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Alianças tecnológicas e IA estão no centro da estratégia da Oracle

Em evento realizado em São Paulo, o presidente da companhia no Brasil enfatizou a necessidade de ter uma postura mais aberta e estar próximo de outros provedores de tecnologia

Alianças tecnológicas e IA estão no centro da estratégia da Oracle

A Oracle Brasil realizou na última quarta-feira (13/12), em são Paulo, o evento Data & AI Forum, mostrando que a Inteligência Artificial (IA), tanto a tradicional como a generativa, vai nortear a estratégia da empresa nos próximos anos. Alexandre Maioral (foto), presidente Oracle Brasil, abriu o evento enfatizando que a tecnologia é a principal habilitadora das transformações no mundo, resultando em aprimoramento de talento humano e gerando novos modelos de negócios. “Desde 2009 a Oracle investe e trabalha com Inteligência Artificial. Somos uma das únicas empresas de tecnologia que tem soluções fim-a-fim, desde IaaS, PaaS, SaaS e soluções especialistas pensadas para diversas industriais –  9 em 10 empresas financeiras e do varejo utilizam alguma solução da Oracle”, afirmou o executivo.

Segundo Maioral, em cada camada de produtos Oracle, a IA está inserida em todos os produtos, sendo a única empresa que consegue flexibilizar a Nuvem, seja Multicloud, Nuvem pública (OCI), Nuvem hibrida e a Nuvem privada. “Cada vez mais o nosso foco é estar perto das empresas desenvolvedoras de tecnologia, ter uma visão de ecossistema, ter todas as soluções e atender o cliente fim-a-fim, com uma postura mais aberta”, comentou.

Essa postura mais aberta fica evidente com a parceria estreita que a Oracle tem atualmente com a Microsoft, que antes era encarada como concorrente. No início de novembro, por exemplo, a Orracle anunciou um acordo plurianual com a Microsoft para apoiar o crescimento astronômico dos serviços de IA. A Microsoft está usando a infraestrutura de IA da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), com a infraestrutura de IA do Microsoft Azure, para inferir modelos de IA que estão sendo otimizados para impulsionar as pesquisas conversacionais do Microsoft Bing diariamente. Com o Oracle Interconnect for Microsoft Azure, a Microsoft pode usar serviços gerenciados como Azure Kubernetes Service (AKS) para orquestrar a OCI Compute em grande escala e com suporte à crescente demanda por pesquisa conversacional do Bing.

E na quinta-feira (14/12), a Oracle anunciou que o primeiro serviço Oracle Database@Azure já está disponível na região Microsoft Azure Leste dos EUA e que em breve (2024) o serviço estará disponível no Brasil. A Oracle irá operar e gerenciar o Oracle Exadata Database Service, o primeiro de vários serviços de banco de dados Oracle planejados para execução no Oracle Cloud Infrastructure (OCI) nos Data Centers do Azure. O Oracle Exadata Database Service simplifica a migração para a Nuvem de cargas de trabalho de missão crítica. O novo serviço Oracle Database@Azure oferece todas as vantagens de desempenho, escala e disponibilidade de carga de trabalho do Oracle Database, incluindo Real Application Clusters e segurança integrada, juntamente com os melhores serviços do Azure, como o Azure OpenAI Service para IA generativa

Casos de sucesso

A Oracle mostrou alguns cases durante o evento para ilustrar a sua atuação no mercado e as suas soluções. Um dos destaques foi o MariTalk, uma chatbot com IA na língua portuguesa e treinado para atender às necessidades do Brasil, e que tem a Oracle como parceira. Ele foi criado pela startup Maritaca AI, que tem modelos sofisticados que podem competir com diversos bots famosos, incluindo o da OpenAI, criadora do ChatGPT. Hoje, o ambiente usado para o MariTalk é a OCI, que proporciona uma boa performance para IA.

Renan Assunção, head de Data&Analytics na HapVida, uma das maiores operadora de saúde na América Latina, com uma carteira de cerca de 15 milhões de vidas, e usuária de soluções Oracle, contou como a tecnologia é importante para os negócios da empresa. “Geramos diariamente uma quantidade enorme de dados, como consultas, análises e exames dos clientes, um grande potencial para o uso de IA, já que por meio dela é possível utilizar esses dados para melhorar a qualidade do serviço prestado aos beneficiários”, contou.

Oracle é parceira em IA e da camada de software e banco de dados da Hapvida, que escolheu o Oracle Autonomous Database e a Oracle Analytics Cloud na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) devido a sua necessidade de se modernizar com dados e análises, automatizando a integração de dados, além de melhorar a segurança.

Alexandre Nery, head of Data Science do Serasa Experian, também palestrou no evento e contou que a empresa possui um banco de dados com informações de cerca de 100 milhões pessoas no Brasil. “Bloqueamos cerca de 300 mil fraudes no mês, processamos cerca de 400 mil selfies de faces e mais de 400 mil documentos por dia. Temos grandes clientes e, de fato, além de proteger os clientes indiretamente, protegemos o usuário final, evitando que um fraudador utilize o seu documento e tente abrir uma nova conta”, explicou.

A Serasa Experian transferiu várias cargas de trabalho de dados, como detecção de fraude, análise de call center, análise financeira e dados de crédito no Brasil para a arquitetura Lakehouse da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), que abrange Oracle Exadata Cloud Service, Oracle Autonomous Data Warehouse, Object Storage, Big Data Service, Data Flow e Data Science. A empresa observou um aumento de 40% no desempenho, uma redução de 60% nos custos e maior confiabilidade e resiliência.

“A infraestrutura de GPU é muito importante para nós, pois oferece os insumos para prevenir a fraude. Além disso, é utilizada em treinamentos para possíveis ataques de Deep Fake, conseguindo assim prevenir fraudes e criando uma validação de identidade inovadora que ninguém mais possui no mercado”, contou.

Serviço
www.oracle.com

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