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Remessas globais de smartphones caíram 4% em 2023, afirma Canalys

A Apple conquistou a primeira posição pela primeira vez com uma participação de mercado de 20% e remessas de 229,2 milhões de unidades em 2023, uma ligeira queda de 1%

Remessas globais de smartphones caíram 4% em 2023, afirma Canalys

De acordo com a pesquisa da Canalys, o mercado global de smartphones experimentou um crescimento anual de 8% no 4º trimestre de 2023, atingindo 319,5 milhões de unidades, indicando ainda mais sinais de estabilização e recuperação. As remessas totais para o ano completo de 2023 somaram 1,14 bilhão de unidades, marcando uma queda de 4% em relação a 2022. Apesar de enfrentar desafios nos principais mercados, a Apple conquistou a primeira posição pela primeira vez com uma participação de mercado de 20% e remessas de 229,2 milhões de unidades em 2023, uma ligeira queda de 1%. A Samsung acompanhou de perto, mantendo a lucratividade como estratégia, entregando 225,4 milhões de unidades (queda de 13%) e conquistando 20% de participação de mercado. A Xiaomi solidificou sua terceira posição, detendo uma participação de mercado de 13%, com remessas totalizando 146,4 milhões de unidades. A Oppo e a Transsion ficaram em quarto e quinto lugares, com 9% e 8% de maket share, respetivamente.

Investir em IA no dispositivo para o segmento high-end e expandir as remessas em segmentos de médio a baixo padrão se tornarão duas direções estratégicas para os fornecedores de smartphones em 2024

“A recuperação nos mercados emergentes levou a uma recuperação no segundo semestre de 2023, reduzindo a queda”, comentou Sanyam Chaurasia, analista sênior da Canalys. “Beneficiando-se de foco estratégico adicional e recursos de fornecedores que lançaram uma série de modelos de mercado de massa, a América Latina, a África e o Oriente Médio mostraram forte impulso de recuperação a partir do 3º trimestre de 2023. Enquanto isso, à medida que as condições macroeconômicas melhoraram na região da APAC, a demanda do consumidor aumentou significativamente no final do ano. A Transsion e a Xiaomi se beneficiaram dessas fortes recuperações do mercado de massa, alcançando um crescimento ano a ano notável no quarto trimestre. No entanto, mercados maduros, incluindo China Continental, Europa e América do Norte, ainda enfrentam fortes ventos contrários devido aos gastos moderados do consumidor e investimentos reduzidos no canal. Em 2024, os mercados emergentes continuarão sendo um campo de batalha estratégico para a maioria dos fornecedores de smartphones que buscam crescimento”, explicou.

“Os fornecedores de smartphones testemunharam uma melhora significativa na lucratividade, apesar do declínio do mercado em 2023”, observou Toby Zhu, analista sênior da Canalys. “Os fornecedores têm sido cautelosos com suas operações de negócios, simplificando as despesas e se concentrando em seus principais mercados em resposta à desaceleração do mercado. Enquanto isso, a carteira geral de estoques foi amplamente reduzida no 1º trimestre de 2023, elevando as pressões operacionais para que os fornecedores limpem o estoque. Por fim, os preços dos componentes e chipsets foram relativamente baixos no ano passado, permitindo que os fornecedores aumentassem as margens de lucro e desenvolvessem produtos competitivos. Os fornecedores se sentem mais confiantes financeiramente em capturar qualquer demanda nascente e apoiar medidas de incentivo mais flexíveis”, completou.

“Investir em IA no dispositivo para o segmento high-end e expandir as remessas em segmentos de médio a baixo padrão se tornarão duas direções estratégicas para os fornecedores de smartphones em 2024”, disse Zhu. “A IA abrangerá desde a diferenciação no nível do produto até a estratégia operacional e corporativa, variando entre as empresas. A Samsung incorporará IA generativa em sua estratégia de produto de longo prazo. Ao mesmo tempo, fornecedores chineses como Xiaomi, vivo, Oppo e Honor já lançaram dispositivos emblemáticos com recursos de IA generativa em seus mercados domésticos. Por outro lado, os fornecedores continuarão a se concentrar em aumentar o volume e as escalas para manter sua participação na carteira e o nível de prioridade nos canais de varejo e cadeias de suprimentos, mesmo no ambiente volátil. O segmento de mercado de massa será o centro para os fornecedores, enquanto a proposta de valor para o dinheiro e a acessibilidade são estratégias de produto centrais no curto prazo”, finalizou.

Serviço
www.canalys.com

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