book_icon

Planner Sistemas apresenta solução P-POV e foca operadoras de planos de saúde

A plataforma P-POV de Enterprise Performance Management é a aquisição mais recente da operadora, e se encontra em fase final de parametrizações e construção das interfaces com sistemas já usados pela cooperativa médica.

Planner Sistemas apresenta solução P-POV e foca operadoras de planos de saúde

A sinistralidade média do setor de operadoras de saúde fechou o ano passado em 88,5%, o maior patamar dos últimos 13 anos. As determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) impõem às operadoras de plano de saúde regras a serem cumpridas, e uma delas diz respeito à RN 518, quanto à implementação de práticas de governança, de gestão, de riscos e controles internos na operação. Em linhas gerais, significa ter a leitura analítica sobre a sustentabilidade econômica-financeira das operadoras. Em caso da regra não ser cumprida, sanções e multas podem ser aplicadas.

Para cumprir a RN, a Planner Sistemas desenvolveu a P-POV, uma plataforma que consolida num único painel os resultados obtidos mês a mês das operadoras de planos de saúde, a elaboração do orçamento anual do seu grupo de empresas, além do controle das receitas, dos custos e das despesas, algo conhecido no mercado como “fechamento das contas”.

A plataforma sincroniza de forma automatizada os Dados financeiros, contábeis e da operação com D-1

“Buscávamos algo que conseguisse atender às nossas necessidades de orçamento, que fosse de fácil operação e aderente aos processos”, explica Raphael Ruiz Martins, gerente de TI da Unimed Leste Fluminense, uma das cooperativa médicas que adotou a solução. “O fato da plataforma atender à RN 518, algo obrigatório para operadoras do nosso porte, trouxe ainda mais segurança no momento de escolha e de decisão”, conclui.

Controle de Dados
A plataforma P-POV de Enterprise Performance Management é a aquisição mais recente da operadora, e se encontra em fase final de parametrizações e construção das interfaces com sistemas já usados pela cooperativa médica.

Na visão de Carlos Simões, gerente do projeto de implementação do P-POV, os gestores da empresa passarão a enxergar o negócio sob a ótica do seu planejamento estratégico e financeiro. “Algo que ganhamos em qualidade e velocidade”, completa Simões sobre a economia de tempo para obter dados e revisões, passando para minutos o que levaria dias para ser mensurado.

Sinistralidade e uso do plano
Pela solução, a Unimed Leste Fluminense terá acesso a um report sobre onde está concentrada a sinistralidade e a maior ocorrência de uso do plano de saúde. Luciano Dozól, diretor da Planner Sistemas, explica que isso é possível porque a plataforma sincroniza de forma automatizada os Dados financeiros, contábeis e da operação com D-1. “Quando todos os Dados estão conectados, a empresa tem uma percepção macro sobre o negócio, o desempenho e a eficiência tática, conseguindo identificar os desvios para medidas corretivas em tempo hábil”, avalia. “Estamos empolgados com essa nova parceria porque não tivemos perdas com os sistemas que já usamos internamente”, diz o gerente de TI da cooperativa médica, Raphael Ruiz, para quem a integração eliminará relatórios paralelos e colocará de forma colaborativa e integrada as áreas estratégicas da Unimed Leste Fluminense.

Hospital Itaipu_Unimed Leste Fluminense

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.