book_icon

Ministério das Comunicações: leilão do 5G permitirá a inclusão para 40 milhões de pessoas

Durante abertura do Painel Telebrasil 2021, titular do Ministério das Comunicações destacou que o valor arrecadado será aplicado na ampliação da conectividade no País

Ministério das Comunicações: leilão do 5G permitirá a inclusão para 40 milhões de pessoas

Ao passo que avança a análise do edital do leilão do 5G, o País fica mais perto de garantir conectividade a todos os brasileiros. De acordo com o ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, a realização do certame é importante para conectar 40 milhões de pessoas que ainda vivem sem qualquer opção de acesso à internet. A afirmação foi feita, nesta terça-feira (14/9), durante a abertura oficial do Painel Telebrasil 2021 com a abordagem do tema “5G: Conexão para o Futuro”.

“Quanto mais rápido realizarmos o leilão, mais rápido conseguiremos fazer com que essas pessoas sejam conectadas e que a gente dê uma condição mínima de inclusão digital e social para esses brasileiros”, pontuou o ministro. O Painel Telebrasil 2021 é o principal encontro digital sobre conectividade e inovação do Brasil.

A nova tecnologia de redes móveis pode chegar a todas as capitais brasileiras até julho de 2022

O ministro Fábio Faria explicitou ainda que a ampliação da cobertura será possível porque o leilão do 5G — o maior leilão de radiofrequências da história — será não arrecadatório. Ou seja, o valor arrecadado será investido na ampliação da infraestrutura de telecomunicações no Brasil. “Cada dia conta para essas pessoas que estão sem acesso à internet”, destacou o ministro.

Além das perdas sociais, o atraso na realização do leilão do 5G também gera prejuízos para a economia brasileira, conforme explicou Faria, ao citar estudos internacionais. “A estimativa é que com o leilão, o Brasil vai atrair US$ 1,2 trilhão em investimentos nos próximos 15 anos. Por outro lado, temos estudos que apontam a perda de R$ 2,8 bilhões de perda a cada mês que a gente passa sem o 5G”.

A análise do edital do leilão do 5G já está em processo final na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nova tecnologia de redes móveis pode chegar a todas as capitais brasileiras até julho de 2022. Progressivamente, a cobertura se estenderá aos municípios.

Painel Telebrasil — O evento, que acontece nos dias 14, 21 e 28 de setembro, no formato online, reúne as principais autoridades governamentais e lideranças empresariais do setor de telecomunicações. Além do ministro Fábio Faria, também participou do Painel, nesta terça (14), no debate sobre impacto e transformações do 5G, o secretário de Telecomunicações do MCom, Arthur Coimbra.

Texto: Ascom/MCom

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.