book_icon

Sec Power anuncia Bateria de Lítio para competir no mercado de armazenamento de energia

O lítio é um material que acredita-se ter sido descoberto no ano de 817 d.C., em Estocolmo, pelo então químico sueco Johann Arfwedson

Sec Power anuncia Bateria de Lítio para competir no mercado de armazenamento de energia

Cada vez mais, a sociedade se torna dependente de energia para operar e progredir. Neste contexto, a bateria de lítio tem auxiliado nesse processo, especialmente em face da tendência em priorizar o uso de fontes renováveis, como a energia solar, de acordo com as expectativas do setor.

Para 2023, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que a produção energética brasileira proveniente dos ventos e da luz solar deve crescer 90%. Diante desse cenário de expectativas favoráveis, estima-se que o somatório das duas fontes de energia alcançará cerca de 10,97 gigawatts (GW) de um total de 12,14 GW.

A Agência Internacional de Energia (IEA) espera que as aplicações nesse mercado aumentem ainda este ano e alcancem investimentos mundiais em energia solar na marca de US$ 2,4 trilhões 

A Agência Internacional de Energia (IEA) espera que as aplicações nesse mercado aumentem ainda este ano e alcancem investimentos mundiais em energia solar na marca de US$ 2,4 trilhões.

Um dos fatores que têm contribuído para esse cenário é a preocupação, principalmente por parte das empresas, com o impacto ambiental de suas ações, com o uso de tecnologias sustentáveis que possam ter um reflexo positivo na sociedade e que proporcionem uma boa governança corporativa — em outras palavras, a pauta ESG.

Para a IEA, as energias renováveis, como a energia solar, têm grande potencial para reduzir os preços e a dependência dos combustíveis fósseis a curto e longo prazos. Embora os custos para novas instalações solares fotovoltaicas e eólicas tenham aumentado, revertendo uma tendência de redução de custos de uma década, os preços do gás natural, petróleo e carvão aumentaram muito mais rapidamente, melhorando ainda mais a competitividade da eletricidade renovável.

Todavia, para que a indústria tenha um bom aproveitamento dessa conjuntura, é importante contar com os equipamentos mais eficientes, como a bateria de lítio, uma solução eficiente, a qual proporciona segurança e contribui para a autonomia de uma rede abastecida por energia solar, por exemplo.

A bateria de lítio é a melhor alternativa para armazenamento de energia solar
Entender como opera um sistema fotovoltaico facilitará a adoção de estratégias que permitam realizar escolhas inteligentes quanto ao tema e a própria operação de uma rede de energia solar.

Inicialmente, o painel solar obtém a energia solar da atmosfera. Depois disso, ele transforma a luz captada em energia elétrica, posteriormente o inversor fotovoltaico faz as adaptações necessárias para que ela seja utilizada.

Feito isso, ela chega ao quadro de luz para ser usada. Os excessos são redirecionados à rede elétrica, gerando créditos.

Vale uma explicação sobre a operação dos sistemas. Os fotovoltaicos on grid são conectados à rede elétrica, que recebe o excedente de energia produzida no dia para provê-la durante o período noturno. Já os sistemas off grid são isolados da rede e utilizam baterias para armazenar a energia que será consumida durante a noite. E, os sistemas fotovoltaicos híbridos são uma junção do on grid e off grid, operando na rede ao mesmo tempo em que contam com bateria para armazenamento.

Desta forma, a bateria exerce significativa relevância quando se trata de um sistema solar fotovoltaico pela autonomia, em primeiro lugar. O acesso à energia em situações de indisponibilidade se dará a partir dela, então defeitos e ineficiências poderão comprometer todo o seu fornecimento.

Ela também precisa ter requisitos mínimos de segurança, para evitar acidentes e evitar prejuízos às suas instalações e outros equipamentos. Nesse ponto, é válido ressaltar a importância de contar com um sistema livre de oscilações, já que isso pode comprometer a operação de máquinas ligadas a ele.

Isso posto, a bateria de lítio tem se mostrado uma alternativa eficiente diante de outras.

Vários aspectos colocam a bateria de lítio na frente quando falamos de armazenamento de energia solar, especialmente quando comparadas com as baterias chumbo-ácida.

Vejamos alguns exemplos:
Maior potência (desempenho máximo operando em aplicações Telecom e Solar Fotovoltaica);
Mais leve (⅓ do peso da bateria chumbo-ácida);
Alta eficiência, máximo desempenho;
Sistema de gerenciamento de bateria (BMS) integrado;
Recarga rápida de até 1 hora;
Maior vida útil de até 15 anos operando em condições moderadas.

A bateria de lítio tecnologia LifePO4
De uma maneira geral, a bateria de lítio é aquela que, como o próprio nome sugere, utiliza lítio como elemento, mais especificamente os respectivos íons, para armazenar energia em seu interior. O lítio é um material que acredita-se ter sido descoberto no ano de 817 d.C., em Estocolmo, pelo então químico sueco Johann Arfwedson.

Entretanto, testes voltados para utilizá-lo com ferramentas de armazenamento de energia foram feitos somente a partir de 1912, pelo físico Gilbert Lewis, mesmo assim ele, nessa forma, só seria seguro para fins comerciais muitos anos depois.

Uma bateria de lítio funciona por meio do uso desse elemento químico e da respectiva movimentação de seus íons (ou seja, da parte elétrica dos seus átomos).

Quando carregadas, a bateria “coloca os íons” em suas devidas posições. Durante o uso, a movimentação dessas partículas são responsáveis por alimentar um sistema elétrico e fazer com que os aparelhos conectados a ele funcionem.

Bateria LifePO4
Dentre as tecnologias do ramo, temos a bateria de modelo LifePO4. Trata-se de uma bateria de lítio constituída de fosfato de lítio de ferro. Elas costumam ser mais seguras e direcionadas justamente para situações nas quais se precise lidar com altas potências.

Sec Power: soluções em armazenamento para que você tenha mais eficiência energética
Como se pôde observar, o panorama de energia solar é bastante promissor, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Mas para aproveitá-lo adequadamente é fundamental contar com as tecnologias certas.

Dessa forma, ganha destaque a bateria de lítio, solução eficiente, a qual proporciona segurança e contribui para a autonomia de uma rede.

A Sec Power é uma empresa especializada em fornecer soluções nesse assunto, principalmente quando se trata de bateria de lítio LifePO4, disponibilizando modelos com amperagens variadas, produtos de qualidades, com altos níveis de segurança, desenvolvidos para que você tenha mais tranquilidade quando se tratar de armazenamento de energia em seu sistema fotovoltaico.

Uma empresa que trabalha com diferentes opções de baterias com certeza terá aquela que melhor atenderá sua empresa.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.