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Sustentabilidade, tecnologia e prevenção de riscos estão entre as prioridades para 2024

As empresas estão explorando o uso da IA Generativa e da análise avançada para melhorar a eficiência e a centralização no cliente

Sustentabilidade, tecnologia e prevenção de riscos estão entre as prioridades para 2024

As novas tecnologias estão transformando diversos setores do mundo corporativo. Um levantamento realizado pela Deloitte em 2023, apontou que cerca de 70% das empresas investirão em Inteligência Artificial (IA) até o final do ano.

A personalização da experiência do cliente, análise de Dados e detecção de fraudes são fatores que podem ser aprimorados pelo uso da IA, sendo uma alternativa para redução de custos e na assertividade durante a tomada de decisões, por conta da capacidade de coletar e analisar grandes volumes de Dados.

“Esse crescimento do uso da tecnologia pode levar a maiores oportunidades em mercados globais através da criação de parcerias eficazes por meio do digital. Um exemplo disso é o case da empresa Turaco, que alcançou mais de 70 mil trabalhadores da economia gig no Quênia e em Uganda, fornecendo serviços por meio de parcerias com plataformas digitais de transporte privado”, comenta Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick (Inglaterra).

Com a Transformação Digital as empresas enfrentam desafios devido a restrições, como sistemas antigos baseados em mainframe, múltiplas plataformas centrais, complexidade de integração e fluxos de Dados ineficazes. Esses obstáculos muitas vezes impedem a otimização da experiência do cliente, apesar da migração de Dados e sistemas para plataformas em Nuvem.

Vargas ressalta que a IA pode ser usada para personalizar a experiência do cliente, fornecendo oportunidades, conselhos e serviços relevantes com base em insights em tempo real sobre os clientes. Isso pode melhorar a integração com o público, a resolução de problemas, proporcionando uma experiência hiperpersonalizada.

“Essas tendências estão surgindo porque a satisfação do cliente é crucial para o sucesso a longo prazo das empresas. Então, as empresas estão explorando o uso da IA Generativa e da análise avançada para melhorar a eficiência e a centralização no cliente”, explica o especialista.

Tendências para as empresas em 2024
Além da Inteligência Artificial, Alberto Vargas elencou as três principais tendências para o ambiente corporativo em 2024:

Prevenção de Riscos
O mercado está se movendo em direção a uma abordagem mais proativa na prevenção de riscos, em vez de apenas reagir a eles. Isso ocorre devido ao aumento na frequência e gravidade dos riscos globais, como mudanças climáticas e cibercrime. As empresas estão percebendo que prevenir perdas é tão crucial quanto cobri-las.

Uso de Tecnologia Avançada
A transformação do ambiente corporativo também está ligada à adoção de tecnologias avançadas. A análise de Dados, Inteligência Artificial Generativa e outras tecnologias estão sendo usadas para obter insights acionáveis a partir de novos Dados disponíveis. Isso ajuda as empresas a tomarem decisões informadas e aprimorar seus serviços.

Missão de Sustentabilidade
As corporações estão se tornando embaixadoras da sustentabilidade e influenciando decisões e estratégias orientadas pelo propósito do cliente. Isso ocorre em resposta a ameaças existenciais, como mudanças climáticas catastróficas, e a preocupação com populações em vulnerabilidade.

“Outro fator observado é uma mudança em direção a um papel mais proativo com relação à diversidade, equidade e inclusão. Essas tendências refletem a evolução do setor em resposta a ameaças globais, pressões sociais e expectativas dos clientes”, finaliza Vargas.

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