A Siemens Digital Industries Software anunciou hoje que a Plastic Fischer, empresa social que trabalha para reduzir os resíduos plásticos nos rios para que não poluam os oceanos, adotou soluções do portfólio de software industrial Siemens Xcelerator para ajudar a expandir suas operações e trazer os benefícios da Transformação Digital para o desenvolvimento e gerenciamento do ciclo de vida de seus produtos.
Fundada em 2019 por três amigos que resolveram tomar uma medida para deter a poluição por resíduos plásticos no rio Mekong, no Vietnã, a Plastic Fischer é agora reconhecida internacionalmente e está expandindo suas operações na Índia e Indonésia. Sua tecnologia inovadora TrashBoom é uma barreira flutuante modular, construída localmente, de baixo custo e tecnologia simples, que impede que os resíduos plásticos nos rios cheguem ao oceano.
Depois de coletados do rio, os resíduos plásticos são levados para a unidade de recuperação de materiais da Plastic Fischer, onde são separados em materiais recicláveis e não recicláveis pelos funcionários que trabalham em tempo integral. Os materiais recicláveis como vidro, alumínio, garrafas PET e HDPE são vendidos e reintroduzidos na cadeia de abastecimento, enquanto os materiais não recicláveis são levados para fábricas certificadas de coprocessamento, onde o plástico é incinerado e utilizado como complemento do carvão. O uso deste tipo de material como fonte de energia segue as melhores práticas internacionais.
Para aumentar a confiabilidade e apoiar sua crescente equipe remota, a Plastic Fischer adotou o software Solid Edge da Siemens e utiliza o aplicativo Teamcenter Share para compartilhar dados distribuídos e melhorar a eficiência da colaboração. Suas ferramentas anteriores de projeto auxiliado por computador (CAD) tinham recursos limitados de montagem e desenho, mas o Solid Edge permite que a equipe personalize projetos atuais e desenvolva soluções inovadoras para os problemas encontrados em campo. Com sua equipe distribuída globalmente, as soluções permitem que a equipe trabalhe nos mesmos projetos simultaneamente e tenha melhor coordenação das alterações necessárias no projeto para atender às competências e capacidades locais.
A Plastic Fischer não apenas desenvolve e implementa a tecnologia, mas também cria empregos localmente para realizar as operações de ponta a ponta. Hoje, com suas operações, a empresa coletou mais de 800 toneladas métricas de plástico dos rios, impedindo que se decompusesse em microplásticos que, de outra forma, acabariam nos nossos oceanos. Paralelamente a este trabalho fundamental, a empresa poderá criar mais de 85 empregos em tempo integral para as comunidades carentes em suas operações na Índia e na Indonésia.
“A nossa missão é desenvolver tecnologias simples para impedir de forma eficaz e eficiente que os resíduos plásticos nos rios cheguem ao oceano. Nossos sistemas TrashBoom podem ser construídos no local da operação pela população local. Com isso, evitamos importações, implementamos o sistema de maneira rápida, poupamos tempo e dinheiro e deixamos de emitir carbono”, disse Aviel Itzhak, diretor de tecnologia da Plastic Fischer. “A combinação do Solid Edge e da colaboração na Nuvem permitida pelo Teamcenter Share nos fornecerá os recursos de engenharia, a escalabilidade e o ambiente colaborativo necessários para levar nossas operações ao próximo estágio de desenvolvimento e impulsionar nossa expansão para levar tecnologias acessíveis e sustentáveis e remover o plástico dos rios do nosso planeta.”
“É um orgulho para nós ter um parceiro forte e estratégico como a Siemens ao nosso lado, que vai nos ajudar a aumentar o impacto das nossas operações. Ter as ferramentas profissionais em mãos para desenvolver nossa tecnologia é uma base importante para realizar nossas operações”, disse Karsten Hirsch, CEO e cofundador da Plastic Fischer. “O próximo passo é implementar a tecnologia em corpos d’água poluídos em todo o mundo; por isso, estamos procurando patrocinadores que nos permitam fazer esse trabalho.”
“Estamos animados para ver como a Plastic Fischer está usando o portfólio Siemens Xcelerator não apenas para projetar e desenvolver a próxima geração da sua tecnologia inovadora, mas também para apoiar a colaboração global de suas equipes espalhadas geograficamente para fabricar seu sistema TrashBoom usando recursos locais”, disse Eryn Devola, chefe de sustentabilidade da Siemens Digital Industries. “Este é outro grande exemplo de como a nossa tecnologia está ajudando os pioneiros a combater as questões da mudança climática. Estamos orgulhosos do trabalho que nossos clientes realizam para enfrentar alguns dos desafios mais urgentes do mundo.”
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo