book_icon

Segurança e rede são as tecnologias que favorecem a receita dos parceiros na AL

Os resultados da pesquisa TD Synnex Direction of Technology 2023 para a América Latina mostram os rumos que os negócios dos parceiros de Canal irão tomar, com base na situação atual e nas tendências de maior impacto para os clientes corporativos

Segurança e rede são as tecnologias que favorecem a receita dos parceiros na AL

Pelo segundo ano consecutivo, a TD Synnex realizou a pesquisa anual Direction of Technology, que apresenta Dados importantes para a América Latina. O objetivo da pesquisa é entender as visões e expectativas dos Canais parceiros no que toca a seus modelos de negócio, desempenho e estratégias, bem como o cenário de adoção de tecnologia por seus cientes, os usuários finais.

As conclusões do relatório regional se baseiam na segmentação dos resultados de pesquisa realizada (em colaboração com a Canalys) com 550 Canais parceiros da TD Synnex, abrangendo a Europa, a região Ásia-Pacífico, a América do Norte e a América Latina e Caribe (LAC), sendo que a LAC ficou atrás apenas da Europa em número de entrevistados, com 22% do total.

Apenas 8% dos parceiros da região oferecem atualmente soluções de credenciamento e relatórios de ESG, em comparação com 33% na América do Norte e 32% na Europa 

“As particularidades da América Latina se refletem nos Dados de nossa pesquisa deste ano. Os resultados revelam uma série de aspectos, mostrando que os parceiros da região estão realmente se preparando para uma realidade em mudança e ajustando suas prioridades e ofertas, como os canais em outras partes do mundo, mas de maneira diferente, correspondendo à sua situação e a de seu ecossistema”, disse Otavio Lazarini Barbosa, vice-presidente sênior da TD Synnex para a América Latina e Caribe. “Em nossa região, aspectos prioritários para a maioria dos Canais ouvidos nos 60 países em que foi feita a pesquisa – como ofertas de Inteligência Artificial e Machine Learning, ou a importância de iniciativas ESG – são superados por outros, como segurança cibernética, rede, infraestrutura e nuvem híbrida”.

As informações mais relevantes da pesquisa dizem respeito a oito tópicos:

Os modelos de negócio de nossos parceiros estão mudando, voltando-se mais para serviços
As vendas de hardware continuam importantes, mas sua participação está mudando para modelos de consumo e ciclo de vida do produto.
84% dos parceiros da região aumentarão as vendas de serviços profissionais nos próximos 3 anos e 82% aumentarão as vendas de serviços gerenciados.

Segurança e redes são fundamentais para a maioria dos parceiros da LAC
Assim como em 2022, a segurança foi a principal fonte de receita nos últimos 12 meses, com 65% das respostas.
Entre as principais fontes de receita durante este ano, os participantes mencionaram a segurança, em primeiro lugar (73%), seguida por redes (60%) e servidores e armazenamento (53%). Esses resultados refletem o papel dos Canais, que fornecem ao mercado mais de 90% dos sistemas de segurança.

A Nuvem híbrida será uma área importante de investimento no curto prazo
Para os próximos 24 meses, segurança (61%) e redes (45%) são as primeiras entre as 8 tecnologias de maior relevância para os clientes; a Nuvem híbrida e a infraestrutura de servidores e armazenamento estão em terceiro lugar (40%); em seguida estão a infraestrutura em hiperescala (38%), automação (35%), IA/ML (27%) e análise de dados (25%).
Quatro em cada dez parceiros reconhecem a nuvem híbrida como um ambiente importante para seus investimentos nos próximos dois anos e, de fato, 29% a consideram prioritária em relação aos investimentos em IA.

Muitos desafios a serem superados
Para três quartos dos parceiros de negócios, o aumento da concorrência e a pressão sobre as margens são os principais desafios atualmente.
Quase 7 em cada 10 afirmam que um dos principais desafios é atrair e reter talentos e, para 45%, esse continuará sendo o caso nos próximos 2 anos.

As expectativas de crescimento destacam uma situação desafiadora
Nos últimos 12 meses, as expectativas de receita dos Canais parceiros da TD Synnex na América Latina caíram ligeiramente; no entanto, mais de 70% esperam ver algum crescimento em 2023.
Cinquenta por cento esperam que esse aumento seja superior a 10%, o que é pelo menos 13 pontos percentuais mais alto do que no restante das regiões.
A proporção de parceiros que esperam uma redução na receita aumentou, mas isso representa apenas 14% dos entrevistados.

O investimento nos próximos 12 meses se concentrará no conhecimento
As prioridades de investimento dos participantes são: treinamento e certificação em tecnologia (com 77% das respostas), geração de demanda e marketing digital (74%) e investimento em padrões de segurança cibernética (66%).
Em seguida estão áreas como planejamento de negócios, gestão e aquisição de talentos, gestão do ciclo de vida do produto, soluções ESG e comércio eletrônico.

O planejamento interno de negócios está ganhando importância
Em 2023, 80% do planejamento de negócios foi feito internamente por nossos parceiros.
Além disso, os parceiros da América Latina estão migrando de um modelo de outsourcing para uma abordagem híbrida: este ano, 29% dos serviços gerenciados de TI serão híbridos, um aumento de 26% em relação ao ano anterior.

ESG ainda não é uma prioridade na América Latina
Apenas 8% dos parceiros da região oferecem atualmente soluções de credenciamento e relatórios de ESG, em comparação com 33% na América do Norte e 32% na Europa.
Apenas 16% planejam oferecê-las nos próximos dois anos.

“A pesquisa sobre rumos da tecnologia foi criada para ajudar as empresas a entender melhor e aproveitar as mais recentes tendências e demandas do ecossistema de tecnologia. É com entusiasmo que compartilhamos os resultados relativos a América Latina e Caribe, permitindo a nossos parceiros conclusões e diretrizes de negócio adequadas à região em que atuam e possibilitando-lhes tomar melhores decisões”, disse Marcos Murata, vice-presidente para gerenciamento de fornecedores, engenharia de pré-vendas e marketing da TD Synnex na região. “Temos o prazer de testemunhar a enorme capacidade de adaptação e resposta de nossos parceiros frente ao futuro”, completou.

Este ano, a pesquisa foi realizada entre maio e julho, com a participação de 550 parceiros, 119 da América Latina (incluindo revendedores, integradores de sistemas, provedores de serviços, MSPs e distribuidores). Para fazer o download da pesquisa completa Rumos da Tecnologia para a América Latina 2023, acesse: https://eu.tdsynnex.com/dot-pt-lac.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.