
O potencial da banda E para atender às necessidades de capacidade de backhaul da maioria das implementações 5G até 2030 e além está entre os principais tópicos do relatório Microwave Outlook 2023. A 10ª edição deste relatório industrial da Ericsson também analisa as mais recentes inovações em designs de antenas e como a IA e a automação podem reduzir os custos operacionais das redes de transporte.
O espectro da banda E (frequências de rádio de 71 GHz a 86 GHz) pode atender às necessidades de capacidade de backhaul da maioria dos sites 5G até 2030 e além, estando já aberto para implementação em países onde vive 90% da população mundial, de acordo com o relatório. A projeção é apoiada por uma simulação de redes backhaul de três cidades europeias com diferentes densidades de ligações de banda E.
O relatório também mostra a tendência de aumento gradual na proporção de locais instalados conectados por fibra em relação àqueles conectados com soluções de micro-ondas, atingindo uma divisão 50/50 até 2030. As soluções de micro-ondas serão a principal opção de conectividade onde a fibra é indisponível e a solução preferida em áreas rurais onde os investimentos em fibra podem ser desafiadores.
A inovação está em foco com o relatório que analisa como os novos designs de antenas permitem uma melhor utilização do espectro necessário em redes densas, reduzem os custos do espectro e melhoram o desempenho. Por exemplo, antenas de compensação de oscilação de 0,9 metros fornecem saltos 80% mais longos do que antenas normais de 0,3 metros. O valor de outras inovações em antenas, como radomes multibanda e repelentes à água, também é destacado.
Um caso na Gronelândia ilustra como o longo curso pode ser uma solução perfeita para proporcionar aos residentes em locais distantes um acesso fácil às comunicações móveis de alta velocidade, essenciais à vida moderna. Um fornecedor de serviços local tem utilizado uma rede de micro-ondas para satisfazer as necessidades de conectividade das povoações ao longo da costa oeste numa distância de 2.134 km (correspondente à distância de voo entre Bruxelas e Atenas). Esta rede está agora a ser atualizada e expandida para atender às capacidades mais elevadas do 5G.
Outro caso no relatório descreve como os custos operacionais para o gerenciamento de uma rede de micro-ondas podem ser significativamente reduzidos com a aplicação da automação de rede baseada em IA. Os benefícios incluem menos tempo gasto na solução de problemas, uma redução de visitas ao local em pelo menos 40% e melhor previsão e planejamento geral.
“Prever o futuro com precisão requer uma boa compreensão do passado em combinação com insights de mercado e tecnologia. Isto é o que torna o Microwave Outlook um relatório altamente relevante, afirma Mikael Öhberg, chefe interino de Sistemas de Micro-ondas, Redes de Área de Negócios da Ericsson. “Ao lançarmos a 10ª edição, estamos satisfeitos em ver que durante a última década de sua publicação, o Ericsson Microwave Outlook passou a ser considerado a principal fonte de insights e tendências na indústria de backhaul sem fio”, completou.
Microwave Outlook é um relatório de tecnologia com foco em redes de backhaul de microondas, com artigos aprofundados sobre tendências e desenvolvimentos atuais e emergentes em diferentes áreas que podem ser de interesse para provedores de serviços de comunicação que estão usando, ou considerando o uso, de backhaul de micro-ondas em suas redes.
Serviço
www.ericsson.com

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo