A CAS Tecnologia é a primeira empresa brasileira a desenvolver uma solução de conectividade IoT via satélite habilitada da Swarm Technologies. A constelação de satélites da Swarm, em órbita baixa da Terra, fornece uma rede verdadeiramente global para comunicações IoT bidirecionais. A CAS, um dos players do País no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à sustentabilidade, levará suas soluções para regiões periféricas do País, o que antes não era viável.
De acordo com Octavio Brasil, gerente de marketing da CAS Tecnologia, a conectividade via satélite IoT está mudando a forma como as pessoas conectam “coisas” inteligentes, proporcionando transmissão de dados confiável a um custo atraente, especialmente em locais onde a cobertura móvel é inconsistente ou indisponível. Para o mercado de utilities – água, gás e energia – onde a CAS Tecnologia atua fortemente, os benefícios são ainda mais evidentes, dada a alta necessidade de disponibilidade e as grandes variações nos perfis de consumo em todo o País.
No segmento do agronegócio, que já conta com soluções CAS, essa nova ferramenta digital “do espaço” também pode ser a peça que faltava para que as informações do campo cheguem na palma da mão dos agricultores e contribuam com a sustentabilidade da crescente demanda mundial por alimento. “A comunicação IoT via satélite é descomplicada e diferente de tudo que temos no País e no mundo, mas é ainda mais importante para as regiões remotas. Vale ressaltar que ela não substituirá as conexões existentes, como via 4G, mas chegará aonde as outras não alcançam. Esse é o ‘diferencial’”, explica ele.
Segundo Sara Spangelo, CEO e cofundadora da Swarm, a empresa está contente em entrar no mercado brasileiro por meio da CAS Tecnologia. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a CAS Tecnologia para fornecer conectividade global e de baixo custo para suas soluções de IoT. Temos o orgulho de fornecer transferência de dados confiável para os casos de uso críticos que atendem.”
A CAS Tecnologia conta hoje com produtos e soluções inteligentes de gestão de dados de medição e telemedição, automatização de processos, gestão e suporte à tomada de decisão. Suas soluções contribuem para a proteção à receita, a maior eficiência operacional, o que é importante para a qualidade dos serviços prestados, além da geração de valor agregado aos diversos processos de negócio dos seus clientes — entre eles 25 das 30 maiores concessionárias do País. As soluções de Smart Grid são o principal foco da empresa. A Plataforma Hemera, da CAS Tecnologia, gerencia dados de mais de 2,3 mi de consumidores com suas soluções.
A Swarm fornece a rede de comunicações via satélite bidirecional de menor custo do mundo. Fundada em 2016, a Swarm está empenhada em tornar os dados e as comunicações acessíveis a todos, em qualquer lugar do planeta. Os satélites exclusivamente pequenos da Swarm permitem que a empresa forneça serviços de rede com o menor custo e forneça valor máximo a usuários de diversos setores, incluindo transporte marítimo, agricultura, energia e transporte terrestre, agregando valor em IoT de baixa frequência em usos como rastreamento de ativos, monitoramento e sensoriamento. A Swarm possui atualmente 93 satélites em órbita, fornecendo 100% de cobertura global, e já está disponível comercialmente.
Serviço
www.swarm.space
www.castecnologia.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TELECOMUNICAÇÕES
A uberização das telecomunicações só acelera
MERCADO
Digitalização no setor público avança em múltiplas frentes
TECNOLOGIA
RFID no Brasil: os fornecedores dizem que agora vai
Esta é para você leitor da Revista Digital:
GESTÃO
As oportunidades para o canal com o trabalho híbrido
Baixe o nosso aplicativo