book_icon

Oracle apresenta Java 21 com milhares de melhorias de desempenho e segurança

O Java continua a ser a linguagem e a plataforma preferida para o desenvolvimento de aplicações robustas, escaláveis ​​e seguras usadas por organizações e milhões de indivíduos em todo o mundo

Oracle apresenta Java 21 com milhares de melhorias de desempenho e segurança

A Oracle anunciou a disponibilidade do Java 21, a versão mais recente da linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento número um do mundo. O Java 21 (Oracle JDK 21) oferece milhares de melhorias de desempenho, estabilidade e segurança, incluindo melhorias de plataforma que ajudarão os desenvolvedores a aumentar a produtividade e impulsionar a inovação e o crescimento em suas organizações.

“O Java continua a ser a linguagem e a plataforma preferida para o desenvolvimento de aplicações robustas, escaláveis ​​e seguras usadas por organizações e milhões de indivíduos em todo o mundo”, disse Georges Saab, vice-presidente sênior da Oracle Java Platform e presidente do OpenJDK. “As novas melhorias no Java 21 permitem que os desenvolvedores criem aplicativos melhores ainda mais rápido do que antes. Além disso, o suporte comercial estará disponível por pelo menos oito anos para permitir que os clientes migrem em seu próprio ritmo”, afirmou.

A versão Java 21 é o resultado de uma extensa colaboração entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java por meio do OpenJDK e do Java Community Process (JCP)

O mais recente Java Development Kit (JDK) fornece atualizações e melhorias com 15 JDK Enhancement Proposals (JEPs). JDK 21 oferece melhorias de linguagem do projeto OpenJDK Amber (modelos de string, padrões de registro, correspondência de padrões para switch, padrões e variáveis ​​sem nome e classes sem nome e métodos principais de instância); melhorias do Projeto Panamá (Foreign Function & Memory API e Vector API); recursos relacionados ao Project Loom (Threads Virtuais, Valores com Escopo e Simultaneidade Estruturada); atualizações de desempenho (ZGC Geracional); e recursos de manutenção e descontinuação (descontinuar a porta x86 de 32 bits para remoção e preparar para proibir o carregamento dinâmico de agentes).

A Oracle oferecerá suporte de longo prazo para Java 21 por pelo menos oito anos. Esse período de suporte estendido dá às organizações flexibilidade para manter os aplicativos em produção por mais tempo com manutenção mínima e, eventualmente, migrar em seus próprios termos. Com base no feedback dos clientes e no uso no ecossistema Java, a Oracle também anunciou que o suporte de longo prazo para Java 11 foi estendido até pelo menos janeiro de 2032, fornecendo pelo menos mais oito anos de suporte e atualizações da Oracle.

Atualizações significativas entregues no Java 21 são:

Recursos do projeto Tear

JEP 444: Threads Virtuais – simplifica significativamente o processo de gravação, manutenção e observação de aplicativos simultâneos de alto rendimento, introduzindo threads virtuais leves na plataforma Java. Ao permitir que os desenvolvedores solucionem facilmente problemas, depurem e criem perfis de aplicativos simultâneos e os dimensionem com ferramentas e técnicas JDK existentes, os threads virtuais ajudam a acelerar o desenvolvimento de aplicativos.

JEP 446: Valores com escopo (visualização) – permite o compartilhamento de dados imutáveis ​​dentro e entre threads. Isso ajuda a aumentar a facilidade de uso, a compreensibilidade, a robustez e o desempenho dos projetos dos desenvolvedores.

JEP 453: Simultaneidade Estruturada (Visualização) – simplifica a programação simultânea introduzindo uma API para simultaneidade estruturada, que ajuda a promover um estilo de programação simultânea que pode eliminar riscos comuns decorrentes de cancelamento e desligamento – como vazamentos de thread e atrasos de cancelamento – e melhora o observabilidade do código simultâneo. Isso ajuda os desenvolvedores a simplificar o tratamento e cancelamento de erros, melhorar a confiabilidade e melhorar a observabilidade.

Atualizações de desempenho

JEP 439: ZGC Geracional – melhora o desempenho do aplicativo estendendo o Z Garbage Collector (ZGC) para manter gerações separadas para objetos novos e antigos. O ZGC geracional ajuda a melhorar a produtividade do desenvolvedor, reduzindo a sobrecarga da memória heap necessária e da CPU de coleta de lixo para aplicativos, além de reduzir os riscos de paralisações de alocação.

Atualizações e melhorias de idioma

JEP 430: Modelos de String (Visualização) – simplifica o desenvolvimento de programas Java, facilitando a expressão de strings que incluem valores calculados em tempo de execução e melhora a segurança de programas que compõem strings a partir de valores fornecidos pelo usuário e os transmitem para outros sistemas . Além disso, a legibilidade de expressões que misturam texto e expressões é aprimorada, e valores não-string calculados a partir de texto literal e expressões incorporadas podem ser criados sem a necessidade de transitar por uma representação de string intermediária. Isso ajuda a aumentar a produtividade do desenvolvedor, tornando a linguagem Java mais legível, gravável e de fácil manutenção.

JEP 440: Padrões de registro (terceira visualização) – aprimora a linguagem Java estendendo a correspondência de padrões para desestruturar instâncias de classes de registro, bem como permitir a adição de padrões aninhados. Isso permite que os desenvolvedores estendam a correspondência de padrões para consultas de dados mais sofisticadas e combináveis, o que ajuda a aumentar a produtividade.

JEP 441: Correspondência de padrões para Switch – Expande a expressividade e aplicabilidade de expressões e instruções switch, permitindo que padrões apareçam em rótulos de caso. Além disso, a segurança das instruções switch é aumentada ao exigir que as instruções switch padrão cubram todos os valores de entrada possíveis, e todas as expressões e instruções switch existentes possam continuar a ser compiladas sem alterações e executadas com semântica idêntica. Isso ajuda os desenvolvedores a simplificar e aumentar a confiabilidade de seus projetos, tornando a linguagem Java mais semântica para que consultas complexas orientadas a dados possam ser expressas de forma concisa e segura.

JEP 443 : Padrões e variáveis ​​sem nome (visualização) – aprimora a linguagem Java, permitindo que padrões sem nome correspondam a um componente de registro sem indicar o nome ou tipo do componente, bem como variáveis ​​sem nome que podem ser inicializadas, mas não usadas. Isso ajuda a simplificar o processo de desenvolvimento, aumentando a legibilidade dos padrões de registro e melhorando a capacidade de manutenção de todo o código.

JEP 445: Classes sem nome e métodos principais de instância (visualização) – ajuda a simplificar e melhorar a acessibilidade da linguagem Java para que os educadores possam introduzir conceitos de programação de maneira gradual. Ao evitar a introdução de um dialeto Java separado para iniciantes e de um conjunto de ferramentas separado para iniciantes, os programas dos alunos podem ser compilados e executados com as mesmas ferramentas que compilam e executam qualquer programa Java – ajudando os alunos a escrever programas básicos de maneira concisa e a desenvolver seu código com elegância. à medida que suas habilidades aumentam. Isso ajuda a melhorar a produtividade dos alunos desenvolvedores, permitindo que eles escrevam seus primeiros programas sem a necessidade de compreender os recursos da linguagem projetados para programas grandes.

Recursos de visualização do Projeto Panamá

JEP 442: API de função estrangeira e memória (terceira visualização) – introduz uma API para permitir que programas Java interoperem com código e dados fora do tempo de execução Java. Ao invocar com eficiência funções externas (ou seja, código fora da Java Virtual Machine [JVM]) e ao acessar com segurança a memória externa (ou seja, memória não gerenciada pela JVM), a nova API permite que programas Java chamem bibliotecas nativas e processem dados nativos. sem exigir a interface nativa Java. Isso aumenta a facilidade de uso, flexibilidade, desempenho e segurança para os desenvolvedores.

JEP 448: Vector API (Sexta Incubadora) – introduz uma API para expressar cálculos vetoriais que são compilados de forma confiável em tempo de execução para instruções vetoriais em arquiteturas de CPU suportadas. Isso ajuda os desenvolvedores a melhorar o desempenho de seus projetos, fornecendo-lhes acesso a uma API que é capaz de expressar de forma clara e concisa uma ampla gama de cálculos vetoriais.

A versão Java 21 é o resultado de uma extensa colaboração entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java por meio do OpenJDK e do Java Community Process (JCP). Além dos novos aprimoramentos, o Java 21 é compatível com Java Management Service (JMS) — um serviço nativo do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) — que fornece um console e painel unificados para ajudar as organizações a gerenciar tempos de execução e aplicativos Java no local ou em qualquer lugar.

Serviço
www.oracle.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.