book_icon

Tecnólogos de negócios ganham espaço fora da TI, afirma Gartner

Eles são funcionários que reportam fora dos departamentos de TI e criam tecnologia ou recursos analíticos para uso comercial interno ou externo

Tecnólogos de negócios ganham espaço fora da TI, afirma Gartner

De acordo com a pesquisa Gartner Reimagining Technology Work 2021, metade dos tecnólogos de negócios produzem recursos para usuários fora de seu próprio departamento e/ou empresa. Eles são os principais responsáveis ​​por construir recursos de análise (36%), mas também estão envolvidos na construção de plataformas de comércio digital, Inteligência Artificial (IA) e Automação de Processos Robóticos (RPA), entre outros. O Gartner define os tecnólogos de negócios como funcionários que reportam fora dos departamentos de TI e criam tecnologia ou recursos analíticos para uso comercial interno ou externo. A pesquisa consultou 2.820 tecnólogos de negócios em funções, níveis, setores e regiões geográficas diferentes.

A análise do Gartner mostra que as organizações que habilitam tecnólogos de negócios com sucesso têm 2,6 vezes mais probabilidade de acelerar os resultados de negócios digitais

“O trabalho de tecnologia, antes principalmente de competência de áreas de TI dedicadas, está sendo democratizado”, disse Raf Gelders, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “As melhores empresas competem na economia digital aproveitando a experiência e engenhosidade de todos os seus funcionários, e os CIOs progressistas estão trabalhando com outros líderes C-suite para fazer exatamente isso”, observou.

Um crescimento dramático nas oportunidades de digitalização junto com barreiras menores de entrada (por exemplo, ferramentas de desenvolvimento Low-code e desenvolvimento assistido de IA) estão entre os principais fatores que permitem a democratização do desenvolvimento de tecnologia além dos profissionais de TI. A pesquisa mostrou que 77% dos tecnólogos de negócios usam rotineiramente uma combinação de automação, integração, desenvolvimento de aplicativos ou Ciência de Dados e ferramentas de IA em seu trabalho diário.

Em comparação com a criação de tecnologia ou recursos analíticos de forma independente, quatro em cada cinco entrevistados relataram encontrar valor na colaboração com a TI, em vez de tentar contorná-los, citando maior inovação, segurança e velocidade ao fazê-lo. Além disso, 76% dos tecnólogos de negócios assumem a propriedade do risco corporativo ou acreditam que é sua responsabilidade garantir que seu trabalho seja seguro, cumpra os requisitos regulamentares e não tenha um impacto negativo sobre os outros.

A análise do Gartner mostra que as organizações que habilitam tecnólogos de negócios com sucesso têm 2,6 vezes mais probabilidade de acelerar os resultados de negócios digitais. “Os tecnólogos de negócios expandem o alcance estratégico do CIO à medida que a TI equipa e capacita os funcionários em toda a empresa a criar recursos digitais para ganhar ou economizar dinheiro”, disse Gelders. “Concentrar esforços de contratação e investimentos para aproveitar totalmente esta base de recursos oferece uma grande oportunidade para os CIOs trabalharem com outros líderes de negócios corporativos”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.