book_icon

Vertiv divulga orientações para Data Centers enfrentarem ondas de calor

Especialistas da empresa divulgaram orientações atualizadas para que os gestores de Data Centers possam enfrentar o calor extremo previsto para o verão, que começa esta semana

Vertiv divulga orientações para Data Centers enfrentarem ondas de calor

A estação mais quente está apenas começando no Hemisfério Sul, mas ondas de calor já varreram grande parte da região. Há alertas sobre condições climáticas extremas – tanto para temperaturas anormalmente altas quanto para riscos de incêndios – sendo emitidos em diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Austrália, Bolívia, Botswana, Namíbia, Peru e África do Sul.

Esse padrão segue o verão mais quente já registrado no Hemisfério Norte e uma previsão da Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica dos Estados Unidos de que há mais de 93% de probabilidade de que este ano será o mais quente desde que se iniciaram os registros das medições globais.

Os especialistas em refrigeração de Data Centers da Vertiv, fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, publicaram orientações atualizadas para administrar o calor extremo.  Elas incluem:

Nem todos os Data Centers têm acesso à energia alternativa viável, mas aqueles que têm devem maximizar o uso das fontes de energia fora da rede elétrica da concessionária

1.Limpar ou trocar os filtros de ar: para os operadores de Data Centers, os recentes incêndios no Brasil e na Austrália devem ser um lembrete para limpar ou trocar os filtros de ar nos sistemas de gerenciamento térmico e de HVAC de seus Data Centers. Esses filtros ajudam a proteger os componentes eletrônicos sensíveis contra as partículas no ar, incluindo a fumaça de incêndios florestais bastante distantes.

2.Acelerar os serviços e a manutenção planejada: o calor extremo e a má qualidade do ar sobrecarregam a capacidade dos sistemas de infraestrutura dos Data Centers. Provedores de eletricidade muitas vezes lutam para atender o aumento da demanda que acompanha temperaturas mais altas, e faltas de energia elétrica são comuns. É, portanto, imperativo ser proativo com a manutenção dos sistemas de alimentação de energia ininterrupta (UPSs) e as unidades de refrigeração. Limpar serpentinas da condensadora e manter os níveis de carga dos refrigerantes, por exemplo, pode ajudar a evitar falhas inesperadas.

3.Ativar as ferramentas de eficiência disponíveis: diversos sistemas UPS modernos são equipados com modos de operação eco de alta eficiência que podem reduzir a quantidade de energia que o sistema retira da rede elétrica. Ondas de calor como as que foram vistas recentemente levam a rede elétrica ao limite, e consequentemente qualquer redução na demanda pode ser a diferença entre um serviço ininterrupto e uma falta de energia devastadora.

4.Alavancar fontes de energia alternativas: nem todos os Data Centers têm acesso à energia alternativa viável, mas aqueles que têm devem maximizar o uso das fontes de energia fora da rede elétrica da concessionária. Isso pode incluir painéis solares locais ou externos e outras fontes alternativas, como parques eólicos fora do site e baterias de íon-lítio, para possibilitar os deslocamentos ou cortes de pico. O uso de geradores é desencorajado durante ondas de calor, a não ser que ocorra uma falta de energia elétrica. Geradores a diesel produzem mais gases de efeito estufa e emissões associadas às mudanças climáticas do que as opções de backup que usam energias alternativas. Na verdade, as organizações devem adiar testes planejados para geradores quando as temperaturas estiverem aumentando muito.

“Estas ondas de calor estão se tornando cada vez mais comuns e mais extremas, colocando uma enorme pressão nos fornecedores de energia elétrica e nos operadores de Data Centers globalmente”, disse John Niemann vice-presidente sênior para o negócio de Gerenciamento Térmico da Vertiv. “As organizações precisam igualar esta intensidade com as suas respostas, preparando-se proativamente para a pressão associada não apenas a seus próprios sistemas de alimentação de energia e de refrigeração, mas também aos desafios enfrentados pela rede elétrica. Priorizar o serviço de manutenção preventiva e colaborar com as concessionárias de energia elétrica para gerenciar a demanda pode ajudar a reduzir as probabilidades de qualquer tipo de falha em equipamentos relacionada ao calor”, completou.

“Na sequência dos recentes eventos no Brasil e na América do Sul, onde a influência do El Niño intensificou uma formidável onda de calor, as indústrias estão se equipando para mitigar os impactos de potenciais eventos relacionados ao clima em seus Data Centers e seus negócios. Os Data Centers são melhor atendidos com redundância térmica, fazendo uma parceria com um fornecedor de serviços com sólida presença local e tomando medidas proativas. Fortalecer a infraestrutura hoje protege as redes de amanhã”, disse César López, gerente de Vendas para Telecom para a região Sul da América do Sul na Vertiv.

As recomendações publicadas complementam as orientações prévias da Vertiv, as quais incluíram:

– Colocar em funcionamento tantas unidades de refrigeração quanto possível para reduzir a carga em cada unidade individual e economizar energia através dos controles de teamwork (trabalho em equipe).

– Considerar diferentes tipos de sistemas de refrigeração, incluindo refrigeração líquida, refrigeração a água gelada com circuito fechado e sistemas evaporativos com free-cooling, todos esses projetados para ambientes com alta temperatura.

– Usar modelagem preditiva para impactos relacionados a temperatura, ao invés de usar dados históricos. Como os eventos de calor extremo aumentam em frequência, as métricas históricas muitas vezes deixam a desejar para capturar os riscos modernos.

Serviço
www.vertiv.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.