A Dell Technologies, a Intel e a Universidade de Cambridge anunciaram a implementação do supercomputador Dawn Phase 1. Equipes técnicas líderes construíram o supercomputador de IA mais rápido do Reino Unido, que aproveita o poder da Inteligência Artificial (IA) e da computação de alto desempenho (HPC) para resolver alguns dos desafios mais urgentes do mundo. Isto estabelece um caminho claro para a futura liderança tecnológica do Reino Unido e para o investimento interno no setor tecnológico do Reino Unido.
Dawn dá início ao recentemente lançado UK AI Research Resource (AIRR), que explorará a viabilidade de sistemas e arquiteturas associadas. Dawn aproxima o Reino Unido de atingir o limite computacional de um quintilhão de operações de ponto flutuante por segundo – um exaflop, mais conhecido como exascale. Para efeitos de perspectiva: cada pessoa na Terra teria de fazer cálculos 24 horas por dia durante mais de quatro anos para equivaler a um segundo de poder de processamento em um sistema exascale.
“O Dawn fortalece consideravelmente a capacidade científica e de computação de IA disponível no Reino Unido e está no terreno, operacional hoje no Cambridge Open Zettascale Lab. Os servidores Dell PowerEdge XE9640 oferecem uma plataforma sem compromissos para hospedar o acelerador Intel Data Center GPU Max Series, que abre o ecossistema à escolha por meio de oneAPI. Estou muito animado para ver os tipos de ciência inicial que esta máquina pode oferecer e continuar a fortalecer a parceria do Open Zettascale Lab entre a Dell Technologies, a Intel e a Universidade de Cambridge, e ampliar ainda mais isso para a comunidade científica e de IA do Reino Unido”, disse Adam Roe, diretor-técnico da EMEA HPC da Intel.
Dawn nasceu de uma parceria de codesign entre Dell Technologies, Intel, Universidade de Cambridge e investimento adicional da Pesquisa e Inovação do Reino Unido. Dawn é o supercomputador de IA mais rápido atualmente no Reino Unido e suportará algumas das maiores cargas de trabalho de todos os tempos no Reino Unido, tanto em pesquisa acadêmica quanto em domínios industriais. Os domínios de uso incluem saúde, engenharia, energia de fusão verde, modelagem climática e ciência de fronteira dentro da cosmologia e física de altas energias.
“Dawn Phase 1 representa um grande avanço na capacidade de IA e simulação para o Reino Unido, implementado e pronto para uso agora. O sistema desempenha um papel importante num contexto mais amplo, onde esta atividade de codesign visa entregar um supercomputador de Fase 2 em 2024 que apresentará um nível de desempenho 10 vezes superior. Se for levado adiante, o Dawn Phase 2 aumentaria significativamente a capacidade de IA do Reino Unido e daria continuidade a esta parceria bem-sucedida da indústria”, disse o Dr. Paul Calleja, diretor da Research Computing Services da Universidade de Cambridge.
Dawn Phase 1 e o já anunciado supercomputador Isambard AI se unirão para formar o AIRR, uma instalação nacional do Reino Unido para ajudar os pesquisadores a maximizar o potencial da IA e apoiar trabalhos críticos no uso potencial e seguro da tecnologia. O Dawn, apoiado pela UK Research and Innovation (UKRI), aumentará enormemente a capacidade computacional de simulação e IA do país, tanto para investigação fundamental como para casos de utilização industrial, acelerando a descoberta de investigação e impulsionando o crescimento na economia do conhecimento do Reino Unido.
O novo supercomputador é baseado em servidores Dell PowerEdge XE9640. Com opções versáteis de configuração e tecnologia de refrigeração líquida, o sistema de servidor está bem equipado para lidar com as demandas de cargas de trabalho de IA e HPC. A tecnologia de resfriamento direto por líquido oferece uma solução mais eficiente e econômica do que os sistemas tradicionais de resfriamento a ar.
“Colaborações como a entre a Universidade de Cambridge, a Dell Technologies e a Intel, juntamente com um forte investimento interno, são vitais se quisermos que a computação desbloqueie o potencial de alto crescimento da IA do Reino Unido, garantindo uma liderança em IA e capacidade de simulação de classe exascale. Também é importante abraçar todo o espectro do ecossistema tecnológico, incluindo a diversidade de GPU, para garantir que os clientes possam enfrentar as crescentes demandas de IA generativa, modelagem de simulação industrial e pesquisa científica inovadora”, disse Tariq Hussain, chefe do Setor Público da Dell Technologies para o Reino Unido.
Cada servidor PowerEdge XE9640 neste sistema combina dois processadores escaláveis Intel Xeon de 4ª geração e quatro aceleradores Intel Data Center GPU Max para oferecer forte desempenho e alta eficiência para resolver problemas científicos do mundo real. O Scientific OpenStack da UK SME StackHPC fornece um ambiente de software de supercomputação em Nuvem totalmente otimizado para IA e simulação. Isso é combinado com o ecossistema de software aberto oneAPI e estruturas otimizadas que ajudam os desenvolvedores a acelerar as cargas de trabalho de IA e HPC e aprimorar a portabilidade de código em diversas arquiteturas de hardware.
Serviço
www.intel.com
www.dell.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo