book_icon

Intel expande portfólio de FPGA com soluções para a Nuvem e Borda

Os FPGAs desempenham um papel importante no portfólio da Intel, oferecendo recursos de plataforma flexíveis e personalizáveis ​​para aplicações e cargas de trabalho exigentes

Intel expande portfólio de FPGA com soluções para a Nuvem e Borda

Para atender às crescentes necessidades dos clientes, a Intel expandiu seu portfólio Intel Agilex FPGA e ampliou suas ofertas do Programmable Solutions Group (PSG) para lidar com a crescente demanda por cargas de trabalho personalizadas, incluindo recursos aprimorados de IA, e para fornecer menor custo total de propriedade (TCO) e soluções mais completas. Esses novos produtos e tecnologias serão o foco do FPGA Technology Day (IFTD) da Intel em 18 de setembro, onde engenheiros de hardware, desenvolvedores de software e arquitetos de sistemas poderão interagir com a Intel e especialistas parceiros.

“Em janeiro, anunciamos a expansão do nosso portfólio Agilex para levar as vantagens amplamente aclamadas do Agilex FPGA a um público mais amplo. Estamos ansiosos para compartilhar esta nova linha de FPGA com clientes e parceiros no evento anual IFTD e detalhar as oportunidades que essas ofertas irão acelerar em inovações programáveis”, disse Shannon Poulin, vice-presidente corporativo da Intel e gerente-geral do Programmable Solutions Group.

O processador Nios V/c é um IP soft-core gratuito, baseado na arquitetura RISC-V, um padrão da indústria de código aberto. Inicialmente, ele será direcionado a todos os dispositivos com suporte no software Intel Quartus Prime Pro

Os FPGAs desempenham um papel importante no portfólio da Intel, oferecendo recursos de plataforma flexíveis e personalizáveis ​​para aplicações e cargas de trabalho exigentes. Os FPGAs da Intel resolvem os desafios dos clientes da Nuvem até a Borda com recursos de IA em silício, IP e software.

Os últimos anúncios da Intel ilustram como está se desenvolvendo o aumento do investimento da empresa em seu portfólio de FPGA. Até agora, em 2023, a Intel lançou 11 dos 15 novos produtos esperados – mais lançamentos de novos produtos do que nunca nos negócios de FPGA da Intel. Conforme divulgado em sua teleconferência de resultados do segundo trimestre de 2023, a Intel informou que sua unidade de negócios PSG apresentou crescimento de receita de 35% ano a ano, marcando o terceiro trimestre consecutivo de receita recorde.

O portfólio expandido da Intel Agilex baseia-se no compromisso da Intel de atender todos os níveis de necessidades de lógica programável com FPGAs, incluindo avanços em recursos que ajudarão os desenvolvedores a criar soluções mais rapidamente. A Intel também está lançando oficialmente Open FPGA Stack (OFS) para código aberto, o primeiro adaptador de produção baseado na plataforma de unidade de processamento de infraestrutura (IPU) F2000X da Intel e um novo processador Nios V.

Detalhes da série Intel Agilex 3 FPGA

Os dispositivos Intel Agilex 3 são FPGAs com potência e custo otimizados em formatos compactos. Eles são blocos de construção essenciais direcionados para uma variedade de aplicações em todos os mercados, incluindo monitoramento e gerenciamento de sistemas/placas, vídeo e visão, expansão de protocolo, imagens e monitores portáteis, fusão de sensores, drives, expansão de E/S robótica e outros. Hoje, a Intel revelou informações adicionais sobre duas novas séries de FPGA Intel Agilex 3: a Série B e a Série C.

– Os FPGAs da série B têm maior densidade de E/S em formatos menores e com menor consumo de energia do que os FPGAs Intel MAX 10​. Os FPGAs da série B são direcionados para gerenciamento de placas e sistemas, incluindo aplicativos de gerenciamento de plataforma de servidor (PFM).

– Os FPGAs da série C oferecem recursos adicionais para uma variedade de dispositivos lógicos programáveis ​​complexos (CPLD) e aplicações FPGA em mercados verticais.

Expansão do programa de acesso antecipado Intel Agilex 5 FPGA E-Series: os FPGAs Intel Agilex 5 E-Series oferecem potência e desempenho econômicos para aplicações de Borda incorporadas. Os FPGAs da série E oferecem desempenho até 1,6 vezes melhor por watt em comparação com concorrentes de nó de 16 nm. Os recursos de energia são alcançados usando a arquitetura FPGA Intel Hyperflex de segunda geração combinada com a tecnologia de processo Intel 7, em que os transistores são otimizados para desempenho por watt. Os FPGAs e SoCs Intel Agilex 5 pegam o primeiro bloco tensor de IA do setor das ofertas de ponta da geração anterior da Intel e os trazem para FPGAs de médio porte em FPGAs Agilex 5, tornando-os uma escolha ideal para aplicações de IA. A Intel está trabalhando com vários clientes que projetam dispositivos da série E como parte de seu programa de acesso antecipado, com planos de começar a amostragem para clientes de acesso antecipado no quarto trimestre de 2023. A Intel iniciará remessas para um amplo mercado de amostras de engenharia da série E para clientes em o primeiro trimestre de 2024, juntamente com acesso geral a software de design. SIMICS,

Os FPGAs Intel Agilex 7 com R-Tile agora estão fornecendo CXL IP com recursos 2.0 em volume: lançados em maio de 2023, os FPGAs Intel Agilex 7 com o chiplet R-Tile oferecem recursos de tecnologia líder com largura de banda PCIe 5.0 2 vezes mais rápida, bem como largura de banda CXL 4 vezes maior por porta quando comparado a outros produtos FPGA concorrentes. A arquitetura configurável e escalável dos FPGAs Intel Agilex 7 permite que os clientes implementem rapidamente tecnologia personalizada – em escala com velocidades de hardware baseadas em suas necessidades específicas – para reduzir custos gerais de design e processos de desenvolvimento e agilizar a execução para alcançar o desempenho ideal do Data Center.

Lançamento de código aberto Open FPGA Stack (OFS): os desenvolvedores agora têm acesso total ao código de hardware, código de software e documentação técnica de código aberto Open FPGA Stack (OFS) para desenvolvimento de plataforma e carga de trabalho. A oferta OFS de código aberto suporta FPGAs Intel Agilex e FPGAs Intel Stratix 10, permitindo que desenvolvedores de hardware e software aproveitem seus recursos para o desenvolvimento de soluções. Parceiros, incluindo BittWare, Hitek Systems e SigmaX, têm plataformas implementáveis ​​baseadas em OFS e ofertas de aplicativos disponíveis hoje.

Lançamento dos primeiros adaptadores de produção baseados em IPU F2000X: a adoção da unidade de processamento de infraestrutura (IPU) está se acelerando e novas soluções estão chegando ao mercado, agora com adaptadores de produção disponíveis publicamente da Napatech, fornecedora líder de SmartNICs e IPUs. Os adaptadores de produção de IPU F2070X da Napatech permitem melhorias no TCO para aplicativos de Nuvem e de rede.

Lançamento do microcontrolador compacto Nios V/c: a Intel está apresentando um novo processador na família Nios V – o microcontrolador compacto Nios V/c. O processador Nios V/c é um IP soft-core gratuito, baseado na arquitetura RISC-V, um padrão da indústria de código aberto. Inicialmente, ele será direcionado a todos os dispositivos com suporte no software Intel Quartus Prime Pro, com um roteiro para muitos dispositivos com suporte no software Quartus Prime Standard. Quartus Prime é um software de design de dispositivos lógicos programáveis. Os clientes terão acesso a uma solução e a um ecossistema irrestrito, de rápido crescimento e responsivo, que facilita a colocação de seu design no mercado.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.