30A Deloitte apresentou nesta quarta-feira (13/9) um novo relatório chamado “Acelerando a personalização do varejo em escala”, desenvolvido em colaboração com a Oracle Retail e o MIT Technology Review Insights. O estudo detalha o impacto da personalização do varejo na experiência do cliente. À medida que a tecnologia de varejo evolui e as expectativas dos consumidores se tornam cada vez mais sofisticadas, o relatório revela que os varejistas de sucesso estão criando experiências de compra personalizadas que envolvem e satisfazem as necessidades dos clientes ao longo de toda a jornada de compra. No relatório, os líderes do setor de varejo da Deloitte e da Oracle abordam como as plataformas baseadas em Nuvem e os usos emergentes da tecnologia ajudam os varejistas a quebrar os silos tradicionais e a colocar o cliente no centro dos processos.
“Sejam comprando online, na loja física ou em espaços intermediários, como pop-ups, os clientes esperam cada vez mais uma experiência omnichannel mais personalizada dos varejistas”, disse Jeff Warren, vice-presidente da Oracle Retail. “A ascensão da Inteligência Artificial (IA) e da tecnologia em Nuvem oferece uma enorme oportunidade não apenas para analisar o comportamento do consumidor, mas também para colocar essa visão em ação para fornecer aos compradores online ofertas e sugestões mais relevantes e capacitar os associados da loja a oferecer um valor mais alto, mais experiência informada do cliente”, comentou.
Ao mudar do merchandising tradicional para uma estratégia centrada no cliente, os varejistas enfrentam vários obstáculos, incluindo a navegação em tecnologia legada, escassez de mão de obra e interrupções na cadeia de abastecimento e entrega induzidas pela pandemia. Para ajudar os varejistas a adotarem modelos de negócios mais personalizados, a Deloitte e a Oracle combinam profunda experiência no setor e aplicações e tecnologia baseadas em Nuvem. As duas organizações estão ajudando os varejistas a reorientar radicalmente seus funcionários e processos em torno das necessidades dos clientes. Ao analisar o comportamento do consumidor e identificar os principais segmentos, a IA permite que os varejistas atinjam clientes valiosos através de programas de fidelização, lancem campanhas de marketing digital contextualmente relevantes e conduzam decisões de compra mais informadas com um serviço de atendimento ao cliente personalizado.
“A tecnologia tem o poder de aumentar a experiência do cliente e antecipar as tendências da indústria – mas nada disso é possível a menos que se consiga mudar os principais processos de varejo e reexaminar as estruturas organizacionais”, afirmou Rudy Kulas, diretor-gerente de Oracle Retail da Deloitte Consulting LLP. “É crucial que os varejistas encontrem o equilíbrio entre cuidar de seu cliente e suas preferências, ao mesmo tempo que garantem que as recomendações geradas por IA e as mensagens personalizadas correspondam às necessidades reais do cliente e agreguem valor real à experiência geral de compra”, completou.
Ao modernizar a tecnologia obsoleta e adotar as melhores práticas para uma abordagem centrada no cliente, a agilidade do varejo pode ser alcançada. Ferramentas como merchandising alimentado por IA, preços automatizados, beacons inteligentes e modelos de transferência de demanda são exemplos de aplicações que estão reescrevendo as regras para os varejistas. O relatório observa que, olhando para o futuro, centrar as plataformas de negócios baseadas na nuvem no retalho não só irá quebrar silos para diminuir os custos operacionais, mas também melhorar a experiência de compra para construir uma maior fidelidade do cliente.
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