book_icon

Novos Oracle Cloud Services ajudam os bancos no gerenciamento de riscos

Com essas soluções, as empresas podem obter uma visão melhor de como as ameaças, incluindo mudanças nas taxas de juros, liquidez, comportamento do cliente e volatilidade das taxas

Novos Oracle Cloud Services ajudam os bancos no gerenciamento de riscos

A recente falência de vários bancos proeminentes nos EUA destacou a necessidade de as instituições de serviços financeiros anteciparem e gerirem melhor os riscos. Para enfrentar esses desafios, a Oracle anunciou novos serviços nativos da Nuvem que podem ajudar os bancos a fortalecerem seus processos financeiros e de gerenciamento de risco.

Os quatro novos serviços fornecem aos bancos gerenciamento de lucratividade altamente escalável e análises de clientes, preços de transferência de fundos, gerenciamento de ativos passivos e previsão de fluxo de caixa. Com essas soluções, as empresas podem obter uma visão melhor de como as ameaças, incluindo mudanças nas taxas de juros, liquidez, comportamento do cliente e volatilidade das taxas de mercado, podem afetar seus negócios. Com essa inteligência, eles podem tomar decisões mais eficazes e baseadas em dados com base em sinais de alerta precoce, ajustar suas estratégias de gerenciamento de risco para evitar crises e medir continuamente o desempenho ajustado ao risco.

Os novos serviços são desenvolvidos com base no alto desempenho, escalabilidade, segurança e conformidade da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), incluindo OCI Container Engine para Kubernetes e Oracle Autonomous Database

“Eventos recentes demonstram que as instituições financeiras têm a oportunidade e a obrigação de usar melhor os dados para entender e gerenciar riscos”, disse Sonny Singh, vice-presidente executivo e gerente-geral da Oracle Financial Services. “Com poderosas análises e IA integradas em nossas novas soluções de Nuvem, as empresas podem reforçar seus recursos de gerenciamento de riscos, testes de estresse econômico e análise de cenários para mitigar a exposição e antecipar-se à resposta regulatória que provavelmente virá dessas falências bancárias”, comentou.

Com uma arquitetura de microsserviços, APIs robustas e uma única camada de dados transparente, os serviços em Nuvem ajudam os bancos a adotar uma abordagem baseada em componentes para modernização com base em seus requisitos de negócios individuais. Os serviços podem ser executados de forma independente, funcionar perfeitamente em conjunto e coexistir com aplicativos existentes.

“As instituições financeiras precisam olhar além do que é regulamentado hoje para levar em consideração cenários comportamentais e implícitos no mercado, para se proteger – e seus clientes – de riscos catastróficos no futuro”, disse Sid Dash, pesquisador-chefe da Chartis Research. “Com as ferramentas certas e uma base de dados comum que pode lidar com a opcionalidade e os aspectos comportamentais de seus negócios, as empresas podem desenvolver uma abordagem muito mais holística para gerenciar riscos e regulamentações futuras”, completou.

Sintonize ao vivo no dia 15 de junho às 11h ET para ouvir Sid Dash e Jason Wynne da Oracle discutirem mais sobre as consequências da falência bancária e como se antecipar às mudanças regulatórias em: https://www.linkedin.com/video/event /urn:li:ugcPost:7072586932127502338/

Os novos serviços financeiros e de gestão de riscos incluem:

Oracle Financial Services Profitability and Balance Sheet Management Cloud Services

Com fortes ventos contrários que ameaçam o desempenho atual e futuro, a lucratividade e os perfis de risco, os bancos precisam de análises mais flexíveis e robustas para medir e prever o desempenho e o risco. Com análises e IA integradas, os Serviços Cloud de Gerenciamento de Rentabilidade e Balanço do Oracle Financial Services incluem aplicativos para Gerenciamento de Rentabilidade e Insights do Cliente, Preços de Transferência de Fundos, Gerenciamento de Ativos e Passivos e Planejamento e Otimização de Balanço para fornecer aos bancos insights mais profundos sobre lucratividade e juros taxa de risco.

Oracle Financial Services Asset Liability Management Cloud Service

Os silos de informações e os fluxos de dados fragmentados frequentemente impedem que os bancos gerenciem com precisão o risco do balanço patrimonial e atendam aos requisitos comerciais e regulatórios. O Oracle Financial Services Asset Liability Management Cloud Service capacita os bancos com modelagem completa de balanço e demonstração de resultados que pode modelar qualquer instrumento financeiro em qualquer moeda até o nível da transação por meio de um mecanismo de fluxo de caixa comum, escalável e de alto desempenho. Com o serviço, os bancos obtêm uma visão clara da lucratividade, ganhos e exposição geral do balanço para incorporar ativamente o risco na tomada de decisões e promover uma cultura transparente de gestão de risco.

Oracle Financial Services Funds Transfer Pricing Cloud Service

Os bancos podem utilizar preços de transferência de fundos para responder a questões complexas de lucratividade, mas muitos lutam para avaliar com precisão o lucro em uma miríade de dimensões. O Oracle Financial Services Funds Transfer Pricing Cloud Service permite que os bancos determinem o spread obtido em ativos e passivos e o spread obtido como resultado da exposição à taxa de juros para cada conta de cliente.

Oracle Financial Services Profitability Management Cloud Service

Os bancos enfrentam crescente pressão de margem devido ao aumento das taxas de juros, turbulência econômica e complexos requisitos regulatórios e de conformidade. O Oracle Financial Services Profitability Management Cloud Service oferece às instituições financeiras uma visão corporativa dos impulsionadores da lucratividade e do desempenho ajustado ao risco em várias dimensões, incluindo produto, unidade de negócios, entidade legal e canal. Juntamente com o processo de medição de desempenho sustentável, repetível e integrado da solução, as empresas podem gerar continuamente lucratividade totalmente reconciliável e insights de desempenho para informar qualquer ajuste na estratégia que precise ser feito para minimizar o risco.

Os novos serviços são desenvolvidos com base no alto desempenho, escalabilidade, segurança e conformidade da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), incluindo OCI Container Engine para Kubernetes e Oracle Autonomous Database. Com o maior número de regiões de Nuvem disponíveis globalmente, além do conjunto mais amplo de opções de nuvem distribuída, os serviços podem ser implantados com base nas necessidades de soberania ou residência de dados.

Serviço
www.oracle.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.