book_icon

Intel apresenta novos processadores para levar a IA em todos os lugares

A família de processadores Intel Core Ultra é a maior mudança arquitetônica da empresa em 40 anos e inaugura a era do AI PC; o Intel Xeon de 5ª geração para Data Center tem aceleração de IA integrada

Intel apresenta novos processadores para levar a IA em todos os lugares

A Intel anunciou uma ampliação importante em seu portfólio de produtos de IA para permitir soluções para os clientes em todos os lugares – no Data Center, na Nuvem, na rede, na Borda e no PC. “A inovação da IA ​​está preparada para aumentar o impacto da economia digital até um terço do produto interno bruto global”, afirmou Pat Gelsinger, CEO da companhia. “A Intel está desenvolvendo tecnologias e soluções que capacitam os clientes a integrar perfeitamente e executar de forma eficaz a IA em todas as suas aplicações – na Nuvem e, cada vez mais, localmente no PC e na Borda, onde os dados são gerados e usados”, comentou

Os novos produtos incluem:

– A família de processadores móveis Intel Core Ultra, a primeira construída com base na tecnologia de processo Intel 4 e a primeira a se beneficiar da maior mudança arquitetônica da empresa em 40 anos, oferece o processador cliente com maior eficiência energética da Intel e inaugura a era da IA PC.

– A família de processadores Intel Xeon de 5ª geração, construída com aceleração de IA em todos os núcleos, trazendo avanços em IA e desempenho geral e reduzindo o custo total de propriedade (TCO).

– O CEO da Intel, Pat Gelsinger, mostrou pela primeira vez um acelerador Intel Gaudi3 AI, que chegará dentro do prazo no próximo ano.

Gelsinger apresentou a ampla presença de IA da Intel, abrangendo servidores corporativos e de Nuvem até redes, clientes de volume e ambientes de Borda onipresentes. Ele também reforçou que a Intel está no caminho certo para entregar cinco novos nós de tecnologia de processo em quatro anos. “A Intel tem a missão de levar a IA a todos os lugares por meio de plataformas de engenharia excepcional, soluções seguras e suporte para ecossistemas abertos. Nosso portfólio de IA fica ainda mais forte com o lançamento de hoje do Intel Core Ultra, inaugurando a era do PC com IA e do Xeon de 5ª geração acelerado por IA para as empresas”, disse Gelsinger.

Intel Core Ultra capacita AI PC e novos aplicativos

O Intel Core Ultra representa a maior mudança arquitetônica da empresa em 40 anos e lança a geração AI PC com inovação em todas as frentes: computação de CPU, gráficos, energia, duração da bateria e novos e profundos recursos de IA. O AI PC representa a maior transformação da experiência do PC em 20 anos, desde que os laptops Intel® Centrino® se conectaram ao Wi-Fi de qualquer lugar.

O Intel Core Ultra apresenta o primeiro acelerador de IA no chip cliente da Intel – a unidade de processamento neural, ou NPU – para permitir um novo nível de aceleração de IA com eficiência energética 2,5x melhor do que a geração anterior. Sua GPU de classe mundial e CPU líder também são capazes de acelerar as soluções de IA.

Igualmente importante, a Intel está fazendo parceria com mais de 100 fornecedores de software para trazer centenas de aplicativos impulsionados por IA ao mercado de PCs – uma ampla gama de aplicativos altamente criativos, produtivos e divertidos que mudarão a experiência do PC. Para consumidores e clientes comerciais, isso significa que um conjunto maior e mais extenso de aplicativos aprimorados por IA funcionará perfeitamente no Intel Core Ultra, especialmente em comparação com plataformas concorrentes. Por exemplo, os criadores de conteúdo que trabalham no Adobe Premiere Pro terão um desempenho 40% melhor em relação à concorrência.

Os PCs AI baseados em Intel Core Ultra já estão disponíveis em varejistas selecionados dos EUA para a temporada de festas de fim de ano. Durante o próximo ano, o Intel Core Ultra levará a IA a mais de 230 designs de fabricantes de notebooks e desktops em todo o mundo. Os PCs com IA representarão 80% do mercado de PCs até 2028 e trarão novas ferramentas para a forma como as pessoas trabalham, aprendem e criam.

Novo Xeon traz IA para Data Center, Nuvem, rede e Borda

A família de processadores Intel Xeon de 5ª geração traz um salto significativo em desempenho e eficiência: em comparação com a geração anterior do Xeon, esses processadores oferecem ganho médio de desempenho de 21% para desempenho computacional geral e permitem desempenho médio 36% maior por watt em diversas cargas de trabalho de clientes. Os clientes que seguem um ciclo típico de atualização de cinco anos e atualizam de gerações ainda mais antigas podem reduzir seu TCO em até 77%.

O Xeon é o único processador de Data Center convencional com aceleração de IA integrada, com o novo Xeon de 5ª geração oferecendo inferência e ajuste fino até 42% maiores em modelos de até 20 bilhões de parâmetros. É também a única CPU com um conjunto consistente e cada vez melhor de treinamento MLPerf e resultados de benchmark de inferência .

Os aceleradores de IA integrados do Xeon, juntamente com software otimizado e recursos de telemetria aprimorados, permitem implementações mais gerenciáveis ​​e eficientes de cargas de trabalho de rede e de Borda exigentes para provedores de serviços de comunicação, redes de distribuição de conteúdo e amplos mercados verticais, incluindo varejo, saúde e manufatura.

Durante o evento, a IBM anunciou que os processadores Intel Xeon de 5ª geração alcançaram um rendimento de consulta até 2,7x melhor em sua plataforma watsonx.data em comparação com os processadores Xeon da geração anterior durante os testes. O Google Cloud, que implementará o Xeon de 5ª geração no próximo ano, observou que a Palo Alto Networks obteve um aumento de desempenho de 2x em seus modelos de aprendizagem profunda de detecção de ameaças usando aceleração integrada no Xeon de 4ª geração por meio do Google Cloud. E o estúdio de jogos independente Gallium Studios recorreu à plataforma de IA da Numenta rodando em processadores Xeon para melhorar o desempenho de inferência em 6,5x em uma instância de nuvem baseada em GPU, economizando custos e latência em seu jogo baseado em IA.

Acelerador Intel Gaudi3 AI

Encerrando o evento, Gelsinger forneceu uma atualização sobre o Intel Gaudi3, que será lançado no próximo ano. Ele mostrou pela primeira vez o acelerador de IA de próxima geração para aprendizagem profunda e modelos de IA generativos em grande escala. A Intel tem visto uma rápida expansão de seu pipeline Gaudi devido às crescentes e comprovadas vantagens de desempenho combinadas com TCO e preços altamente competitivos. Com a crescente demanda por soluções generativas de IA, a Intel espera capturar uma parcela maior do mercado de aceleradores em 2024 com seu conjunto de aceleradores de IA liderado por Gaudi.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.