns exemplos”, explica Adriano.

Inovação Aberta
Processo contínuo de colaboração e intercâmbio de informações e recursos tecnológicos entre agentes internos e externos às empresas, a Inovação Aberta deve ganhar ainda mais destaque no mercado em 2024.

Por meio dela, as empresas conseguem encontrar melhores soluções para os problemas dos usuários, ao mesmo tempo em que geram novos valores aos mercados tradicionais.

“Trata-se, portanto, de um processo descentralizado e participativo sem restrições, sempre baseado em relações de longo prazo. Além disso, a Inovação Aberta requer o intercâmbio de habilidades complementares entre diferentes organizações, tais quais empresas iniciantes, empresas tradicionais, grandes conglomerados e universidades, que, em comum, têm a tecnologia desempenhando um papel de liderança. Afinal, quanto maior a criatividade e o uso efetivo de talentos e conhecimentos especializados, melhores serão os resultados”, conclui Adriano.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.