book_icon

Estudo IDC FutureScape 2024 revela as estratégias para negócios digitais

Relatório mostra os impulsionadores externos que alterarão o ecossistema de negócios global nos próximos 12 a 24 meses e nos problemas que as equipes de tecnologia e TI enfrentarão

Estudo IDC FutureScape 2024 revela as estratégias para negócios digitais

A International Data Corporation (IDC ) apresentou suas previsões de estratégias de negócios digitais em todo o mundo para 2024 e além. As previsões foram apresentadas por Tony Olvet e Craig Powers no webinar IDC FutureScape. Segundo os analistas da IDC, há anos a Transformação Digital tem sido o foco das organizações que buscam obter vantagens competitivas e modernizar seus processos e tecnologia. O objetivo é tornar negócios digitais onde a criação de valor se baseia no uso de tecnologias para processos, produtos, serviços e experiências. Agora, a era dos Negócios Digitais (BD) chegou. As empresas procuram novos fluxos de receitas digitais enquanto digitalizam as operações para reduzir custos e aumentar a eficiência. Os gastos com tecnologias digitais estão crescendo, enquanto os gastos tradicionais e não digitais estão estagnados ou mesmo em declínio. E a demanda por experiências digitais por parte de clientes, funcionários, parceiros e fornecedores tornou-se uma expectativa.

As organizações que já iniciaram as suas jornadas de negócios digitais viram o valor e continuarão a investir e a inovar, com o risco de perder participação de mercado significativa nos próximos cinco anos caso não o fizerem

“A Transformação Digital foi apenas o primeiro passo – para realmente obter valor com a mudança, as empresas precisam passar para um estado inovador”, disse Craig Powers, diretor de Pesquisa de Worldwide Digital Business Strategies da IDC. “A IDC espera que mais empresas melhorem as suas capacidades de inovação até 2024 porque a inovação digital – o processo de idealização e teste de novas tecnologias digitais – é cada vez mais priorizada. O momento para as empresas construírem capacidades inovadoras e culturas de inovação é agora, se quiserem permanecer competitiva na era dos negócios digitais”, afirmou.

A pesquisa FutureScape 2024 da IDC concentra-se nos impulsionadores externos que alterarão o ecossistema de negócios global nos próximos 12 a 24 meses e nos problemas que as equipes de tecnologia e TI enfrentarão ao definir, construir e governar as tecnologias necessárias para prosperar em um ambiente Digital-First.

Uma análise mais detalhada das dez principais previsões da IDC para estratégias de negócios digitais revela o seguinte:

GenAI será usado para inovar: GenAI será usado para desenvolver produtos e serviços digitais, identificando oportunidades de mercado e alocando recursos da empresa. As empresas que utilizam GenAI desta forma implementarão de forma mais eficiente e eficaz novos empreendimentos de geração de receitas, levando a um crescimento mais rápido que os seus concorrentes que não utilizam GenAI terão dificuldade em igualar.

O ritmo dos investimentos em tecnologias digitais continuará: os gastos em tecnologia digital por parte das organizações crescerão sete vezes mais rápido do que a economia geral em 2024, à medida que as empresas são obrigadas pelas exigências do mercado a desenvolver modelos de negócios digitais e a fortalecer as capacidades digitais.

Elevando a IA ao C-Suite: uma pesquisa recente da IDC descobriu que pouco mais da metade dos CIOs afirmam que sua organização tem ou planeja ter um líder individual responsável pela IA, e aproximadamente metade desses CIOs acredita que o líder fará parte do C-Suite.

As empresas nativas digitais adotarão a GenAI: as empresas nativas digitais dependem da tecnologia para apoiar os seus modelos de negócios disruptivos e para criar a sua vantagem competitiva. Estas empresas serão as primeiras a adotar a GenAI e investirão fortemente para aumentar a sua vantagem competitiva.

As plataformas de negócios digitais permitem o sucesso: as plataformas de negócios digitais permitem maior visibilidade das operações de uma empresa, permitindo uma maior visão sobre os impactos dos seus investimentos. À medida que as empresas amadurecem digitalmente, consideram que a medição do ROI é mais simples e são mais propensas a desenvolver capacidades de ponta que possam impulsionar iniciativas de receitas digitais bem-sucedidas.

A IA em todos os lugares impulsionará novos modelos de negócios digitais: a IDC espera que a combinação de IA preditiva, visão mecânica e capacidades GenAI, e o fornecimento de serviços sob demanda por meio de ecossistemas digitais, assumam uma nova dimensão. Isto abrirá oportunidades para criar produtos e serviços para segmentos de clientes que apreciarão o apelo destas capacidades.

Medir o sucesso exigirá novos KPIs: acompanhar o que é realmente relevante para o negócio é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. Esperamos ver novos indicadores-chave de desempenho (KPIs) implementados, que reflitam uma mudança em direção à criação e entrega de produtos, serviços e experiências digitais, que são os atributos definidores de um negócio digital.

Digital-First torna-se a prioridade de investimento: os CEOs esperam cada vez mais que o líder tecnológico da sua organização se concentre em fornecer melhores resultados de negócios, aumentando a agilidade dos negócios e gerando novas receitas através de produtos, serviços e experiências digitais.

A IA terá impacto nos fluxos de trabalho e impulsionará a reciclagem dos funcionários: a adoção generalizada da IA ​​trará desafios para os funcionários que veem seu fluxo de trabalho geral e processo de aprendizagem impactados. Para mitigar o impacto negativo e impulsionar a adoção, os funcionários precisarão ser requalificados para trabalhar junto com a GenAI.

As tecnologias digitais serão utilizadas para cumprir os objetivos de sustentabilidade: para alcançar as suas ambições de sustentabilidade, as organizações exigirão que os líderes empresariais e de TI procurem investimentos em tecnologia digital que sejam duplos – cumprir os seus objetivos digitais e, ao mesmo tempo, ter em conta a sustentabilidade.

“O investimento em negócios digitais, aumentado pela GenAI, continuará a impulsionar novos modelos e resultados positivos no futuro. As organizações que já iniciaram as suas jornadas de negócios digitais viram o valor e continuarão a investir e a inovar, com o risco de perder participação de mercado significativa nos próximos cinco anos caso não o fizerem”, finalizou Powers.

Serviço
www.idc.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.