book_icon

Estudo da IDC mostra remessas de PCs encolhendo 7,6% no terceiro trimestre

A indústria está em um caminho lento para a recuperação, já que um ciclo de atualização de dispositivos e o fim do suporte para Windows 10 ajudarão a impulsionar as vendas em 2024

Estudo da IDC mostra remessas de PCs encolhendo 7,6% no terceiro trimestre

A espiral descendente nas remessas de PCs continuou durante o terceiro trimestre de 2023 (3T23), à medida que os volumes globais diminuíram 7,6% ano após ano, com 68,2 milhões de PCs enviados, de acordo com resultados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, da International Data Corporation (IDC). Embora a procura e a economia global permaneçam moderadas, as remessas de PCs aumentaram em cada um dos últimos dois trimestres, abrandando a taxa de declínio anual e indicando que o mercado ultrapassou o fundo do poço.

No ranking dos fabricantes no terceiro trimestre, a Lenovo ocupou a primeira posição com 16 milhões de unidades, uma queda de 5% em comparação ao mesmo período do ano passado

O estoque de PCs também diminuiu nos últimos meses e está próximo de níveis saudáveis ​​na maioria dos Canais. No entanto, a pressão descendente sobre os preços persiste e provavelmente continuará a ser um problema nos setores de consumo e empresarial. Embora a maioria dos cinco principais fornecedores tenha experimentado quedas durante o trimestre, o declínio descomunal da Apple foi o resultado de comparações desfavoráveis ​​ano após ano, à medida que a empresa se recuperava de uma interrupção na produção relacionada ao Covid durante o 3T22. Entretanto, o crescimento da HP deveu-se em grande parte à normalização dos inventários.

“A indústria de PCs está em um caminho lento para a recuperação, já que um ciclo de atualização de dispositivos e o fim do suporte para Windows 10 ajudarão a impulsionar as vendas no segundo semestre de 2024 e além”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa de Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “A lentidão da indústria está dando à cadeia de abastecimento uma oportunidade de explorar opções de aquisição e produção fora da China e esta provavelmente continuará a ser uma questão fundamental no futuro, perdendo apenas para o avanço da IA ​​dentro dos PCs”, afirmou.

“A IA generativa pode ser um divisor de águas para a indústria de PCs”, disse Linn Huang , vice-presidente de Pesquisa de Dispositivos e Displays da IDC. “Embora os casos de uso ainda não tenham sido totalmente articulados, o interesse na categoria já é forte. Os PCs com IA prometem às organizações a capacidade de personalizar a experiência do usuário em um nível mais profundo, ao mesmo tempo em que são capazes de preservar a privacidade e a soberania dos dados. Com os lançamentos no próximo ano, esperamos um aumento significativo nos preços de venda gerais”, observou.

No ranking dos fabricantes no terceiro trimestre, a Lenovo ocupou a primeira posição com 16 milhões de unidades, uma queda de 5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A HP ficou com a segunda posição, com remessas de 13,5 milhões de PCs, um aumento de 6,4%. A terceira posição ficou com a Dell Technologies, com vendas de 10,3 milhões de unidades, uma queda de 14,3%. O maior declínio foi da Apple(-23,1%), com remessas de 7,2 milhões. Por fim, da Asus ficou na quinta posição, com 4,9 milhões de unidades vendidas, uma queda de 10,7%.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.