book_icon

IDC divulga as dez tendências em Inteligência Artificial para 2024 e além

A pesquisa FutureScape 2024 concentra-se nos impulsionadores externos que influenciarão o ecossistema de negócios global nos próximos 12 a 24 meses e nos problemas que as equipes de TI enfrentarão

IDC divulga as dez tendências em Inteligência Artificial para 2024 e além

A International Data Corporation (IDC) apresentou suas previsões mundiais de Inteligência Artificial (IA), GenAI e automação para 2024 e além. As previsões foram apresentadas por Ritu Jyoti semana passada no webinar IDC FutureScape. Embora a IA não seja uma tecnologia nova – as empresas têm investido pesadamente em IA preditiva e interpretativa há anos – o anúncio da série GPT-3.5 da OpenAI no final de 2022 chamou a atenção do mundo e desencadeou uma onda de investimento em IA generativa. Como resultado, a IDC espera que os gastos mundiais em soluções de IA cresçam para mais de US$ 500 bilhões em 2027. Por sua vez, a maioria das organizações experimentará uma mudança notável no peso dos investimentos em tecnologia na implementação de IA e na adoção de produtos/serviços melhorados por IA.

“A popularidade global explosiva do ChatGPT nos deu o primeiro verdadeiro ponto de inflexão da IA ​​na adoção pública”, disse Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo de Pesquisa de Mercado Mundial de Inteligência Artificial e Automação e Serviços de Consultoria da IDC. “À medida que crescem os investimentos em IA e automação, o foco nos resultados, na governança e na gestão de riscos é fundamental”, completou.

Até 2024, 33% das empresas do G2000 explorarão modelos de negócios inovadores para duplicar o seu potencial de monetização da GenAI

A pesquisa FutureScape 2024 da IDC concentra-se nos impulsionadores externos que influenciarão o ecossistema de negócios global nos próximos 12 a 24 meses e nos problemas que as equipes de tecnologia e TI enfrentarão ao definir, construir e governar as tecnologias necessárias para prosperar em um ambiente digital primeiro. mundo.

Uma análise mais detalhada das dez principais previsões da IDC para inteligência artificial, GenAI e automação revela o seguinte:

Moderando os riscos da GenAI: eficiência acelerada e risco catastrófico são os dois lados da moeda novíssima da GenAI. Para reduzir os riscos, os fornecedores de plataformas de software e nuvem irão agrupar pacotes de segurança e governação GenAI com os seus serviços primários para acrescentar valor e diferenciar as suas ofertas.

Diversos requisitos regulamentares: os esforços para regular a implementação e o desenvolvimento de sistemas de IA variarão entre regiões e países. É provável que estes diversos requisitos regulamentares façam com que as organizações adotem abordagens mais faseadas às implementações de IA, o que também aumentará o tempo de obtenção de valor.

Conversação como interface de usuário padrão: a conversação já está emergindo como interface de usuário (IU) padrão para aplicativos e soluções empresariais e de consumo. Essas interfaces conversacionais de IA afetarão significativamente o envolvimento do cliente, as vendas, o marketing e até mesmo o suporte técnico de TI.

O foco muda para resultados: à medida que sua compreensão da automação amadurece, os patrocinadores do projeto mudam de um foco tecnológico para uma mentalidade de resultados, onde exigem prova tangível de valor entregue para seus investimentos medidos por KPIs alinhados com resultados comerciais e financeiros.

Ferramentas baseadas em GenAI automatizam a qualidade do software: devido ao valor que a GenAI agrega aos testes automatizados, a IDC espera que ela mude rapidamente o cenário dos testes de software, com os fornecedores se tornando capazes de produzir uma porcentagem significativa de testes para diminuir os esforços manuais e melhorar a cobertura dos testes, liderando para melhor qualidade de código.

GenAI transforma serviços de TI de modernização de aplicativos: maior utilização de IA na modernização de aplicativos. Os serviços de TI podem otimizar a eficiência, aumentar a velocidade de entrega de serviços e aumentar as margens dos serviços de TI.

Trazendo a IA para a descoberta de conhecimento: os avanços mais recentes na IA generativa provocaram um aumento na demanda por recursos como resposta a perguntas em linguagem natural e pesquisa conversacional para apoiar a descoberta de conhecimento por autoatendimento.

Monetização da GenAI: embora a tecnologia seja uma fonte de vantagem, é o modelo de negócio que ajudará as empresas a monetizar a IA generativa e a impulsionar uma vantagem competitiva duradoura. Até 2024, 33% das empresas do G2000 explorarão modelos de negócios inovadores para duplicar o seu potencial de monetização da GenAI.

AGI no horizonte: vários grupos estão trabalhando em direção à Artificial General Intelligence (AGI) e as empresas farão experiências com sistemas AGI até 2028. À medida que avança, a AGI será transformadora, impactando tudo, desde o mercado de trabalho até a forma como entendemos conceitos como inteligência e criatividade.

Mudança nas prioridades dos chips: até que as cargas de trabalho de IA que exigem a transferência de tarefas dos processadores de servidor para os aceleradores sejam padronizadas em algoritmos e pilhas de software ajustadas aos processadores de servidor, a compra de aceleradores (GPU, FPGA e AI ASIC e ASSP) consumirá a compra de processadores de servidor (CPUs).

Serviço
www,idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.