book_icon

5G tem forte crescimento no mundo e deve chegar a 2 bi de assinaturas este ano

Nos seis primeiros meses do ano, o mundo testemunhou uma adição surpreendente de 331 milhões de novas ligações 5G, elevando o total global para 1,4 bilhão

5G tem forte crescimento no mundo e deve chegar a 2 bi de assinaturas este ano

O 5G não é apenas a geração de tecnologia celular de crescimento mais rápido, ele está a caminho de se tornar o mais amplamente adotado, ultrapassando o 4G LTE em mais de 2,5 bilhões de conexões em 2028, totalizando cerca de 8 bilhões no período, de acordo com dados da 5G Americas e da Omdia.

Nos seis primeiros meses do ano, o mundo testemunhou uma adição surpreendente de 331 milhões de novas ligações 5G, elevando o total global para uns impressionantes 1,4 bilhão. Este aumento na adoção e nas implementações de redes prepara o terreno para uma maior aceleração, com projeções indicando uma aproximação iminente à marca dos 2 bilhões até o final de 2023.

O cenário global da rede 5G está passando por uma expansão substancial. Atualmente, existem 287 redes comerciais 5G em todo o mundo e prevê-se que este número cresça para 425 até 2025

“O fenomenal crescimento global das conexões 5G ressalta a demanda insaciável por conectividade avançada. Com 1,4 bilhão de conexões e aumentando, estamos testemunhando o poder transformador da tecnologia 5G à medida que a indústria se concentra na integração da conectividade 5G em novos dispositivos e serviços nesta era de inovação”, disse Chris Pearson, presidente da 5G Américas.

A América do Norte continua a liderar na corrida 5G. No final do segundo trimestre de 2023, a região ostentava impressionantes 151 milhões de conexões 5G e robustas 496 milhões de conexões LTE. A taxa de penetração 5G na América do Norte atingiu excepcionais 40%, com uma taxa de crescimento de 25,5% no primeiro semestre de 2023. As projecções indicam que as ligações 5G da América do Norte atingirão notáveis ​​669 milhões até 2028.

“O 5G autônomo está sendo implementado pelas operadoras norte-americanas e trará avanços como fatiamento de rede, comunicações ultraconfiáveis ​​e de baixa latência e comunicações massivas de tipo de máquina, que impulsionarão o crescimento com esta geração de tecnologia avançada”, comentou Kristin Paulin, analista principal da Omdia.

Na América Latina e no Caribe, o crescimento das redes 4G LTE permanece robusto, com uma taxa de crescimento trimestral de 1,9%, equivalente a 10,6 milhões de novas ligações LTE no segundo trimestre de 2023. As ligações LTE totalizam agora 565 milhões para a região. Além disso, a região deverá triplicar as suas ligações 5G até ao final de 2023, atingindo um total de 62 milhões. A região da América Latina continua a expandir a cobertura e a implementação da rede 5G, com projeções indicando um aumento significativo para um total de 501 milhões de conexões 5G até 2028.

“4G LTE e 5G estão em diferentes estágios de implementação tecnológica e ciclos de mercado na América Latina. Ambos são muito importantes para as necessidades atuais e futuras de conectividade da região. Embora O 4G está difundido em toda a área, a nova geração móvel está ganhando força em países que atribuíram espectro para a construção de redes 5G. Brasil, Chile e Porto Rico estão experimentando uma adoção acelerada do 5G, com países como a República Dominicana, Guatemala, Peru e o Uruguai também ampliando a cobertura populacional da tecnologia”, explicou Jose Otero, vice-presidente para Caribe e América Latina da 5G Américas.

O cenário global da rede 5G está passando por uma expansão substancial. Atualmente, existem 287 redes comerciais 5G em todo o mundo e prevê-se que este número cresça para 425 até 2025. Isto reflete investimentos significativos em infraestruturas 5G em todo o mundo. O número de redes 5G e 4G LTE em 15 de setembro de 2023 está resumido abaixo:

5G

– Globais: 287

– América do Norte: 17

– América Latina e Caribe: 29

4G LTE

– Globais: 707

– América do Norte: 17

– América Latina e Caribe: 31

Serviço
www.5GAmericas.org

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.