book_icon

Em nova previsão, IDC estima que investimentos em IA vão dobrar em 2024

Em 2024, a mudança para a IA em todos os lugares entrará em uma fase crítica de desenvolvimento, à medida que as empresas fizerem novos investimentos importantes

Em nova previsão, IDC estima que investimentos em IA vão dobrar em 2024

Uma previsão atualizada da International Data Corporation (IDC) indica que as empresas investirão mais de US$ 19,4 bilhões em todo o mundo em soluções GenAI em 2023. Esses gastos incluem softwares GenAI, bem como hardware de infraestrutura relacionado. Espera-se que os serviços de TI/negócios mais que dupliquem em 2024 e atinjam US$ 151,1 bilhões em 2027, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 85,9% durante o período de previsão 2023-2027.

Os gastos com GenAI permanecerão fortes muito além da fase de construção, à medida que essas soluções se tornam um elemento fundamental nos negócios digitais e plataformas de controle das empresas

“Apesar dos ventos contrários da TI em 2023, as empresas aceleraram a exploração da GenAI para impulsionar a transformação dos negócios. Em 2024, a mudança para a IA em todos os lugares entrará em uma fase crítica de desenvolvimento, à medida que as empresas fizerem novos investimentos importantes com o objetivo de reduzir drasticamente o tempo e os custos associados a casos de uso de produtividade de clientes e funcionários. A partir daí, o foco mudará para investimentos que aumentem a receita e os resultados de negócios”, disse Rick Villars, vice-presidente do grupo de Pesquisa Mundial da IDC.

A IDC espera que os investimentos em GenAI sigam uma progressão natural ao longo dos próximos anos, à medida que as organizações transitam da experimentação inicial para uma infraestrutura agressiva e construção de modelos de dados treinados para uma adopção generalizada com extensões até ao limite de todas as actividades empresariais.

Embora as empresas de todos os níveis experimentem uma mudança nos seus investimentos tecnológicos em direcção à implementação de IA e à adoção de produtos/serviços melhorados por IA, a indústria de TI fará um pivô de IA muito maior e mais rápido durante o mesmo período. Isso ocorre porque todas as empresas correrão para introduzir produtos/serviços aprimorados por IA e para ajudar seus clientes com implementações de IA. Para a maioria, a IA substituirá a nuvem como principal motivador da inovação.

A infraestrutura GenAI, incluindo hardware, infraestrutura como serviço (IaaS) e software de infraestrutura de sistema (SIS), representará a maior área de investimento durante a fase de construção. Mas a plataforma GenAI e o software de aplicação ultrapassarão gradualmente a infraestrutura até o final da previsão, com um CAGR de cinco anos de 99,1%. Da mesma forma, os serviços GenAI, incluindo serviços de TI e empresariais, quase igualarão os gastos com infraestrutura até o final da previsão, com um CAGR de cinco anos de 94,6%.

No final da previsão, os gastos com GenAI representarão 29% dos gastos gerais com IA, um aumento significativo em relação aos 10,8% em 2023. Os gastos com GenAI permanecerão fortes muito além da fase de construção, à medida que essas soluções se tornam um elemento fundamental nos negócios digitais e plataformas de controle das empresas.

“A IA generativa serviu como um catalisador para investimentos em soluções tradicionais de IA. A sinergia entre a IA tradicional e a generativa abre um mundo de possibilidades em todos os setores”, disse Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo de Pesquisa de Mercado e Serviços de Consultoria de Inteligência Artificial e Automação da IDC. “À medida que olhamos para o futuro da IA, adotar uma abordagem holística que funde a IA tradicional com a criatividade generativa permitirá sistemas de IA mais versáteis, capazes de se adaptar aos desafios em evolução, ao mesmo tempo que promove a inovação disruptiva”, afirmou.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.