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Novo estudo da IBM aponta desafios dos bancos para satisfazer seus clientes

Mais de 70% dos executivos ​​indicam que o Embedded Finance é essencial ou complementar às suas estratégias de negócios, mas apenas 20% afirmaram oferecer atualmente soluções desta natureza

Novo estudo da IBM aponta desafios dos bancos para satisfazer seus clientes

O IBM Institute for Business Value (IBV), em colaboração com o Banking Industry Architecture Network (BIAN) e a Red Hat, divulgou nesta quinta-feira (14/9) conclusões de um novo estudo global que revela lacunas significativas entre as prioridades declaradas dos executivos de bancos inquiridos e os clientes. A pesquisa examina como os clientes se envolvem com o mundo digital e como os bancos investem em Embedded Finance para se tornarem parte da jornada financeira que os consumidores vivenciam nas plataformas de sua escolha.

O estudo Embedded Finance: Creating the Everywhere, Everyday Bank detalha as conclusões das respostas de mais de 1 mil líderes do setor bancário e de mais de 12 mil consumidores nos cinco continentes.

Nunca foi tão crítico para os bancos concentrarem-se na forma como as instituições financeiras podem aumentar a sua vantagem competitiva e melhorar a experiência que proporcionam aos seus clientes

Embedded Finance é a integração de produtos e soluções financeiras na jornada do cliente de organizações de serviços não financeiros de forma a ajudar a eliminar atritos e, consequentemente, enriquecer a experiência do cliente – por exemplo, quando uma loja oferece um cartão de crédito com sua marca. Mais de 70% dos executivos do setor pesquisados ​​indicam que o Embedded Finance é essencial ou complementar às suas estratégias de negócios. No entanto, apenas 20% afirmaram que oferecem atualmente soluções desta natureza.

“Os bancos estão enfrentando um duplo desafio, com a pressão proveniente de concorrentes não tradicionais, como as grandes empresas tecnológicas que estabeleceram novos padrões para as expectativas dos clientes e estão ansiosos por aprofundar essas relações, e de reguladores que pressionam por padrões bancários abertos para nivelar o campo de jogo e impulsionar mais concorrência”, disse Shanker Ramamurthy, sócio-gerente global de Mercados Bancários e Financeiros da IBM Consulting. “Estabelecer uma arquitetura moderna de Nuvem híbrida que permita fácil acesso aos dados em toda a empresa, a capacidade de aproveitar o potencial de tecnologias emergentes, como a IA generativa, e a participação em um ecossistema robusto de parceiros é fundamental para uma estratégia bancária bem-sucedida na indústria atual”, afirmou.

Embora 80% de todos os consumidores inquiridos prefiram atualmente depositar o seu salário e manter as suas poupanças em bancos tradicionais, 16% dos inquiridos em nível mundial já se sentem confortáveis ​​em abraçar a experiência totalmente digital com instituições sem agências. Muitos consumidores procuram um nível mais elevado de envolvimento das suas instituições financeiras, com 79% dos entrevistados mais jovens abertos a receber informações sobre as melhores formas de poupar e 75% abertos a orientação sobre investimento.

Tanto os líderes bancários como os consumidores citaram a segurança como as suas prioridades mais importantes, mas os líderes bancários superestimaram a importância dos pagamentos peer-to-peer e compre agora, pague depois (BNPL) em comparação com as prioridades citadas pelos consumidores que designaram a boa experiência do cliente como a sua segunda maior preferência. seguido pela funcionalidade de carteira móvel e recompensas, respectivamente.

Com base no estudo, as lacunas na modernização da infraestrutura tecnológica, a falta de padrões de interface de programação de aplicações (API) e a porção de recursos dedicada à privacidade e segurança estão atrasando o progresso no sentido da concretização das oportunidades de negócio associadas às plataformas financeiras incorporadas e impedem o potencial de tecnologias exponenciais, como IA generativa.

“Nunca foi tão crítico para os bancos concentrarem-se na forma como as instituições financeiras podem aumentar a sua vantagem competitiva e melhorar a experiência que proporcionam aos seus clientes”, disse Hans Tesselaar, diretor executivo da BIAN. “Sabemos, pelo trabalho que estamos fazendo com os nossos membros, no entanto, que antes de implementarem mudanças reais em suas ofertas de serviços, devem primeiro superar os obstáculos causados ​​pela falta de padrões técnicos e adotar uma abordagem bancária sem núcleo para a transformação, o que ajudará a indústria a se beneficiar de todo e qualquer desenvolvimento tecnológico para criar o banco do futuro”, finalizou.

SErviço
www.ibm.com

 

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