book_icon

Gartner aponta três tendências que irão impactar a área de compliance

Os líderes devem se concentrar na otimização dos seus gastos e decisões de pessoal, ajustando os orçamentos, otimizando a produtividade do departamento e fazendo investimentos em tecnologia

Gartner aponta três tendências que irão impactar a área de compliance

Os líderes de compliance estão enfrentando pressão para aproveitar ao máximo os recursos existentes, apesar dos desafios econômicos e do aumento do volume e da complexidade da carga de trabalho, de acordo com o Gartner. Para enfrentar esses desafios, os líderes devem abordar três tendências cruciais da função de compliance este ano: orçamentos mais apertados, mudanças trabalhistas e dinâmica organizacional e aumento dos investimentos em tecnologia.

“Confrontados com a volatilidade econômica, um mercado de trabalho apertado e as crescentes tensões geopolíticas, os departamentos de compliance estão adaptando os seus fluxos de trabalho a um cenário cada vez mais complexo”, afirmou Chris Audet, chefe de Investigação do Gartner para a prática de Líderes Jurídicos, de Risco e de Conformidade. “Para gerir com sucesso estes desafios, os líderes de compliance devem concentrar-se na otimização dos seus gastos e decisões de pessoal, ajustando os orçamentos existentes, otimizando a produtividade do departamento e fazendo investimentos em tecnologia sempre que necessário”, observou.

Em vez de depender apenas de capital para executar essas crescentes cargas de trabalho, muitos líderes de compliance estão recorrendo a ferramentas tecnológicas para apoiar seu trabalho

Orçamentos mais apertados

As altas taxas de inflação e os receios contínuos de uma recessão iminente colocam as organizações sob pressão de recursos – com os líderes de compliance agora encarregados de operar num ambiente mais consciente dos custos. Ao mesmo tempo, as cargas de trabalho aumentaram devido aos efeitos da pandemia e há maior escrutínio e complexidade regulamentares.

“A maior parte de um orçamento típico de conformidade é gasta com pessoal”, disse Audet. “Dado que os orçamentos são estáveis ​​e as exigências salariais aumentam com a inflação, a retenção torna-se duplamente importante”, completou.

Os últimos anos também geraram um interesse crescente em soluções tecnológicas que agora está a receber impulsos de toda a organização no sentido da automação para aumentar a produtividade dos negócios durante uma recessão econômica.

Mudanças na dinâmica trabalhista e organizacional

Os departamentos de conformidade observaram uma diminuição no número de funcionários em tempo integral (FTE) desde 2020, e para 2023 a maioria dos departamentos de conformidade não previu uma mudança no número de funcionários FTE.

“O aumento do escrutínio regulatório e o aumento das tensões geopolíticas sobrecarregaram o pessoal de compliance nos últimos anos. Juntamente com um mercado de talentos mais competitivo, tem sido difícil para muitos líderes de compliance manterem o seu pessoal existente, e muito menos aumentar o tamanho dos seus departamentos”, acrescentou Audet.

Mais investimentos em tecnologia para 2023

Os líderes de compliance preveem que a tecnologia será uma das áreas com maior aumento de gastos este ano, com sistemas para gerenciar linhas diretas, treinamento de compliance e ética, e sistemas de gerenciamento de risco no topo da lista.

“Este aumento projetado é provavelmente uma resposta às crescentes taxas de inflação e a um mercado de trabalho altamente competitivo”, disse Audet. “Em vez de depender apenas de capital para executar essas crescentes cargas de trabalho, muitos líderes de compliance estão recorrendo a ferramentas tecnológicas para apoiar seu trabalho”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.