book_icon

Mercado de WLAN empresarial caiu 5% no terceiro trimestre, aponta a IDC

Mas a adoção do Wi-Fi 6E, o mais novo padrão da indústria de WLAN que expande o uso do Wi-Fi para incluir a banda de espectro de 6 GHz, continuou a crescer no 3T23.

Mercado de WLAN empresarial caiu 5% no terceiro trimestre, aponta a IDC

O segmento empresarial do mercado mundial de redes locais sem fio (WLAN) encolheu 5,2% ano a ano no terceiro trimestre de 2023 (3T23) para US$ 2,5 bilhões, de acordo com resultados do estudo Worldwide Quarterly WLAN Tracker da IDC. Os últimos trimestres na indústria de WLAN testemunharam taxas de crescimento descomunais, impulsionadas por fornecedores que reduziram uma carteira recorde de pedidos de produtos à medida que a cadeia de suprimentos e a disponibilidade de produtos se normalizavam. No trimestre mais recente, as organizações em todo o mundo estão demorando a implementar a elevada quantidade de produtos que foram entregues nos últimos trimestres, levando a taxas de crescimento decrescentes, um problema que deverá persistir no próximo trimestre de 2024.

Ao mesmo tempo, a adoção do Wi-Fi 6E, o mais novo padrão da indústria de WLAN que expande o uso do Wi-Fi para incluir a banda de espectro de 6 GHz, continuou a crescer no 3T23. As receitas de Wi-Fi 6E cresceram 13% entre o segundo e o terceiro trimestres, representando 20,4% das receitas de pontos de acesso dependentes (AP) e 9,6% das remessas de unidades do trimestre. O Wi-Fi 6 representou a maior parte das receitas de AP dependentes restantes (74,8%) e das remessas de unidades (76,6%), com o padrão Wi-Fi 5 herdado constituindo o restante.

As receitas de WLAN empresarial da Cisco aumentaram 3,5% ano após ano no 3T23, para US$ 1,08 bilhão. A participação de mercado da empresa era de 43,4% ao final do trimestre

O segmento de consumo do mercado WLAN diminuiu 13,7% ano a ano no 3T23. O Wi-Fi 6 representou 57,9% das receitas do segmento de mercado, com o Wi-Fi 5 ainda representando 32,4% das receitas do segmento. A adoção do Wi-Fi 6E continua incipiente no segmento de consumo, representando apenas 6,2% das receitas.

“O terceiro trimestre de 2023 marcou uma mudança na dinâmica plurianual da indústria WLAN relacionada a interrupções na cadeia de suprimentos, pendências de produtos e agora, com o aumento da disponibilidade de produtos, um período em que organizações em todo o mundo estão implementando produtos WLAN antes de colocar novos pedidos”, explicou Brandon Butler, gerente de Pesquisa de Enterprise Networks da IDC. “No entanto, a WLAN continua a ser uma tecnologia importante para as organizações e melhorias como a adoção contínua do Wi-Fi 6E continuam a impulsionar o mercado WLAN”, completou.

O mercado empresarial de WLAN teve resultados mistos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o mercado aumentou 1,2% ano contra ano no 3T23 enquanto no Canadá o mercado caiu 3,9%. Na América Latina, o mercado subiu 23,5%. Na Europa Ocidental, o mercado caiu 11,2%, enquanto na Europa Central e Oriental, o mercado caiu 6,7%. Na região do Oriente Médio e África, as receitas do mercado aumentaram 7,5%. Na região Ásia/Pacífico, excluindo Japão e China, o mercado caiu 0,6%. Na República Popular da China, o mercado caiu 24,1%, enquanto no Japão o mercado caiu 12,8%. Entre outros destaques do estudo estão:

– As receitas de WLAN empresarial da Cisco aumentaram 3,5% ano após ano no 3T23, para US$ 1,08 bilhão. A participação de mercado da empresa era de 43,4% ao final do trimestre.

– As receitas da HPE Aruba Networking diminuíram 25,7% ano após ano no 3T23, dando à empresa uma participação de mercado de 12,0% no trimestre.

– As receitas de WLAN empresarial da Huawei aumentaram 12,4% ano após ano no 3T23, dando à empresa uma participação de mercado de 7,2%.

– As receitas de WLAN empresarial da Ubiquiti caíram 15,6%, dando à empresa 6,4% de participação de mercado.

– As receitas de WLAN empresarial da CommScope aumentaram 19,1% ano após ano no trimestre, dando à empresa uma participação de mercado de 5,1%.

– As receitas de WLAN corporativa da Juniper Networks aumentaram 18,7% ano após ano, dando à empresa 4,5% de participação de mercado.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.