book_icon

Equinix firma parceria para desenvolver tecnologia de hidrogênio para Data Centers

Acordo com o Centro de Pesquisa e Tecnologia de Energia (CERT) da Faculdade de Design e Engenharia da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) vai pesquisar fonte de combustível verde

Equinix firma parceria para desenvolver tecnologia de hidrogênio para Data Centers

Em seus esforços para promover a sustentabilidade da infraestrutura digital e alcançar suas metas de neutralidade climática, alinhadas às metas baseadas na ciência até 2030, a Equinix, empresa de infraestrutura digital, anunciou nesta quarta-feira (21/9) uma parceria com o Centro de Pesquisa e Tecnologia de Energia (CERT) da Faculdade de Design e Engenharia da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) para explorar tecnologias que permitem o uso de hidrogênio como fonte de combustível verde para dados de missão crítica em infraestrutura.

Essa parceria faz parte da estratégia Future First da Equinix, que ressalta o compromisso da empresa em tornar a economia digital mais verde. O hidrogênio foi identificado como uma fonte viável de energia sustentável para Data Centers

Juntas, a Equinix e a CERT lançarão o primeiro projeto de pesquisa do mundo para comparar a eficiência de células de combustível de membrana de troca de prótons (PEM) e tecnologias de gerador linear de combustível flexível. As células de combustível PEM são um concorrente líder para a energia de hidrogênio, enquanto os geradores lineares flexíveis de combustível permitem que os operadores alternem facilmente entre várias opções de combustível limpo, incluindo hidrogênio, biogás e vários combustíveis líquidos renováveis. A adoção dessas tecnologias pode permitir que os Data Centers reduzam as emissões de carbono enquanto atendem à crescente demanda por serviços de dados, colocation e interconexão.

A colaboração de pesquisa entre a Equinix e a CERT envolverá uma avaliação holística da adequação dessas tecnologias para Data Centers tropicais, considerando as condições climáticas locais, restrições do local, demanda de energia, cadeia de suprimentos, recursos de armazenamento de combustível, bem como políticas regulatórias locais.

Esta iniciativa de pesquisa está sob um Memorando de Entendimento (MOU) assinado no início deste ano entre os dois parceiros. De acordo com o MOU, a CERT realizará uma análise abrangente das tecnologias identificadas em colaboração com a Equinix, para determinar a viabilidade operacional das tecnologias em escala. Com base nos resultados da pesquisa, a Equinix espera desenvolver projetos de prova de conceito em sua rede global de Data Centers para testes no mundo real e para dar suporte à incorporação em futuros projetos. Ao impulsionar a inovação em Cingapura, a parceria Equinix e CERT visa acelerar tecnologias disruptivas que podem reduzir a pegada de carbono de Data Centers globais, principalmente em locais tropicais.

Essa parceria faz parte da estratégia Future First da Equinix, que ressalta o compromisso da empresa em tornar a economia digital mais verde. O hidrogênio verde foi identificado como uma fonte viável de energia sustentável para Data Centers. No entanto, a geração de hidrogênio em escala industrial ainda está longe de ser comercialmente viável, tornando-se imperativo avaliar e adotar alternativas, mesmo que a pesquisa e o desenvolvimento globais continuem.

Serviço
www.equinix.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento