Sistemas de alimentação de energia ininterrupta (UPSs) com baterias de íon-lítio (Li-íon) tornaram-se cada vez mais populares nos Data Centers – e por um bom motivo. Quando comparadas às baterias de chumbo- ácido reguladas por válvulas (VRLA), as baterias de íon- lítio duram de 2 a 3 vezes mais, o que economiza com os custos de reposição e as disrupções operacionais. Baterias de íon-lítio também têm uma maior densidade de energia, resultando em uma redução de 50 a 75% no espaço utilizado, que pode ser revertido para adicionar servidores e outros equipamentos de TI ou para reduzir os custos de construção da instalação.
O ceticismo ao redor da reciclagem de baterias de íon-lítio
Entretanto, as baterias de íon- lítio enfrentam uma desvantagem peculiar em relação às suas contrapartidas de VRLA: a percepção equivocada sobre sua capacidade de reciclagem. Apesar da crescente demanda global por mais baterias de íon- lítio, diversas organizações estão céticas em relação aos custos, a sustentabilidade e a viabilidade de sua reciclagem. A crença comum é que a maioria das baterias de íon- lítio acabam em um aterro sanitário ou são recicladas de uma forma em que tudo é derretido, ficando completamente irrecuperável, exceto os metais recolhidos.
Por que a reciclagem das baterias de íon-lítio é possível
Embora o processo descrito acima possa ter sido o que acontecia há alguns anos, diversas novas empresas estão usando processos de reciclagem que recuperam mais dos elementos da bateria que são valiosos, ao mesmo tempo em que minimizam ou eliminam os subprodutos residuais. Estas empresas proporcionam uma opção viável para reciclar baterias de íon- lítio de uma forma sustentável, e o valor dos elementos encontrados nas baterias e recuperados tem o potencial para compensar os custos totais do processo de reciclagem. Conforme os processos da tecnologia forem amadurecendo, será apenas uma questão de tempo antes que a reciclagem de baterias de íon- lítio se torne lucrativa, sustentável e conveniente para todas as partes envolvidas.
No infográfico “Equívocos versus Fatos: Reciclagem de Baterias de Íon-Lítio” especialistas abordam essa e outras ideias erradas, incluindo:
O processo de reciclagem das baterias de íon-lítio é ineficiente.
Reciclar baterias de íon-lítio não vale o custo.
A reciclagem de baterias de íon-lítio está muito longe de ser viável.
Serviço
Vertiv.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo