book_icon

Anatel prorroga consulta pública sobre simplificação regulatória

Consulta à sociedade receberá contribuições até 8 de setembro; anúncio da prorrogação foi feito em audiência pública virtual realizada nesta quinta-feira

Anatel prorroga consulta pública sobre simplificação regulatória

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou até 8 de setembro o prazo para recebimento de contribuições ao texto da Consulta Pública nº 41, que apresenta proposta de simplificação da regulamentação do setor. O anúncio de ampliação do prazo foi feito ao final da Audiência Pública virtual realizada nesta quinta-feira (28/7) para apresentar o tema à sociedade. As sugestões devem ser encaminhadas pelo sistema Participa Anatel.

A proposta, que compõe o item 25 da Agenda Regulatória 2021-2022 da Anatel e que receberia contribuições originalmente até 8 de agosto, deve reduzir custos ao setor oriundos do excesso de normas ou de regulamentações contraditórias e defasadas.

Ao longo da audiência pública, foram feitas dez manifestações orais por representantes de consumidores, prestadoras e indústrias. Dentre os temas abordados, merecem destaque:

a liberação de numeração para a banda larga fixa;
a Norma 4/1995, que estabelece a internet como um Serviço de Valor Agregado e não de telecomunicações, o que pode resultar no volume de tributos pagos pelas empresas; e
a possibilidade de autorização individual e apresentação à Anatel dos grupos de consumidores para que o Serviço Limitado Privado não se confunda com serviços de interesse coletivo.
Foram também debatidos a ampliação do SandBox Regulatório e a ampliação da autorização para Serviço Especial para Fins Científicos ou Experimentais que, além da inovação tecnológica, pode vir a incluir inovações administrativas.

Caso ocorra a aprovação do texto da Consulta nº 41 como proposto, a Anatel prevê a redução de 55% das regras dos normativos impactados.

A íntegra da audiência pública está disponível no canal da Anatel no YouTube.

Agência Nacional de Telecomunicações

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Audiência Pública virtual

texto da Consulta Pública nº 41

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado.


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento