book_icon

IBM anuncia a disponibilidade geral de modelos de IA watsonx Granite

A empresa também confirmou que as proteções contratuais padrão de propriedade intelectual para produtos IBM serão aplicadas aos modelos watsonx AI

IBM anuncia a disponibilidade geral de modelos de IA watsonx Granite

A IBM anunciou nesta quinta-feira (28/9) a disponibilidade geral dos primeiros modelos da série de modelos watsonx Granite, uma coleção de modelos para avançar na infusão de IA generativa em aplicativos de negócios e fluxos de trabalho. A empresa também confirmou que as proteções contratuais padrão de propriedade intelectual para produtos IBM serão aplicadas aos modelos watsonx AI desenvolvidos pela IBM. Os modelos Granite aplicam IA generativa às modalidades de linguagem e código.

Reconhecendo que um único modelo não atenderá às necessidades exclusivas de cada caso de uso comercial, os modelos Granite estão sendo desenvolvidos em tamanhos diferentes. Esses modelos IBM – construídos em uma arquitetura somente decodificadora – visam ajudar as empresas a dimensionar a IA. Por exemplo, as empresas podem usá-los para aplicar a geração aumentada de recuperação para pesquisar bases de conhecimento empresariais para gerar respostas personalizadas às consultas dos clientes; usar o resumo para condensar conteúdo extenso – como contratos ou transcrições de chamadas – em descrições curtas; e implementar extração e classificação de insights para determinar fatores como o sentimento do cliente.

Quando se trata do atual boom de inovação em IA, as empresas que estão posicionadas para o sucesso são aquelas equipadas com tecnologias de IA que demonstram sucesso em escala e possuem proteções e práticas integradas que permitem seu uso responsável”

Com esses modelos e o watsonx, a IBM permite que as empresas sejam criadoras de valor de IA. As empresas podem trazer seus dados proprietários para modelos básicos da IBM e construir um modelo exclusivo para seus negócios e casos de uso.

A IBM investiu pesadamente durante anos no desenvolvimento de seus modelos básicos. Eles são personalizados para atender aos requisitos específicos dos casos de uso de negócios, que, por definição, são muito mais focados do que a IA do consumidor e exigem os mais altos níveis de precisão e exatidão. O benchmarking interno da IBM mostra que modelos especializados podem oferecer melhor precisão, e fazê-lo com menores requisitos de infraestrutura, para alcançar melhor desempenho em termos de preço.

Além de seus próprios modelos, a IBM oferece flexibilidade para usar modelos de terceiros, como o modelo Llama 2-chat de 70 bilhões de parâmetros da Meta e modelos da comunidade Hugging Face.

Esses modelos básicos desenvolvidos pela IBM foram treinados com conjuntos de dados relevantes para os negócios de cinco domínios – Internet, acadêmico, Código, Jurídico e Financeiro – e foram selecionados para uso comercial pela IBM. Os dados de treinamento foram filtrados em busca de conteúdo questionável e comparados com modelos internos e externos para ajudar a permitir uma implementação responsável e abordar questões importantes, incluindo governança, avaliação de riscos, preocupações com privacidade e mitigação de preconceitos.

Como parte desse processo, a IBM está usando seu processo e recursos completos de governança de ciclo de vida de IA e modelo de dados para gerenciar e ajudar a mitigar o risco do cliente com a plataforma de dados e watsonx AI. Isso inclui o lançamento planejado do watsonx.governance, um kit de ferramentas de governança de IA para permitir fluxos de trabalho de IA confiáveis. O watsonx.governance estará disponível ao público ainda este ano.

Proteções contratuais para modelos de IA

A IBM acredita na criação, implementação e utilização de modelos de IA que promovam a inovação empresarial de forma responsável. É por isso que a empresa também está anunciando que sua proteção padrão de propriedade intelectual – semelhante à que fornece para produtos de hardware e software – será aplicada aos modelos watsonx desenvolvidos pela IBM .

A IBM fornece uma indenização de IP (proteção contratual) para seus modelos básicos, permitindo que seus clientes sejam criadores de IA mais confiantes ao usar seus dados, que são a fonte de vantagem competitiva em IA generativa. Os clientes podem desenvolver aplicativos de IA usando seus próprios dados, juntamente com as proteções, precisão e confiança do cliente proporcionadas pelos modelos básicos da IBM.

“Quando se trata do atual boom de inovação em IA, as empresas que estão posicionadas para o sucesso são aquelas equipadas com tecnologias de IA que demonstram sucesso em escala e possuem proteções e práticas integradas que permitem seu uso responsável”, disse Dinesh Nirmal, vice-presidente sênior e presidente de Produtos da IBM Software. “O lançamento de hoje da série de modelos Granite da IBM e o compromisso de apoiar os modelos watsonx desenvolvidos pela IBM é uma prova do processo de gerenciamento do ciclo de vida do modelo ponta a ponta da IBM no watsonx AI e plataforma de dados que oferece às empresas IA de ponta equipada para suas necessidades exclusivas. necessidades de negócios”,comentou.

Durante mais de um século, a IBM tem trabalhado para ganhar a confiança das empresas e da sociedade, introduzindo novas tecnologias poderosas, incluindo IA, no mundo de forma responsável e com um propósito claro. Até agora, a empresa construiu e disponibilizou uma gama de ferramentas de código aberto e software de governação de IA para ajudar a fundamentar a criação e utilização desta tecnologia em princípios de transparência, explicabilidade, privacidade, robustez e justiça.

Serviço
www.ibm.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.