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Vendas de headsets de Realidade Aumentada e Virtual vão crescer em 2024

Novo estudo da IDC indica que 2024 será um ano de tremenda recuperação para este segmento, já que as remessas de headsets AR/VR deverão crescer 46,4%

Vendas de headsets de Realidade Aumentada e Virtual vão crescer em 2024

De acordo com a última estimativa da IDC, as remessas mundiais de headsets de Realidade Aumentada e Realidade Virtual (AR/VR) devem diminuir 8,3% ano após ano em 2023, totalizando 8,1 milhões de unidades, apesar dos vários lançamentos de headsets durante o ano. Esses números constam do estudo Worldwide Quarterly Augmented and Virtual Reality Headset Tracker da International Data Corporation (IDC). O PSVR da Sony e o Quest 3 da Meta foram certamente bem recebidos, mas as pressões macroeconómicas sobre as famílias, combinadas com a desaceleração dos gastos nos segmentos comerciais, travaram o crescimento.

A Realidade Aumentada imersiva e interativa em 3D ainda receberá a maior parte da atenção e chegará aos usuários corporativos

No entanto, 2024 parece ser um ano de tremenda recuperação, já que as remessas de headsets AR/VR deverão crescer 46,4%. O retorno à forma se deve à disponibilidade de um ano inteiro do Quest 3 da Meta, bem como do Vision Pro da Apple, que deve atrair muita atenção, mas provavelmente enviará menos de 200 mil unidades no ano. Em contraste, Meta, líder de mercado no 3T23 que conquistou 55,2% de participação, já conseguiu entregar mais de 10 vezes o volume esperado da Apple nos primeiros três trimestres de 2023 (antes do lançamento da Quest 3) e provavelmente experimentará ano após ano- crescimento anual em 2024.

“Embora se espere que os novos headsets VR aumentem o volume, eles também correm o risco de alienar alguns consumidores, à medida que os preços médios de venda tendem a subir”, disse Jitesh Ubrani , gerente de pesquisa Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “O alto preço do Vision Pro provavelmente relegará o dispositivo às empresas, enquanto o Quest 3, que é mais acessível, também está ultrapassando os limites das carteiras dos consumidores, tornando a VR uma delícia para os ricos, especialmente à medida que a produção diminui. fones de ouvido mais antigos e mais acessíveis”, completou.

Enquanto isso, espera-se que os headsets AR também cresçam em 2024 devido à disponibilidade de modelos com fio de menor custo, como Xreal e Rokid, que tendem a servir como substitutos de monitores, ao mesmo tempo que aumentam a produtividade ou melhoram a experiência de consumo de mídia. Headsets autônomos mais sofisticados, como o HoloLens 2 da Microsoft ou o Magic Leap 2, continuarão a proliferar, embora em um ritmo mais lento do que os headsets AR conectados. No total, as remessas de headsets AR deverão chegar a 845 mil em 2024, um aumento de 85,6% em comparação com 2023.

“Espera-se que os volumes de headsets AR se movam em um ritmo mais lento em comparação com os headsets VR, mas a diversificação entre os diferentes produtos atenderá cada vez mais a mais necessidades”, acrescentou Ramon T. Llamas, diretor de pesquisa do programa de Realidade Aumentada e Realidade Virtual da IDC. “A Realidade Aumentada imersiva e interativa em 3D ainda receberá a maior parte da atenção e chegará aos usuários corporativos. A realidade assistida (headsets AR que simplesmente mostram conteúdo dentro da linha de visão do usuário) também terá seu próprio público e pode ramificar-se para consumidores com jogos e multimídia. Finalmente, a recente atenção à Realidade Mista aumentará o perfil da Realidade Aumentada, especialmente para aqueles que desejam ou precisam apenas de uma experiência de AR”, finalizou.

Serviço
www.idc.com

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