book_icon

Compass Academy amplia atuação internacional

Compass UOL firma parceria com 45 universidades na América Latina e três na África; empresa quer iniciar programa também na Europa e América do Norte

Compass Academy amplia atuação internacional

A Compass UOL, empresa global especializada em Transformação Digital, anuncia a expansão do seu programa de formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI), o Compass Academy, no exterior. O movimento faz parte da estratégia da companhia de fortalecer a iniciativa também no mercado internacional, que, assim como o Brasil, passa por escassez de mão de obra qualificada em um setor que exige um alto nível de habilidades técnicas.

A empresa mantém agora parceria com 45 instituições de ensino na América Latina e três na África. O próximo passo é iniciar o Compass Academy na Europa e América do Norte. O programa oferece atualmente 2 mil bolsas anuais e segue em crescimento acelerado ao redor do globo.

A primeira edição do projeto contou com a participação de 170 alunos de instituições de ensino do México, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai 

A internacionalização do Compass Academy começou em setembro de 2022 por meio da atuação da Comunidad de Apoyo para Clases Espejo (CACE) – grupo formado por mais de 40 universidades da América Latina que trocam experiências e oportunidades de imersão e aprendizado para seus estudantes. A primeira edição do projeto contou com a participação de 170 alunos de instituições de ensino do México, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai.

Na edição inaugural latino-americana, o grupo de alunos formados conquistou 106 acreditações AWS e 22 deles se certificaram como AWS Cloud Practitioner. Já a segunda etapa, que iniciou em junho de 2023 e segue até o final de outubro, migrou para a África e conta com 57 alunos inscritos na Universidade de Port Harcourt (Uniport), na Nigéria.

O segundo país do continente africano a receber o programa será Moçambique, a partir de novembro deste ano, com a participação da Universidade Pedagógica de Moçambique e da Universidade Licungo. O Compass Academy também abriu tratativas com a Kwame Nkrumah University of Science and Technology (Knust), localizada na cidade de Acra, em Gana.

“O estímulo à educação é uma premissa básica para o fortalecimento de um mercado que está em constante evolução”, afirma Alexis Rockenbach, CEO da Compass UOL. “Nosso olhar é inclusivo e global. Buscamos uma atuação mais intensa em países que possuem maior carência de oportunidades para alunos de TI. Queremos partilhar nossa expertise e colaborar com o desenvolvimento do setor em cada uma dessas regiões.”

Cada edição do Compass Academy possui turmas de 15 a 30 estudantes e duração de cinco meses. Durante esse período, os participantes são imersos em um currículo abrangente que inclui desde o fit cultural da empresa até metodologias ágeis, desenvolvimento seguro, versionamento de código, Inteligência Artificial Generativa, AI safety e trilhas específicas de programação, como front-end com React, back-end com Java/Spring Boot, mobile com Flutter e engenharia de Dados, entre outras frentes tecnológicas.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.