book_icon

InterSystems apoia Governo de Sergipe em modernização tecnológica

Após definição de objetivos, projetos e metas, Governo de Sergipe inicia monitoramento de secretarias com base em plataforma que roda sobre o InterSystems Iris

InterSystems apoia Governo de Sergipe em modernização tecnológica

O Governo do Estado de Sergipe deu início ao seu Processo de Planejamento Estratégico e Orçamentário em outubro de 2023 após a construção de um plano que teve a plataforma de dados InterSystems Iris como base para interoperabilidade na rede que integra todas as secretarias de governo. O principal objetivo do governo é promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de Sergipe com a excelência dos serviços públicos.

Para obter esse resultado, o projeto do governo baseia-se em quatro eixos principais, que serão transmitidos e monitorados em todas as secretarias. São eles: Trabalho e desenvolvimento econômico; Desenvolvimento humano e social; Infraestrutura e sustentabilidade; e Gestão, governança e inovação. Para dar suporte tecnológico ao projeto, a empresa de integração de sistemas Facilit Tecnologia – parceira da InterSystems no Brasil – desenvolveu a plataforma de gestão Target, que roda em cima do InterSystems Iris.

O InterSystems Iris é uma plataforma completa de dados da Nuvem que fornece recursos de gerenciamento de banco de dados, interoperabilidade e análise de alto desempenho, todos integrados do zero

“O planejamento estratégico é um retrato do Plano de Governo apresentado pelo governador Fábio Mitidieri e pelo vice-governador Zezinho Sobral à população durante a campanha eleitoral, e que agora precisamos trabalhar como a gente vem trabalhando intensamente num ritmo frenético para tirar todas essas realizações do papel”, comemora o secretário de Estado da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo.

“As equipes de planejamento e econômica somaram esforços para trazer essa nova plataforma de acompanhamento e monitoramento do orçamento, do planejamento estratégico, que é fundamental para nos dar um norte daquilo que queremos, para mostrar como estamos e o que queremos para Sergipe”, afirma o governador Fábio Mitidieri.

“É um lugar em que serão colocados os projetos e onde será possível lembrar de quando os prazos vão expirar. Além disso, vamos fazer uma integração direta do Target com o sistema financeiro do Estado. Também vai permitir que o governador e os secretários consigam enxergar como andam os planos, os projetos, possibilitando uma maneira de trabalhar mais ágil e, ao mesmo tempo, as informações serão automaticamente colocadas no sistema, gerando relatórios de uma forma muito mais simples”, explica Manoel Amorim, CEO da Facilit.

Para Alexandre Tunes, country manager da InterSystems no Brasil, há um empenho de órgãos e autarquias das três esferas de governo em avançar na transformação digital. “Percebemos o empenho em modernizar a administração pública por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICs) desde o início do projeto e-Gov, o que resultou em mais eficiência na gestão e nos serviços públicos. A InterSystems tem muita sinergia com essa transformação, pois é uma empresa que já nasceu, em 1978, com o objetivo claro de que a tecnologia deve ser usada para melhorar a vida das pessoas. Por isso, temos a vertical de mercado governo como uma das principais metas para proporcionar ao poder público o melhor serviço aos cidadãos”, observou.

De acordo com Josué Cavalcanti, diretor de Operações da Facilit Tecnologia, “a plataforma Target permitirá o acompanhamento sistemático de indicadores e evidências, com relatórios de balanço de metas, além de integrar o sistema financeiro do Estado, simplificando o acompanhamento e a geração de relatórios”. O executivo destaca que a Target manterá todos os executores de projetos nas secretarias atentos aos prazos com o trabalho mais ágil e simples na geração de relatórios.

Soluções

O InterSystems Iris é uma plataforma completa de dados da Nuvem que fornece recursos de gerenciamento de banco de dados, interoperabilidade e análise de alto desempenho, todos integrados do zero. Ao somar a tecnologia da InterSystems à do Target, o Governo de Sergipe passa a contar com uma poderosa plataforma de dados para a gestão de planejamento estratégico. Iris supera as exigências para implementação Multicloud, Intercloud e híbrida, processamento de alta velocidade e ingestão e acesso a dados distribuídos. Está disponível em todos os principais mercados de nuvem pública, incluindo serviços da Web da Amazon, Microsoft Azure, Plataforma de Nuvem do Google e nuvem privada, e foi implantada em todo o mundo.

Já o Target é uma plataforma digital desenvolvida pela Facilit para facilitar a execução e o controle das ações e resultados de planejamento estratégico. As informações são lançadas no sistema, que cria e acompanha automaticamente indicadores de desempenho em todas as áreas. Criada para potencializar a atuação da alta gestão, a Plataforma Target permite visualizar as ações e os resultados de forma simples e rápida, proporcionando reuniões mais ágeis e encaminhamentos automáticos das decisões para todos os envolvidos. Com mais de 10 anos de mercado, a Plataforma Target é utilizada em mais de 25 grandes organizações e pode ser acessada em computadores, tablets e celulares em lugares com ou sem Internet.

Serviço
www.intersystems.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento