book_icon

Empresa brasileira, CAS Tecnologia, apresenta produto IoT via satélite da Swarm

Com a conectividade de nano satélites será possível levar soluções tecnológicas de gestão de dados de dispositivos inteligentes para regiões mais remotas do País

Empresa brasileira, CAS Tecnologia, apresenta produto IoT via satélite da Swarm

A CAS Tecnologia é a primeira empresa brasileira a desenvolver uma solução de conectividade IoT via satélite habilitada da Swarm Technologies. A constelação de satélites da Swarm, em órbita baixa da Terra, fornece uma rede verdadeiramente global para comunicações IoT bidirecionais. A CAS, um dos players do País no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à sustentabilidade, levará suas soluções para regiões periféricas do País, o que antes não era viável.

De acordo com Octavio Brasil, gerente de marketing da CAS Tecnologia, a conectividade via satélite IoT está mudando a forma como as pessoas conectam “coisas” inteligentes, proporcionando transmissão de dados confiável a um custo atraente, especialmente em locais onde a cobertura móvel é inconsistente ou indisponível. Para o mercado de utilities – água, gás e energia – onde a CAS Tecnologia atua fortemente, os benefícios são ainda mais evidentes, dada a alta necessidade de disponibilidade e as grandes variações nos perfis de consumo em todo o País.

Vale ressaltar que ela não substituirá as conexões existentes, como via 4G, mas chegará aonde as outras não alcançam  

No segmento do agronegócio, que já conta com soluções CAS, essa nova ferramenta digital “do espaço” também pode ser a peça que faltava para que as informações do campo cheguem na palma da mão dos agricultores e contribuam com a sustentabilidade da crescente demanda mundial por alimento. “A comunicação IoT via satélite é descomplicada e diferente de tudo que temos no País e no mundo, mas é ainda mais importante para as regiões remotas. Vale ressaltar que ela não substituirá as conexões existentes, como via 4G, mas chegará aonde as outras não alcançam. Esse é o ‘diferencial’”, explica ele.

Segundo Sara Spangelo, CEO e cofundadora da Swarm, a empresa está contente em entrar no mercado brasileiro por meio da CAS Tecnologia. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a CAS Tecnologia para fornecer conectividade global e de baixo custo para suas soluções de IoT. Temos o orgulho de fornecer transferência de dados confiável para os casos de uso críticos que atendem.”

A CAS Tecnologia conta hoje com produtos e soluções inteligentes de gestão de dados de medição e telemedição, automatização de processos, gestão e suporte à tomada de decisão. Suas soluções contribuem para a proteção à receita, a maior eficiência operacional, o que é importante para a qualidade dos serviços prestados, além da geração de valor agregado aos diversos processos de negócio dos seus clientes — entre eles 25 das 30 maiores concessionárias do País. As soluções de Smart Grid são o principal foco da empresa. A Plataforma Hemera, da CAS Tecnologia, gerencia dados de mais de 2,3 mi de consumidores com suas soluções.

A Swarm fornece a rede de comunicações via satélite bidirecional de menor custo do mundo. Fundada em 2016, a Swarm está empenhada em tornar os dados e as comunicações acessíveis a todos, em qualquer lugar do planeta. Os satélites exclusivamente pequenos da Swarm permitem que a empresa forneça serviços de rede com o menor custo e forneça valor máximo a usuários de diversos setores, incluindo transporte marítimo, agricultura, energia e transporte terrestre, agregando valor em IoT de baixa frequência em usos como rastreamento de ativos, monitoramento e sensoriamento. A Swarm possui atualmente 93 satélites em órbita, fornecendo 100% de cobertura global, e já está disponível comercialmente.

Serviço
www.swarm.space
www.castecnologia.com.br

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.